Tesouro em Vasos Antigos

Por Gureni Lukuaro


Precious, de 13 anos, chorou de frustração quando seu pai a conduziu pelos portões de um internato adventista do sétimo dia em Uganda. Ela queria estudar nos prédios imponentes da escola associada à denominação de sua família, não nos prédios modestos da Escola Primária Katerera. “Não é a magnificência, mas a excelência acadêmica que importa, minha filha”, sussurrou o pai em seu ouvido. Ele disse que a escola preferida dela não teve um bom desempenho acadêmico nos últimos três anos.

Precious mordeu a língua, mas seu rosto mostrou sua infelicidade quando o pai a matriculou na escola. Quando o pai acenou adeus no portão, as lágrimas dela correram livremente. “Por que meu amado pai escolheu me prender em nome da escolaridade? ” ela deixou escapar. "Isto é ridículo!"

"Olá, venha", disse uma mulher sorridente com uma voz gentil. "Vamos para o dormitório, e eu vou te mostrar onde dormir."

Precious tristemente seguiu enquanto a mulher carregava seu colchão e mala para o dormitório. Naquela noite, seu coração afundou ainda mais quando ela viu os alunos fazendo fila do lado de fora de um prédio antigo. Ela se perguntou o que estava acontecendo até que viu os alunos carregando pratos de comida. Ela percebeu que era o refeitório. Naquela noite, ela comeu uma refeição vegetariana pela primeira vez em sua vida.

Mais tarde, Precious ouviu um sino tocando e viu os alunos correndo alegremente para a capela do campus para o culto noturno. Ela decidiu voltar para o dormitório, mas as portas estavam fechadas. Ela voltou para a capela e ficou parada na varanda, sem saber o que fazer. “Venha, vamos entrar na casa do Senhor”, disse a mesma mulher sorridente. “É hora da oração. Não fique triste.

Preciosa sentiu-se amada e entrou na capela. Imediatamente, sua tristeza desapareceu por dentro. Ela nunca tinha ouvido um canto tão bonito. Ela também ficou maravilhada com o culto organizado e interessante de 30 minutos que se seguiu ao canto. Pelo menos vou gostar desta parte da escola, pensou ela.

Papai não voltou até o final do período escolar. Ele temia que Precious se recusasse a ficar se viesse mais cedo. Ele ficou surpreso quando ela anunciou que queria voltar para a escola. Ela disse que não queria perder os professores gentis que iniciavam cada aula com uma oração e um texto bíblico e que ofereciam conselhos práticos sempre que ela enfrentava desafios. No semestre seguinte, a escola realizou uma semana de oração e Precious entregou seu coração a Jesus no batismo. “Certamente uma escola é mais do que seus prédios”, ela me disse, a pastora que liderou a semana de oração.

Bençãos que se tornam maldições

Quando ele era um jovem empreendedor australiano, Julian Archer acompanhava traficantes de drogas da máfia na Itália, negociava com terroristas nos Himalaias e ganhava milhões de dólares. Agora, como líder regional da Igreja Adventista, Julian acredita que quando uma pessoa é abençoada financeiramente, ela está na fase mais perigosa espiritualmente. "Quanto mais rico eu ficava, menos eu sentia minha necessidade de Deus", disse Julian. "Eu queria colocar a Deus em primeiro lugar, mas tinha tantas outras prioridades urgentes - e eu realmente amava o dinheiro e tudo o que ele me dava", acrescentou.

Sendo membro da igreja, ele sabia que Jesus perguntou "Que lucro tem um homem se ele ganhar o mundo inteiro e perder a sua própria alma?" (Mateus 16:26,). Ele também sabia que Jesus disse que não podemos amar a Deus e o dinheiro ao mesmo tempo. Ele finalmente percebeu que ser membro da igreja não impediria necessariamente que alguém amasse o dinheiro.

Pela graça de Deus, Julian aceitou o convite Dele para seguir Jesus aonde Ele o levasse. "Como resultado, vendemos o negócio familiar, aumentamos nossa doação sistemática e sacrificada para as prioridades de Deus e começamos a colocar a Deus em primeiro lugar". "Eu ainda luto para manter meus olhos em Jesus todo momento de cada dia", diz Julian, "mas aprendi esta lição poderosa: Quanto mais aumentam minhas bênçãos, mais precisam meus joelhos descerem".

Entendendo o risco de ser abençoado, Julian escutou o convite de Jesus e entregou sua vida a Ele. A narrativa desta semana se concentrará em um personagem bíblico que também foi abençoado, ouviu o chamado de Jesus, mas falhou em segui-Lo. Como podemos aprender com seu erro e tomar decisões certas enquanto ainda há tempo?

Convite Radical

Ele era um jovem líder conhecido em sua "igreja" e muito afortunado. Honestamente procurando Deus, ele acreditava que estava cumprindo todos os seus requisitos. No entanto, ele sentia como se ainda faltasse algo em sua vida espiritual. Há, mas ele não conseguia ver. Como às vezes acontece com aqueles que se destacam em tudo o que fazem, seu comportamento aparentemente perfeito estava impedindo-o de ver a verdade sobre si mesmo!

Jesus "tinha saído da Galileia e chegado à região da Judéia além do Jordão"

(Mateus 19:1) quando o jovem rico viu Jesus curando as grandes multidões. Em busca de uma experiência mais profunda com Deus, ele também foi atraído por Jesus. Não apenas as curas de Jesus o impressionaram - ele também ficou fascinado pela ternura com que Jesus tratava as crianças pequenas e pelas suas respostas sábias quando questionado pelos fariseus. Todos estes eram evidenciados que Jesus era liderado por um poder maior e o fez desejar se tornar seu discípulo. Jesus certamente seria capaz de ajustar seu já-perfeito personagem, ele pensou, confirmando-lhe o caminho para a vida eterna.

Enquanto Jesus "estava saindo na estrada", ele finalmente correu atrás e se ajoelhou diante dele (Marcos 10:17) perguntando: "Bom Mestre, o que devo fazer para ter vida eterna?"

(Mateus 19:16). Jesus perguntou de volta, encorajando-o a acreditar em sua divindade: "Por que você me chama de bom? Não há ninguém bom a não ser um, isto é, Deus.". Jesus sabia que apenas ao aceitar sua divindade o coração humano poderia ser convertido e depois ser habilitado a aceitar a convocação radical de Jesus.

“Se você quer entrar na vida, guarde os mandamentos”, disse Jesus. Aparentemente, sem saber quais, o jovem rico e importante pediu esclarecimento. Depois de mencionar cinco dos seis últimos mandamentos, Jesus resumiu a segunda tabela dos Dez Mandamentos dizendo: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo"! Este era o ponto! Amar é mais do que um clichê. É um estado de ser essencial para entrar no reino de Deus.

Incapaz de aplicar a resposta de Jesus a si mesmo, o jovem rico e importante se concentrou novamente em fazer, em vez de ser: "Todas estas coisas eu guardei desde a minha juventude. O que ainda me falta?". Como Jesus poderia mostrar-lhe o que faltava? Há uma forma: "Se você quiser ser perfeito", disse Jesus, "vá, vende o que você tem e dê aos pobres, e terá tesouro no céu; e venha, siga-me". E "ele se foi triste, pois tinha muitas posses".

Era o tempo do fim do jovem rico e importante, pois Jerusalém seria destruída em alguns anos e ele perderia tudo de qualquer maneira. Portanto, a convocação de Jesus não só era para preparar seu caráter para a eternidade, mas também para ajudá-lo a mover suas propriedades para um lugar mais seguro acima, enquanto ainda havia tempo. Enquanto isso, Jesus certamente o providenciaria!

Este episódio é uma lição para aqueles que também serão convidados a entregar tudo antes do tempo de problemas, quando já não serão capazes de dispor de suas posses para avançar o trabalho de Deus. Podemos então confiar na provisão de Jesus e aprender a viver completamente pela fé? O jovem rico e importante decidiu confiar nas suas posses e viver pela visão.

Verdadeira Religião

De acordo com a crença popular, aqueles que são muito "religiosos" supostamente estão mais perto de Deus e mais aptos ao céu. Mas a mensagem para a igreja de Laodicéia (Ap. 3:14-22) revela que esta falsa suposição pode se tornar uma das armadilhas mais enganosas para as pessoas religiosas.
A armadilha é que a "religiosidade" (frequentemente um foco comportamental/cerimonial) pode facilmente ser confundida com a verdadeira religião (um foco mais relacional). A palavra "religião", do latim religare, que significa "ligar" (novamente), refere-se à iniciativa de Deus para reconectar uma relação quebrada com Ele. Essa relação foi quebrada pelo lado humano no Jardim do Éden. Desde então, o pecado tornou-se mais do que um ato. Tornou-se uma condição da natureza humana, causando separação de Deus (Isa. 59:2) e, consequentemente, morte (Rm. 6:23).
Embora seja essencial em uma relação com Deus, religiosidade, zelo e obediência rigorosa são incapazes de mudar essa condição de separação de Deus. Uma pessoa neste estado de "religiosidade" (que se concentra na religião, mas perde Deus) pode até mesmo fazer o que é certo, mas ainda prefere o que é errado e leva à morte. Dessa forma, a religiosidade pode disfarçar-se como verdadeira religião, porque ambas podem levar a uma observância zelosa de regras e cerimônias. Para nos ajudar a evitar esta armadilha, Deus nos deixou alguns sinais que nos ajudariam a verificar se realmente estamos andando com Jesus.
Aqueles que se reúnem com Ele "produzirão muito fruto" (João 15:8). Este fruto aparece em Gálatas 5:22, 23 como tendo nove características essenciais, sendo a primeira delas o amor e a última, a autodisciplina. A autodisciplina sem o amor concedido por Deus produz o legalismo, mas o amor sem a autodisciplina concedida por Deus pode gerar nada além de antinomianismo ou graça barata.
De acordo com Paulo em 1 Coríntios 13, nenhuma observância religiosa será proveitosa sem o amor. Tiago coloca o amor prático e a autodisciplina juntos, indicando que esta é a "verdadeira religião", que é "visitar órfãos e viúvas em sua aflição e manter-se incontaminado pelo mundo" (Tiago 1:27).
Ellen G. White apresenta princípios importantes sobre como exercer o amor prático para com os menos favorecidos (Ministério do Bem-Estar [Washington, D.C.: Review and Herald Publishing Association, 1952], capítulos 22 e 23):
•. Ninguém que pedir comida em nossa porta deve ser mandado embora com fome (192).
•. Nossos interesses devem incluir tanto o bem-estar espiritual quanto o temporal (190). Cuidar apenas de um aspecto não representará o objetivo de Jesus para eles.
•. É um erro dar indiscriminadamente a todos que solicitam nossa ajuda (191).
• O Senhor não nos exige o apoio aos que não são diligentes. Em vez disso, devemos manifestar ternura e compaixão para com aqueles abatidos por uma pobreza inescapável (200).

•. Ao dar atenção aos que não ajudam a si mesmos, podemos incentivar a preguiça, a incapacidade, a extravagância e a intemperança (191).

• "O mundo não deve viver a ninguém que é capaz de trabalhar e ganhar a vida para si mesmo" (192).

•. Devemos colocar os pobres onde eles possam ajudar a si mesmos, em vez de estimulá-los a pensar que podem ter sua alimentação e bebidas fornecidas de graça. Eles devem ser educados a serem auto-suficientes (194).

• Doações de dinheiro ou bem-estar institucional nunca devem substituir o ministério pessoal de bem-estar (189).

• "Dar atenção, tempo e esforço pessoal custa muito mais do que apenas dar dinheiro. Mas é a caridade mais verdadeira" (199).

• E se Jesus me mostrar essa semana que ainda falta amor ou autocontrole em mim? Eu estaria disposto a dedicar minha vida a Ele, confiando em Sua bondade para produzir uma mudança de coração e comportamento? Eu convidaria diariamente Seu Espírito Santo a habitar em meu corpo, desenvolvendo em mim confiança e um novo coração?

Momento de Reflexão

► Como alguém pode desenvolver seriamente

mais confiança nele?



► O que Jesus está me pedindo para entregar que possa aumentar meu amor por ele e pelos necessitados?



► Que outros princípios e conclusões você encontra?



► Como podemos evitar a armadilha Laodiceana de ser religioso sem ter uma conexão vívida com Cristo?



► Em sua opinião, o que é mais perigoso para a vida espiritual: prosperidade ou pobreza? Por quê?



► Enquanto somos abençoados por Deus, como podemos evitar que o coração seja preenchido com as bênçãos de Deus em vez de Deus mesmo? Quais disciplinas espirituais podem nos ajudar a colocar as coisas na perspectiva correta?



► O que você acredita serem as condições para que os filhos de Deus sejam instruídos por Ele sobre quando e quanto de suas propriedades eles devem vender e aplicar na causa? Como podemos ouvir a voz de Deus?



► Quais são as suas principais conclusões deste trimestre sobre administração?

Vivendo pela FÉ

Os verdadeiros seguidores de Jesus sempre entregarão tudo o que são e têm à disposição Dele. Mas isso não significa que todos os filhos de Deus sempre serão obrigados a vender e dar todas as suas propriedades, como o jovem rico foi solicitado a fazer.

Especialmente durante momentos difíceis, quando os filhos de Deus estavam prestes a perder tudo, Deus os requereu para entregar todas as suas possessões para avançar o Seu reino - abençoando os pobres e apoiando Seu trabalho na terra. Afinal, eles iriam perder tudo de qualquer maneira!

Quando Abraão aceitou o chamado de Deus, ele foi permitido levar todas as suas posses com ele (Gênesis 12:5), usando-as para fornecer para sua família e promover a missão de Deus. Não foi assim com Noé, que viveu em um tipo típico de "tempo do fim", e precisou investir tudo o que tinha na construção da arca. É apenas desenvolvendo uma intimidade profunda com Jesus que o Espírito Santo poderá indicar aos seus queridos filhos o que fazer e quando.

Para o jovem rico, o ato de vender e dar tudo o que tinha também era parte do trabalho de Jesus de perfeição de seu caráter em preparação para a eternidade ("Se você quer ser perfeito..." [Mateus 19:21]). Ele precisaria desenvolver esse tipo de amor que reflete o caráter de Jesus que prepara alguém para viver com os anjos.

Isso é atestado por obras para os indignos ou menos favorecidos. Jesus considera esse tipo de trabalho como feito a Si mesmo.

O jovem rico governador foi permitido ver que "sua posição elevada e suas posses estavam exercendo uma influência sutil para o mal em seu caráter. Eles substituiriam a Deus em suas afeições. Manter pouco ou muito de Deus significava retê-lo, o que diminuiria sua força moral e eficiência; pois se as coisas deste mundo são amadas ... elas se tornarão absortas". (Ellen G. White, The Desire of Ages [Mountain View, CA: Pacific Press Publishing Association, 1898], 520.)

Incapaz de confiar na capacidade de Jesus de conhecer o futuro e de fornecer para ele, o jovem rico governador rejeitou o plano de Jesus para ele. Se ele pudesse ver a frente e como Jerusalém seria destruído, ele entenderia que não seria capaz de reter qualquer coisa de qualquer maneira. Ao transferir suas propriedades para o mundo acima, ele receberia de volta com juros (Matt. 19:29).

Se ele tivesse dado suas pertenças como uma oferta, ele teria se tornado um modelo para aqueles que vivem pouco antes do tempo de aflição e também perderiam tudo.

A geração que verá o segundo advento de Cristo precisará exercer confiança enquanto transferir sabiamente suas propriedades para o mundo acima e confiando em Jesus para todas as suas necessidades temporais.

Durante o tempo de aflição, a perda de propriedade será inevitável.

Alguns terão seus bens confiscados, enquanto outros precisarão fugir de multidões enfurecidas. Aqueles que não terão o sinal da besta não serão capazes de comprar ou vender, e para que servem aqueles.

As propriedades seriam inúteis se, no final, todas as coisas serão destruídas pelo fogo (2 Pedro 3:11)? Então, tudo o que não foi transferido ao céu e não investido nos negócios de Jesus será perdido para sempre.

É em preparação para esses momentos extremos que Jesus levantará doadores extremos. Como Noé, que decidiu viver pela fé, eles investirão tudo o que têm no último esforço de pregar o evangelho a um mundo moribundo enquanto ainda é possível. Eles sabem que "estão acumulando tesouros que lhes serão entregues quando ouvirem as palavras: 'Bem feito, servo bom e fiel; ... entra tu na alegria de teu Senhor.' Matt. 25:23." (E. G. White, The Desire of Ages, 523.)

O Banco do Céu

Bons atos são o fruto que Cristo exige que carreguemos: palavras gentis, atos de benevolência, de atenção carinhosa para os pobres, os necessitados e os aflitos. Quando os corações se solidarizam com corações carregados de desânimo e tristeza, quando a mão distribui para os necessitados, quando os nus são vestidos, o estranho é bem-vindo a um lugar em sua sala e um lugar em seu coração, os anjos estão se aproximando muito, e uma estrofe de resposta é respondida no céu. . . O Pai, do trono, contempla aqueles que fazem estas ações de misericórdia e os número com seus tesouros mais preciosos. . . Cada ato de misericórdia para os necessitados, sofridos, é considerado como se fosse feito a Jesus. Quando você ajuda os pobres, se solidariza com os aflitos e oprimidos, e ampara o órfão, você se aproxima mais de Jesus.

Deus estabeleceu sua própria norma de caráter para todos que desejam se tornar súditos do seu reino. Somente aqueles que se tornarão co-trabalhadores de Cristo, somente aqueles que dirão: Senhor, tudo o que tenho e tudo o que sou é teu, serão reconhecidos como filhos e filhas de Deus. (E. G. White, O Desejo dos Séculos, 523.)

Há homens e mulheres pobres que escrevem para mim pedindo conselhos sobre se devem vender suas casas e dar o produto à causa. . . Eu diria a tais: "Pode não ser sua obrigação vender suas pequenas casas agora, mas vá a Deus por você mesmo; o Senhor certamente ouvirá suas sinceras orações por sabedoria para compreender seu dever".

Agora é que nossos irmãos deveriam estar reduzindo suas posses em vez de aumentando-as. Estamos prestes a nos mudar para um país melhor, até um celestial. . . O decreto logo será emitido proibindo os homens de comprar ou vender de qualquer homem, a não ser que tenha a marca da besta.

As casas e as terras não serão úteis para os santos na época de problemas, pois eles terão que fugir de multidões inflamadas, e nesse momento suas possessões não podem ser descartadas para avançar a causa da verdade presente. Foi-me mostrado que é a vontade de Deus que os santos se desprendam de todas as amarras antes da época de problemas chegar, e façam um pacto com Deus através de sacrifício. Se eles têm seu bem na oferta, e buscam sinceramente a Deus quanto à sua obrigação, Ele lhes ensinará quando descartar essas coisas. Então eles serão livres na época de problemas e não terão pesos que os oprimam.

Vi que se alguém mantivesse sua propriedade e não perguntasse ao Senhor sobre seu dever, Ele não faria o dever conhecido e permitiria que mantivessem sua propriedade, e na época de problemas ela surgiria diante deles como uma montanha para esmagá-los, e eles tentariam descartá-la, mas não seriam capazes. Ouvi alguns lamentando assim: "A causa estava moribunda, o povo de Deus estava morrendo de fome pela verdade, e não fizemos esforço para suprir a falta; agora nossa propriedade é inútil. O que tivéssemos deixado ir e guardado tesouro no céu!"

Vi que um sacrifício não aumentava, mas diminuía e era consumido. Também vi que Deus não requereu que todo o Seu povo descartasse sua propriedade ao mesmo tempo, mas se eles desejassem ser ensinados, Ele os ensinaria, em um momento de necessidade, quando vender e quanto vender. Alguns foram obrigados a descartar sua propriedade no passado para sustentar a causa Adventista, enquanto outros foram permitidos mantê-los até um momento de necessidade. Então, quando a causa precisar, sua obrigação é vender. (E. G. White, Conselhos sobre Administração [Washington, D.C.: Associação de Publicação Review and Herald, 1940], 59, 60.)