Conheça-os onde eles estão

Por Gureni Lukuaro



Simo Vehkavuori, um pastor aposentado, sentiu uma voz interior convidando-o a continuar caminhando depois de chegar a um lago lotado de banhistas e banhistas na Finlândia. Simo seguiu um caminho passando por vários lagos menores. “Vá mais longe”, disse a voz interior. Simo chegou a um pequeno lago e viu quatro jovens sentados no chão. “Você gostaria de ouvir uma história da Guerra Civil Finlandesa há cem anos? ” ele perguntou.

“Sim, por favor, diga-nos! ” eles disseram.

Quando Simo terminou a história, ele disse: “Desculpe-me, mas você se importa se eu perguntar como você se sente em relação à religião? ” “Acreditamos em Deus”, disseram eles.

“Gostaria de saber como me tornei cristão? ” ele perguntou.

Ao terminar, mencionou que tinha vários cartões para estudos bíblicos online. Os jovens ficaram interessados e Simo descobriu que tinha exatamente quatro cartas no bolso. "Uau!" uma jovem exclamou. “O Senhor sabia que éramos quatro. É por isso que você tinha quatro cartas com você! ” Em outro lago, Simo se aproximou de uma jovem que estava tomando banho de sol. “Você gostaria de ouvir uma história da Guerra Civil Finlandesa? ” ele perguntou.

Após a história, ele perguntou como ela se sentia em relação à religião e contou como ele havia se tornado cristão. Vendo que ela estava interessada, ele disse: “Tenho um livro chamado Caminho a Cristo em casa. Você se importaria de esperar 20 minutos?

Ela concordou. Quando ele voltou com o livro e um cartão de estudo bíblico, ela disse: “Quando você saiu, comecei a cronometrar você no meu relógio. Você levou apenas 15 minutos. ” Ela aceitou os presentes com gratidão.

Outra vez, Simo foi até um casal com seu filho adolescente. “Você gostaria de ouvir uma história da Guerra Civil Finlandesa? ” ele perguntou. Depois, quando ele perguntou como eles se sentiam em relação à religião, os pais responderam que tinham um grande problema em casa. O filho deles estava usando drogas. “Precisamos orar juntos”, disse Simo. A mulher começou a chorar. Depois de orar, Simo disse: “Gostaria de compartilhar com vocês um livro, mas está em minha casa”.

“Podemos ir de carro”, disse o homem. Em sua casa, Simo deu ao agradecido casal Caminho a Cristo e uma ficha de estudo bíblico.

Simo acredita que Deus está abençoando seus esforços para encontrar pessoas na Finlândia secular. Ninguém jamais recusou sua oferta de contar como se tornou cristão. Seu alcance missionário, disse ele, é inspirado pelo exemplo de Paulo. “Estou convencido de que devemos sair para encontrar as pessoas e não esperar que elas venham até nós”, disse ele.

Perdido em seus braços

Embora o pai do Pastor Pavel Goia fosse um próspero empreiteiro de construção durante o regime comunista na época de Romênia, a família nunca teve um carro chique, móveis caros, ou uma casa grande. “Se as coisas fossem melhores”, dizia ele a sua esposa, “promoveríamos ainda mais a obra de Deus. Aqueles são os tesouros que temos, porque não levamos nada a não ser almas para o céu. Então, vamos investir em almas. ”

Uma vez, quando ele estava construindo uma igreja, ele veio casa com $ 25.000 depois de colocar um novo telhado para uma escola - uma quantia enorme na Romênia naquela época. Então a esposa dele lhe perguntou: “Quanto devemos dar dez por cento?" O pai de Pavel disse: “Não, não, não! Dar tudo." Então a esposa dele disse: “Vamos guardar $ 2.000 para a casa, para emergências”. Ele concordou e disse: “OK, mantenha 10 por cento e dê 90 por cento."

Ele dizia: "Quem nos deu o dinheiro? Quem nos deu saúde? Ele vai nos dar mais novamente.

Dar tudo. Dê para a igreja”. E isso não aconteceu apenas uma vez, disse Pavel. “Geralmente era assim. Fomos acostumados a ouvir constantemente isso de novo e de novo até que estava ancorado em nosso sistema. ”

Esta semana vamos nos concentrar em alguns aspectos de dar relacionado com a conta da viúva pobre, que se tornou um doador extremo, dando tudo. A doação extrema é uma alegria de aventura de fé para quem se perdeu nos braços do Salvador, que nada mais tem a temer, cujo olhos e corações já estão pisando naquela “terra que está mais justo que o dia.”

O lugar certo

Foi depois de Sua entrada triunfal que Jesus purificou o templo, apagando o comércio sórdido que vinha acontecendo com as ofertas sagradas de Deus. O que deveria foram considerados Sua casa de oração foi transformada em um “covil de ladrões”

(Marcos 11:1–17)! Os próprios que deveriam proteger a honra de Deus estavam deturpando Seu caráter, tirando vantagem de suas posições para acumular riquezas.

Os principais sacerdotes, escribas e anciãos, autoridades do povo, confrontaram Jesus questionando Sua autoridade. Jesus então lhes contou a parábola da vinha.

Segundo a história, o dono de uma vinha arrendou-a a vinhateiros. Em vez de pagar ao dono o que lhe era devido, tomaram posse da vinha e mataram-lhe o filho. Sentindo-se acusados pela parábola, “procuravam prendê-lo, . . . para eles sabiam que ele havia falado a parábola contra eles” (Marcos 12:12).

Após ser questionado pelos saduceus e pelos escribas, Jesus advertiu as pessoas sobre a hipocrisia de seus líderes. Adoravam ostentar sua religiosidade, embora estivessem cheios de ganância e pecado por dentro, aproveitando-se para fins egoístas, propósitos até mesmo das ofertas do povo.

É nesse contexto que Jesus se senta “em frente ao cofre” e observa como as pessoas colocariam dinheiro nisso. Ele não estava ali por acaso. Seu propósito era para ensinar algumas lições preciosas para os futuros líderes de Sua igreja e para nós.

A primeira é que Ele se importa e avalia nossas práticas de doação. Do sacrifício de Abel por exemplo, foi pesado e considerado “mais excelente” do que o de Caim (Hb 11:4). Ele ainda está lá toda vez que levamos nossas ofertas a Ele (pessoalmente ou eletronicamente). Ele sempre pesa “como” O adoramos por meio deles.

Este “como” refere-se ao nosso estado de ser. Nossos corações estão limpos e nossos pecados confessados? Somos capazes de discernir Seu sacrifício, Sua oferta por nós? Fizemos o possível para reparar qualquer relacionamento danificado com colegas seres humanos? Caso contrário, mesmo sendo aceito pela igreja (que não pode ler corações), as ofertas não seriam aceitas por Ele.

Outro ponto é que Ele estava ali não para ver “quanto”, mas “como” as pessoas colocariam dinheiro no tesouro. “Quanto” nunca é Sua preocupação, porque Seu foco não está no dinheiro, mas na lealdade e rendição do adorador.

O que fez o Criador do universo parar e chamar Seus discípulos para uma lição foi a oferta de uma viúva sem nome. Ela confiou em Deus, dando a Ele tudo o que ela tinha - duas das menores moedas em uso na época.

Alguns poderiam ter dito a ela para não trazer a oferta ao templo (o armazém), alimentando os sacerdotes corrompidos. O próprio Jesus poderia ter sugerido um destino diferente para os dízimos e ofertas, talvez os desviando para o Seu ministério – que foi o ministério mais importante que já existiu neste mundo.

Afinal, os recipientes humanos dessas ofertas não O matariam em pouco tempo? Mas Jesus, em vez disso, elogiou a fidelidade dela em fazer o que era certo.

Ao elogiar o ato dela, Jesus implicitamente confirma que Seu depósito ainda é o lugar onde Ele espera que Seus filhos tragam dízimos e ofertas. E Ele não mudou!

Como Jesus avalia o que doamos?

Como Jesus poderia dizer que aquele que deu menos deu mais do que aqueles que deram quantias muito maiores (Marcos 12:41–43)? O Criador do universo tinha perdido Suas aulas de matemática? Não. Jesus é o originador de todas as ciências, o possuidor de todo o conhecimento! Sua declaração sobre a doação da viúva pobre foi precisa não apenas de um ponto de vista espiritual, mas também de uma perspectiva matemática.

Fica claro pelo relato da pobre viúva que a avaliação de Jesus sobre o que que damos não é baseado no valor. A opinião dele sobre a oferta dela só pode fazer sentido sob uma abordagem proporcional. Ele explicou a Seus discípulos que ela deu mais do que todos os outros porque deu “tudo” que tinha (“tudo” pode também ser expresso como uma proporção, ou percentagem - centésimos, ou um por cento).

Moisés aludiu ao sistema proporcional de ofertas quando disse que um deve dar “como pode” e “segundo a bênção do Senhor” (Det. 16:17). Isso implica que aqueles que são mais abençoados financeiramente são mais capazes, e deveriam dar mais. Aqueles que são menos abençoados financeiramente são menos capazes, e portanto, espera-se que doem menos; e aqueles que não são abençoados financeiramente não se espera que dêem (veja 2 Coríntios 8:11, 12).

Paulo também promove um conceito proporcional sobre dar quando diz que “cada um de vocês” deve armazenar algo para a coleta “conforme possa prosperar” (1 Coríntios 16:2) – aqueles que prosperam dando mais, e aqueles que prosperar dando menos.

Por meio desse plano, Deus revela Sua sabedoria e equidade, dando aos pobres e ricos as mesmas oportunidades. Uma oferta de cinco por cento da renda de uma pessoa rica significa para Jesus exatamente o mesmo que cinco por cento do que foi ganho por uma pessoa mais pobre, porque Deus não faz acepção de pessoas.

Se um pobre dá seis por cento de sua renda como oferta, por exemplo, Jesus o considera como mais do que os cinco por cento dos mais ricos, embora a quantia dada pelos ricos poderia ser muito maior. É por isso que George Müller uma vez disse que “Deus julga o que damos pelo que guardamos”.

Aqueles que entendem e aceitam o sistema justo proporcional de Jesus não querem confiar em suas percepções ou impulsos (Jeremias 17:9) enquanto decidem quando e quanto dar. Eles não darão mais com base em suas emoções, sentimentos, motivações externas, apelos, simpatia por missionários, por projetos ou instituições.

Em vez disso, eles querem que suas doações sejam motivadas por princípios, que sejam tão regulares ao receberem bênçãos financeiras do alto. Portanto, eles farão parceria com Jesus, prometendo em oração que uma percentagem de sua renda seja regularmente voltando a Ele como uma oferta, ao lado do dízimo.

Para fins educacionais, esse tipo de doação proporcional foi nomeado como “promessa”, e aqueles que dão sob esse sistema são chamados de “promissores” porque eles entendem que devem votar ou prometer, de acordo com o propósito de seus corações (2 Coríntios 9:7), uma percentagem de sua renda como uma oferta regular ao Senhor.

Porque sua doação sempre representa uma proporção do que Deus lhes deu antes, eles são regularmente lembrados de que Ele é sempre o primeiro a dar. Como o primeiro, Ele não faz esperar deles nada do que Ele não havia providenciado para eles antes (2 Cor. 8:11, 12). Sua doação torna-se então apenas uma resposta de gratidão à Sua doação, nunca uma tentativa de ganhar mérito, o que seria ofensivo a Deus.

Momento de Reflexão

► O que podemos fazer para evitar a tendência predominante de suspeitar instituições humanas? No mesmo tempo, que medidas podemos tomar se suspeitar que algo está errado na administração institucional?


► Minhas ofertas são um agradecimento de resposta à dádiva de Deus, ou uma tentativa para ganhar mérito? O que aqueles que não têm o direito de motivação podem dar fazer?


► Como você vê Jesus de forma diferente?


► Oração: Como você responde vendo Jesus dessa maneira?


►O que os outros ao seu redor precisam?


► Você já propôs (2 Cor. 9:7) uma porcentagem de sua renda para ser devolvido com gratidão como oferta? Que percentagem de qualquer renda ou aumento é o Santo Espírito sugerindo que você agora regularmente retorna a Ele como oferendas?


► Qual exige do adorador um compromisso maior e mais entrega: voltar dízimo ou regular/sistemático ofertas? Por que?

Procurando uma pátria

O louvor de Jesus à oferta da viúva pobre é uma repreensão aberta aos que relutam em parar de dar porque suspeitam que algo não está certo dentro do trabalho. Quando os rumores ressoam com sua falta de vontade de dar, alguns confundem sua incredulidade com sabedoria e ficam até orgulhosos disso. Quando são influenciados por uma mentalidade mundana que os cerca, a Palavra de Deus se torna secundária, o cinismo abunda, a verdade é distorcida, as teorias da conspiração proliferam e cada um acredita ter a verdadeira versão dos fatos.

No caso da viúva pobre, porém, havia verdadeiros motivos de desconfiança. Mesmo assim, ela decidiu fazer o que era certo aos olhos de Deus e foi elogiada por Jesus. Ela firmemente acreditava que Deus não pode ser ridicularizado, que Ele não apenas observa como damos, mas também como os fundos são geridos depois de doarmos. Ele diz: “Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, provo a mente, para dar a cada um segundo os seus caminhos, segundo o fruto das suas obras” (Jeremias 17:10).

Nada escapa de Seus olhos que nunca dormem.

Por outro lado, as instituições que administram os fundos de Deus não devem apenas fazer o que é certo, mas também devem parecer que estão certos. A Igreja Adventista, por exemplo, adotou políticas estritas para garantir que os fundos da oferta sejam usados apropriadamente. Um deles era transformando a igreja em uma entidade legal, que não é propriedade de nenhum indivíduo ou grupo de indivíduos que poderiam lucrar com isso.

Além disso, todas as decisões e políticas financeiras importantes são tomadas por comitês, não por indivíduos. Líderes e obreiros são pagos de acordo com uma tabela salarial fixa, e se houver mais dízimos e ofertas estiverem disponíveis, em vez de os trabalhadores ficarem mais ricos, a missão será concluída mais cedo.

Outro aspecto importante é que existe um sistema de auditoria vigilante e robusto, no qual todos processos financeiros e administrativos são regularmente investigados e relatórios são publicados.

Os doadores também podem ajudar a melhorar a transparência e a prestação de contas da igreja por simples medidas, como esperar e exigir recibos após qualquer contribuição. Como lembrete, recebimentos só são possíveis se cada vez que eles derem, eles se identificarem pelo nome nos envelopes digitais ou reais. Esperar e exigir recebimentos não é apenas um direito do doador - é um dever.

Jesus está chamando Seus filhos do fim dos tempos para confiar Nele, o dono da igreja, e confiar uns aos outros, avançando como um exército organizado. Ele é capaz de consertar as coisas que alguns podem acreditam que são impossíveis de serem endireitados.

Tempos difíceis estão por vir. Jesus convida a geração da igreja dos últimos dias a imitar os pobres, como o exemplo da viúva, seguindo-O, o doador extremo, em caminhos de abnegação e sacrifício. Ele deixou tudo para trás, desceu e morreu por eles. Enquanto há tempo, Ele os convida a fazer parceria com Ele por meio de doações regulares e sistemáticas em Seu santo negócio de salvar almas. Então, antes do fim, Ele os convidará a dar um passo adiante - agora dando tudo - porque a redenção está muito próxima.
De qualquer forma, como Noé, eles não precisarão mais do que se livraram. Os filhos de Deus sabem que é somente dando regularmente e sistematicamente, agora que os seus corações seriam gradualmente desconectados deste mundo e preparados para a tradução. Eles andaram com Jesus aqui, aprenderam a confiar Nele, e agora seus olhos estão em outro país.

"Para aqueles . . . declaram claramente que procuram uma pátria. . . Eles desejam um melhor, isto é, um país celestial. Portanto, Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, porque Ele preparou-lhes uma cidade” (Hb 11:14–16).

O princípio da proporção

Alguns ficaram insatisfeitos e disseram: “Não vou mais pagar meu dízimo; porque eu não tenho confiança na forma como as coisas são geridas no coração do trabalho. ” Mas você vai roubar a Deus porque acha que o gerenciamento da obra não está certo? Fazer sua reclamação, clara e abertamente, no espírito certo, para os devidos. Enviar suas petições para que as coisas sejam ajustadas e colocadas em ordem; mas não se afaste a obra de Deus, e se mostram infiéis, porque os outros não estão fazendo o certo.

Cristo condenou impiedosamente os abusos, mas teve o cuidado de não diminuir a obrigação.

Ele repreendeu o egoísmo que extorquiu e aplicou mal as dádivas da viúva. Na mesmo vez Ele elogiou a viúva que trouxe sua oferta para o tesouro de Deus. Ao homem o abuso do presente não poderia desviar a bênção de Deus do doador.

Muitos a teriam aconselhado a guardar sua ninharia para uso próprio; dado nas mãos dos sacerdotes bem alimentados, seria perdido de vista entre os muitos presentes caros levado ao tesouro. Mas Jesus entendeu o motivo dela. Ela acreditou no serviço do templo para ser designado por Deus, e ela estava ansiosa para fazer o máximo para sustentá-lo. . . Seu coração foi com seu presente; seu valor foi estimado, não pelo valor da moeda, mas pelo amor a Deus e o interesse em Sua obra que havia motivado a obra. (E. G. White, O Desejado de Todas as Nações, 615.)

Assim ele [Jesus] ensinou que o valor da dádiva não é estimado pela quantia, mas por a proporção que é dada e o motivo que motiva o doador.

Nas balanças do santuário, as dádivas dos pobres, . . . não são estimados de acordo à quantia doada, mas segundo o amor que motiva o sacrifício. . . Deus organizou todo o plano de benevolência sistemática para o benefício de homem. (E. G. White, Conselhos sobre Mordomia, 180.)

No sistema bíblico de dízimos e ofertas, as quantias pagas por diferentes pessoas naturalmente variam muito, uma vez que são proporcionais à renda. (E. G. White, Conselhos sobre Mordomia, 73.)

O princípio estabelecido por Cristo é que nossas ofertas a Deus devem ser proporcionais à luz e aos privilégios desfrutados. (E. G. White, Patriarcas e Profetas.)

Os seguidores de Cristo não devem esperar que emocionantes apelos missionários despertem eles à ação. Se espiritualmente acordados, eles ouviriam na renda de cada semana, seja muito ou pouco, a voz de Deus e da consciência com autoridade exigindo os dízimos e ofertas devidos ao Senhor.

Eles não devem permitir que a quantia dada a Deus seja desproporcionalmente pequena quando comparado com o apropriado para seu próprio uso. (E. G. White, Conselhos sobre Mordomia, 36.) Quão mais ansioso estará todo mordomo fiel para aumentar a proporção de ofertas a serem colocadas na casa do tesouro do Senhor, do que diminuir sua oferta em jota ou til.

Ele colocou meios nas mãos dos homens, para que Seus dons divinos possam fluir através de canais humanos para fazer o trabalho que nos foi designado para salvar nossos semelhantes. . .. Ele assim torna o homem o meio pelo qual distribui Suas bênçãos na terra. (E. G. White, Conselhos sobre Mordomia, 15.) Se os homens se tornarem canais pelos quais as bênçãos do céu possam fluir para outros, o Senhor manterá o canal abastecido. (E. G. White, Conselhos sobre Mordomia, 36.)