Dois melhores amigos

Por Gureni Lukuaro

Bahadu Ibrahim nasceu de pais não cristãos que esperavam que ele seguisse sua fé no centro de Malawi. Ele não teve nenhum problema com isso porque não conhecia nenhuma outra religião.
Mas então um irmão mais velho casou-se com uma adventista do sétimo dia e filiou-se à Igreja Adventista. Quando adolescente, Bahadu foi enviado por seus pais para morar com seu irmão e sua esposa na capital do Malawi, Lilongwe. Quando chegou o sábado, seu irmão esperava que ele fosse à igreja com eles. Bahadu não queria ir, mas sentiu que não tinha escolha. Por dois anos, ele foi à igreja todos os sábados por um senso de dever.
Voltando para seus pais na aldeia de Kaluluma, ele pensou em esquecer a Bíblia. Mas ele fez amizade com outro adolescente que por acaso era adventista. Bahadu admirava muito seu novo amigo por sua bondade e gentileza. Todos na aldeia admiravam o jovem e falavam muito bem dele.
Certo sábado, o amigo convidou Bahadu para ir à igreja. O que Bahadu poderia fazer? Ele foi. Ele gostava de passar tempo com seu melhor amigo, mesmo na igreja. Com o passar do tempo, a amizade deles cresceu e Bahadu ouviu seu amigo explicar que o sétimo dia era o verdadeiro sábado de Deus. Seu amigo lhe deu livros para ler. Pouco a pouco, ele compreendeu novas verdades sobre Deus e o sábado. No entanto, ele não estava convencido de que o sábado era o verdadeiro sábado. Sem o conhecimento de seus pais, ele decidiu comparar a Bíblia com o livro religioso tradicional de sua família. Enquanto lia, ele descobriu que o livro religioso de sua família continha apenas o nome de uma mulher, Maryam, a mãe de Jesus. Ele também descobriu que Jesus é o Senhor. Bahadu decidiu entregar seu coração a Jesus no batismo. Ele não ia mais à igreja por senso de dever. Ele foi passar um tempo especial com seu novo melhor amigo.
Após o batismo de Bahadu, seus pais o deserdaram e pararam de pagar as mensalidades do ensino médio, deixando-o incapaz de se formar com o resto da turma. Seus pais morreram sem aceitar sua decisão, e muitos parentes continuam a tratá-lo com hostilidade até hoje. Mas Bahadu não vacilou em sua fé. “Esta é a melhor decisão que já tomei”, disse ele. Hoje ele é aluno da Universidade Adventista de Malawi, estudando para se tornar um pastor

Encruzilhada

Cansado após viajar longe de casa, um jovem ministro estava exausto quando chegou em um pequeno hotel. Ele começou a assistir algo para se relaxar. O problema era que ele e sua esposa decidiram não assistir a conteúdo de vídeo regular e se concentrar apenas em questões espirituais durante horas de sábado. Sua mente argumentava, "Sim, mas você está tão cansado! Você não precisa assistir a algo prejudicial. Apenas encontre algo relaxante. Afinal, você está sozinho!"

Ele de repente percebeu que aquilo era uma encruzilhada em sua vida. Primeiro, ao passar pelos canais, ele correria o risco de prestar atenção a algo inadequado. Segundo, a decisão de agir em dissonância com suas crenças e o acordo com sua esposa começaria um precedente. Qual seria a próxima coisa que ele faria enquanto tentava esconder isso de sua esposa e filhos? Terceiro e mais importante: Ele estava mantendo o sábado para que outros vejam?

Havia um ser invisível lá, que podia ver e conhecer todas coisas, mesmo seus pensamentos. Ele decidiu dormir em vez disso.

O pastor disse que o episódio influenciou outras decisões subsequentes em sua vida, incluindo a forma como ele deu dízimo. Ele poderia ter fingido retornar o dízimo enquanto dava uma quantidade menor do que o esperado por Deus. Mas ele se lembrou de que não estava sozinho. Havia alguém que sabia e sempre sabe, e nada está escondido dele. Nesta semana, revisaremos as consequências espirituais da falta de integridade e infidelidade, a seriedade dos votos, bem como a disposição de Deus para aceitar o pecador e perdoar aqueles que confessam seus pecados.

Roubo planejado

Enquanto a perseguição estava cumprindo seu papel de purificar e reviver os primeiros cristãos, muitos foram cortados de seus amigos e familiares devido ao preconceito dos judeus. Agora eles estavam vulneráveis e com grande necessidade de alimento e abrigo!

Felizmente, a resposta dos irmãos foi rápida. Depois da derramada do Espírito Santo, seu foco era ajudar uns aos outros e a causa de Deus. Ninguém faltava de nada, porque ninguém considerava a si mesmo proprietário de seus bens (veja Atos 4:32–37), tendo tudo em comum, os "possuidores de terras ou casas as vendiam” depositando os rendimentos aos pés dos apóstolos. Relembrando ao sistema de celeiro do Antigo Testamento com o qual estavam familiarizados, todos os bens eram coletados em um ponto centralizado e distribuídos de forma equitativa, "conforme alguém precisasse".

É interessante notar que antes do Pentecoste, as pessoas dedicavam suas propriedades e traziam os rendimentos ao celeiro e aos levitas (Lv. 27:14–25). Mas em Atos 4:36 vemos uma inversão dessa ordem. Joses, um levita de Chipre, vende sua gleba e traz o dinheiro aos pés dos apóstolos (que não eram levitas). Pelo Espírito Santo indicando o novo local de seu celeiro na era do Novo Testamento, a igreja e seus líderes nomeados se tornaram os novos ministros do celeiro. Afinal, o templo seria destruído em alguns anos.

Ananias e Safira ficaram profundamente impressionados com a manifestação do Espírito Santo em maravilhas e milagres. Nenhuma influência indevida os compeliu a dar. Em vez disso, eles abriram a porta ao Espírito Santo, que amoleceu seus corações, de outra forma egoístas e gananciosos. Sob forte convicção, eles se comprometeram a vender sua propriedade, trazendo os rendimentos ao Senhor.

Mas depois de um tempo a convicção decaiu e eles começaram a se arrepender do que haviam prometido. Eles poderiam ter pensado que era por emoção e que tinham decidido muito rápido. Então eles concordaram em reconsiderar seu compromisso. Tentando manter a alta reputação concedida a aqueles que vendiam suas propriedades e também a manter o direito de ser mantidos pelo fundo geral, eles encontraram uma solução. Este casal guardaria parte dos lucros para si mesmos e remeteria o restante.

O resto da história é bem conhecido. Quando eles "trouxerem uma certa parte" (Atos 5:2) dos lucros, colocando-os aos pés dos apóstolos, eles foram atingidos com uma rápida punição de Deus. O que Pedro diz em Atos 5:3, 4 antes de sua morte é significativo. Primeiro, eles permitiram que Satanás preenchesse seus corações. Estou permitindo que Satanás preencha meu coração com pensamentos ou informações que me desencorajam a dar ou a manter minhas promessas feitas ao Senhor?

Pavor da morte

Por que o julgamento de Ananias e Safira foi tão sério? A igreja primitiva seria desmoralizada se o amor ao dinheiro e a espiritualidade pretensiosa (generosidade incluída) marcassem seus membros. Dar é uma disciplina espiritual, fundamental para o crescimento espiritual, e é motivado e pesado pelo Espírito Santo. Leva a uma confiança mais profunda e intimidade mais próxima com Deus, gerando uma paz "que ultrapassa todo entendimento" (Fil. 4:7).

Ao mesmo tempo, Satanás usa o medo para impedir nosso crescimento na confiança. Paulo indica que "o medo da morte" pode nos levar a ficarmos "sujeitos à escravidão" (Heb. 2:15). É por "temer a morte" (ou perda) dos nossos apetites, vida emocional ou reputação, apenas para citar alguns exemplos, que somos tentados a pecar. É tentando permanecer vivo neste mundo que evitamos morrer para nós mesmos, comendo o que é inadequado (qualidade e quantidade) e desenvolvendo relacionamentos inadequados, e tentando nos apresentarmos.

A Bíblia nos ensina que a única maneira de estarmos verdadeiramente vivos é morrer para nós mesmos. Muitas vezes nossas inclinações naturais, o que nos parece certo e desejável, levam à morte (Prov. 14:12). Paulo compreendeu a importância de morrer para suas próprias preferências quando disse: "Fui crucificado com Cristo; não sou mais eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim" (Gl 2:20).

Aqueles que são submetidos ao "medo da morte" são convidados a morrer por uma vida controlada por eles mesmos e a viver uma nova vida, agora controlada pelo Espírito Santo. Ao manter parte do dinheiro, Ananias e Safira rejeitaram a ideia de se tornarem vulneráveis, decidindo ser seus próprios provedores, em vez de confiar completamente em Deus. Eles acreditavam que, ao dar tudo o que haviam prometido, eles ficariam sem habilidade para adquirir propriedade ou satisfazer seus desejos. Ao decidir continuar no controle de suas próprias vidas, eles excluíram Cristo do trono do coração.

Também é por medo de morrer (ou perda) de competência ou abundância e de recusar a confiar que algumas pessoas se recusam a dar dízimo, ou dar um dízimo aparente (eles dão uma porcentagem menor de sua renda do que é exigido por Deus). Normalmente, um dízimo aparente é dado com a intenção de salvar a face diante de outros, que podem criticá-los se eles não derem dízimo. Mas Deus não sabe quanto ganhamos?

Momento de Reflexão

► Se todos são esperados para trazer dízimos e ofertas ao Senhor (Malaquias 3:8), por que no caso de Ananias e Safira eles poderiam ter escolhido não dar a terra e permanecer sem culpa?

► Na sua opinião, a onisciência de Deus é contra ou a nosso favor?

► Como podemos evitar o "medo da morte" que leva ao pecado? Que disciplinas espirituais nos ajudam a desenvolver confiança e escapar do medo?

► O que está me impedindo de aproveitar a misericórdia de Deus? O que impede que eu reconheça o pior cenário do meu caso e confesso meus pecados a Jesus enquanto ainda há tempo?

►O que Ele está dizendo a você através destes textos?

► Como você vê Jesus de forma diferente ou o vê novamente?

► Oração: Como você responde ao ver Jesus desta forma?

►Por que Malaquias 3:9 diz que aqueles que o roubam são amaldiçoados? É uma motivação adequada retornar dízimos para evitar a maldição?

►Se é muito mais fácil reconhecer os pecados dos outros do que os nossos, como desenvolvemos uma honestidade que nos permita identificá-los?

►Qual das ferramentas fornecidas por Deus é destinada a nos ajudar nessa empreitada?
Você acredita que, com base no que a Bíblia diz, existe uma culpa saudável?

Deus arbitrário?

Em diferentes partes da Bíblia, incluindo o relato de Ananias e Safira, o Criador do céu e da terra é apresentado como um Deus que conhece tudo e vê tudo. Ele até mesmo conhece nossos pensamentos e os pesa (Prov. 21:8). Ele tem autoridade para julgar e aplicar justiça porque Ele é o Criador e é onisciente. Números 14:18 apresenta duas reações possíveis que Deus pode exibir ao lidar com o pecado em Suas criaturas (todos nós). A primeira parece animadora para nós, porque apesar de Ele conhecer nossos pecados, Deus é retratado como sendo "longânimo e cheio de misericórdia, perdoador da iniquidade e da transgressão". Por outro lado, sua segunda reação possível aos nossos pecados parece perturbadora. Aqui, Deus é mostrado como aquele que "de forma alguma isenta o culpado, visitando [julgando ou punindo] a iniquidade dos pais sobre as crianças até a terceira e quarta geração".

Claro, Ele usou este último enfoque ao lidar com Ananias e Safira, mas foi arbitrário? Ele é um Deus imprevisível, instável e cruel, sujeito às paixões humanas, que pode ser inesperadamente misericordioso com alguns ou mudar caprichosamente de ideia e visitar outros com julgamento? Se Ele é este tipo de Deus instável, pode ser apaziguado por meio de autonegação ou sacrifícios?

A Bíblia nos fala sobre um Deus amoroso, altamente previsível e que se sacrificou por si mesmo, cujo comportamento não está sujeito à variação e que não pode ser subornado por nenhuma ação humana (obras). Em vez disso, quando a raça humana merecia a morte, Ele escolheu se sacrificar, tornando-se a oferta e morrendo pelos pecados de todos! Dessa forma, o julgamento e a vingança que todos merecemos foram colocados sobre Ele, constituindo nossa única esperança de receber misericórdia.

Se Ele morreu por todos, então por que Ananias e Safira não foram tratados com misericórdia? Porque é somente quando alguém reconhece seus pecados e os confessa que a misericórdia torna-se disponível. Aqueles que nunca confessam, que nunca transferem seus pecados para Jesus, acabarão morrendo a morte eterna.

O juízo será finalmente executado sobre eles porque o juízo é executado sobre o pecado (independentemente de onde ele é encontrado), e o pecado está com eles. Pecados transferidos para Jesus por meio da confissão já foram pagos por nosso Salvador através de Sua sofrimento e morte. Mas se os pecados não são confessados, eles permanecem com o pecador, e o juízo os alcançará, porque eles são identificados com o pecado.

Contrariamente aos Laodicenses, que não confessaram seus pecados porque se sentiam bons em seus próprios olhos, Davi não confiou em suas próprias percepções, mas pediu: "Examina-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; e vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno" (Sl 139:23-24). Ao invés de fugir da culpa a qualquer custo (como muitos fazem hoje), Davi estava interessado em conhecer os piores detalhes de seu caso, para que pudesse confessar! Uma vez confessado, o pecado é posto sobre Cristo, a oferta de Deus por nós, e o pecador é perdoado (1 João 1:9). E se, antes de ir a Pedro, Ananias e Safira tivessem dito: "Senhor, prometemos".

Verdadeira segurança

Se os administradores de Deus fizerem o seu dever, não há perigo de que a riqueza aumente tão rapidamente a ponto de se tornar uma armadilha, pois será usada com sabedoria prática e liberalidade cristã. (Ellen G. White, Conselhos sobre administração [Washington, D.C.: Review and Herald Publishing Association, 1940], 158.)

Não permita que ninguém, quando ficar em uma situação difícil, pegue dinheiro consagrado a fins religiosos e o use para seu benefício, acalmando sua consciência dizendo que ele o pagará em algum momento futuro. É muito melhor reduzir os gastos para corresponder à renda, restringir os desejos e viver dentro das possibilidades, do que usar o dinheiro do Senhor para fins seculares. (E. G. White, Conselhos sobre administração, 79.)

Você quer tornar sua propriedade segura? Coloque-a nas mãos que possuem as marcas de pregos da crucificação. Retenha tudo em sua posse, e isso será para sua perda eterna. Dê-o a Deus, e a partir desse momento ele carrega sua inscrição. Está selado com sua imutabilidade. Você gostaria de desfrutar de sua substância? Então use-a para abençoar os sofredores. Você quer aumentar suas posses? "Honre o Senhor com sua substância e com os primeiros frutos de todos os seus aumentos: seus celeiros serão cheios de fartura e seus compartimentos transbordarão de vinho novo." (E. G. White, Conselhos sobre administração, 49.)

Muitos que se dizem cristãos proporcionam abundantemente para si mesmos, suprindo todas as suas necessidades imaginárias, enquanto não prestam atenção às necessidades da causa do Senhor. Eles consideraram ganho roubar a Deus, retendo tudo ou uma proporção egoísta de Seus dons como sendo deles. Mas eles se encontram com perda em vez de ganho. Seu curso resulta na retirada de misericórdias e bênçãos. Com seu espírito egoísta e avarento, os homens perderam muito. Se eles tivessem reconhecido plenamente e livremente as exigências de Deus e atendido a Seus pedidos, Sua bênção teria sido manifesta aumentando as produções da terra. As colheitas teriam sido maiores. As necessidades de todos teriam sido amplamente supridas. Quanto mais damos, mais receberemos. (E. G. White, Conselhos sobre Stewardship, 90).

Deus lê o pensamento cobiçoso em cada coração que se propõe a reter de Si. Aqueles que são negligentes egoisticamente em pagar seus dízimos e trazer seus presentes e ofertas ao tesouro, Deus vê. O Senhor Jeová compreende tudo. Como um livro de memória é escrito diante Dele para aqueles que temem o Senhor e que pensam em Seu nome, também há um registro mantido de todos aqueles que estão se apropriando dos dons que Deus lhes confiou para usar para a salvação das almas. (E. G. White, Conselhos sobre Stewardship, 87, 88).

Há muitos que não serão abençoados até que façam restituição do dízimo que eles têm retido. Deus está esperando por você para resgatar o passado. A mão da lei sagrada está colocada sobre cada alma que desfruta dos benefícios de Deus. Aqueles que mantêm seus dízimos devem fazer uma avaliação precisa e trazer ao Senhor aquilo do qual eles roubaram Seu trabalho. Façam restituição e tragam ofertas de paz ao Senhor. "Que ele pegue em Minha força, para que ele possa fazer paz comigo; e ele fará paz comigo". Se você reconhecer que fez o errado ao desviar Seus bens e se arrepender livre e plenamente, Ele perdoará sua transgressão. (E. G. White, Conselhos sobre Stewardship, 87).