O Selo e a Marca (parte 2)

Leia para o estudo desta semana: Apocalipse 14:9-11.


Apartir do Título, e do estudo da semana, anote suas impressões sobre o que se trata a lição:


Pesquise: em comentários bíblicos, livros denominacionais e de Ellen G. White sobre temas neste texto: Apocalipse 14:9-11.


* Estude a lição desta semana para se preparar para o Sábado, 17 de Junho.

Escola Salva

Um carro de luxo parou em uma escola primária adventista do sétimo dia no primeiro dia de aula na Ucrânia. Dois filhos carregando buquês de flores saíram do carro, juntamente com seus pais. As crianças ucranianas costumam presentear os professores com flores no primeiro dia de aula. "Queremos que nossos filhos estudem em sua escola", disse o pai ao diretor da escola. "Receio que seja impossível", respondeu o diretor. "Não temos espaço." O pai insistiu: "Compraremos novas mesas e cadeiras para todos os alunos e pagaremos o dobro da mensalidade.

Por favor, deixe nossos filhos estudarem." O diretor se perguntou se as expectativas do pai não eram muito altas. "Você sabe que não temos autorização governamental para realizar exames finais", disse ela. "Seus filhos teriam que fazê-los na escola pública." "Isso não é problema", disse a mãe. "Vamos ajudá-lo a obter a autorização." "Você sabe que esta é uma escola adventista do sétimo dia", disse o diretor. Os adventistas são considerados uma seita por muitas pessoas na antiga União Soviética.

Mas o pai sabia que era uma escola adventista e não se deixou desanimar. "Sim, e queremos que nossos filhos estudem aqui", disse ele. A mãe explicou que a família tinha passado férias no Mar Negro algumas semanas antes, e as crianças haviam feito novos amigos da escola. Todas as noites, as crianças contavam animadamente aos pais sobre a escola e pediam para ir. Então, a mãe entregou seu cartão de visitas ao diretor. Ela era uma juíza da cidade.

Seu marido era um oficial militar de alto escalão. As crianças entraram na segunda e terceira série na escola e imediatamente adoraram. Mas, à medida que as semanas passavam, elas começaram a implorar aos pais para lerem as Histórias de Dormir do Tio Arthur para elas, assim como os pais dos colegas estavam lendo para eles. A mãe disse às crianças para pedirem à professora para vender os livros para eles. "Então, eu vou ler para vocês todas as noites", disse ela.

As crianças compraram os livros, e ela leu para eles todas as noites. Os meses passaram, e as crianças pediram para ir à Escola Sabatina e à igreja. Os pais os levaram todos os sábados. No verão seguinte, um ano depois que a família ouviu falar dos adventistas durante suas férias no Mar Negro, tanto a mãe quanto o pai foram batizados.


Fornecido pelo Escritório da Conferência Geral da Missão Adventista, que usa as ofertas missionárias da Escola Sabatina para espalhar o evangelho em todo o mundo. Leia novas histórias diariamente em www.AdventistMission.org.


Acreditamos que Deus aumentou o conhecimento de nosso mundo moderno e que Ele deseja que o usemos para Sua glória e proclamar Seu breve retorno! Precisamos da sua ajuda para continuar a disponibilizar a Lição da Escola Sabatina neste aplicativo. Temos os seguintes custos Firebase, hospedagem e outras despesas. Faça uma doação no nosso site WWW.EscolaSabatina.net

A história se repete

No século XV, os vales do Piemonte, nas altas montanhas dos Alpes do norte da Itália, eram habitadas pelos valdenses, um povo determinado a permanecer fiel à sua compreensão da Bíblia. Por causa de sua lealdade a Cristo, eles foram ferozmente perseguidos.
Em 1488, os valdenses do Vale de Loyse foram brutalmente assassinados pela Igreja Católica Romana por causa de sua fé. Outra onda de perseguição contra os valdenses ocorreu no século XVII, quando o duque de Savoia enviou um exército de 8.000 homens ao seu território e exigiu que a população local abrigasse suas tropas em suas casas.

As pessoas fizeram o que ele pediu, mas esse comando era uma estratégia para dar aos soldados fácil acesso às suas vítimas. Em 24 de abril de 1655, às 4h da manhã, foi dado um sinal para que o massacre começasse. Desta vez, o número de mortos ultrapassou 4.000. Infelizmente, a história muitas vezes se repete.

A profecia da marca da besta se refere ao último elo de uma cadeia maligna de perseguição religiosa que remonta aos tempos antigos. Como nas perseguições do passado, ela é projetada para forçar todos a se conformarem a um certo conjunto de crenças e sistema de adoração. Como sempre, porém, Deus terá um grupo de pessoas que se recusam a se submeter.

Ascenção do mal

Como já estudamos, os poderes das bestas do Apocalipse 13 e 14 representam um sistema mundial de adoração falsa. Mas há mais. A besta continuaria por um período específico de tempo. Em profecias de tempo simbólico, um dia profético equivale a um ano literal, uma ideia apoiada por Números 14:34: “Por cada dia um ano”. Novamente, Deus diz: “Te dei cada dia por um ano” (Ezequiel 4:6). Este princípio tem se mostrado precisamente correto na interpretação das profecias de tempo bíblico, como com as 70 semanas de Daniel 9:24-27.

Calculando o período de tempo de 42 meses mencionado em Apocalipse 13:5, com 30 dias em um mês, chegamos a 1.260 dias proféticos, ou anos literais. Os calendários antigos tinham regularmente 360 dias por ano. No século IV, o imperador romano Constantino legalizou o cristianismo em todo o império. Quando ele mudou sua capital em 330 d.C. para Bizâncio para unir as partes leste e oeste de seu império, isso deixou um vácuo político em Roma.

O papa então preencheu esse vazio, tornando-se não apenas um poderoso líder religioso, mas também uma força política a ser considerada. Em 538 d.C., Justiniano, o imperador romano, oficialmente concedeu ao bispo romano o papel de defensor da fé. A igreja medieval exerceu grande influência de 538 d.C. a 1798 d.C., inclusive durante a terrível perseguição mencionada na introdução desta lição.

O general de Napoleão, Berthier, capturou o papa em 1798 d.C., exatamente cumprindo a profecia - exatamente 1.260 anos após o papa assumir o poder em 538 d.C. Berthier e seu exército capturaram o Papa Pio VI e o retiraram do trono papal sem cerimônia. O golpe para o papado foi grave, mas, segundo Apocalipse 13:12, a ferida mortal seria curada e o mundo ouviria mais desse poder. O apóstolo Paulo alertou a comunidade cristã sobre uma "apostasia" da verdade da Palavra de Deus. Ele estava preocupado com as sementes de apostasia já presentes na igreja do Novo Testamento, que floresceriam nos próximos séculos antes da segunda vinda de Cristo. Um evangelho falso entraria na igreja, distorcendo a Palavra de Deus.

Satanás é o responsável por esta apostasia. Ele é o verdadeiro "homem do pecado" que deseja se exaltar "acima de tudo o que é chamado Deus" e sentar-se no "templo de Deus" como se ele mesmo fosse Deus (2 Tessalonicenses 2: 3, 4). O "grande enganador" trabalha através de agências humanas para realizar seus propósitos. As características identificadoras em Daniel e Apocalipse revelam que o pequeno chifre de Daniel 7, a besta do mar de Apocalipse 13 e o "homem da iniquidade" de 2 Tessalonicenses 2 representam a mesma entidade. O Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia afirma desta forma: "Uma comparação com a profecia de Daniel sobre o poder blasfemo que sucede ao de Roma pagã... e com a imagem da palavra de João sobre a besta semelhante a um leopardo... revela muitas semelhanças entre as três descrições [o pequeno chifre, o poder da besta e o homem da iniquidade]. Isso nos leva à conclusão de que Daniel, Paulo e João estão falando do mesmo poder, ... o papado".

É extremamente importante lembrar que essas profecias bíblicas estão descrevendo um sistema de religião que comprometeu a Palavra de Deus, substituiu as tradições humanas pelo evangelho e se afastou da verdade bíblica. Elas são dadas por um Deus de amor incrível para preparar um povo para a vinda de Cristo, bem como para repreender as organizações religiosas apóstatas que se afastaram da Palavra de Deus. No entanto, é importante observar que, embora Ele repreenda os sistemas corruptos de religião, Ele não necessariamente repreende as pessoas dentro deles (ver Apocalipse 18: 4).

A Última Estratégia de Satanás

As Pesquisas revelam uma profunda falta de confiança em instituições e governos. Milhões se perguntam onde - ou se - podemos encontrar alguém moralmente apto para liderar o mundo. As profecias de Apocalipse identificam o poder da besta como aquele que, sob os auspícios de uma união religio-política, será percebido como apto para ocupar esse papel.

Existem três pontos significativos que João faz em Apocalipse 17: 12-14: Primeiro, os poderes políticos têm "uma mente" e "dão seu poder e autoridade" à besta. Em segundo lugar, esta aliança conglomerada de erro faz guerra contra Jesus, o Cordeiro. Terceiro, na última guerra da terra, Cristo e seus seguidores são vitoriosos. A besta não vence; Jesus sim.

Você já se perguntou qual estratégia o diabo poderia usar para unir as nações? Como observado nas vezes recorrentes de perseguição, a história muitas vezes se repete. Portanto, descobrimos lições valiosas do colapso do Império Romano. Quando as invasões germânicas do Norte ameaçaram a Europa Ocidental, o imperador romano Constantino recorreu à religião. A autoridade da igreja combinada com o poder do estado tornou-se o instrumento necessário para Constantino.

O fortalecimento contínuo da ideia de um domingo sagrado no quarto século foi uma jogada política e religiosa calculada para unir o império em tempos de crise. Constantino queria seu império unido, e a Igreja Romana queria que ele fosse "convertido". O renomado historiador Arthur Weigall afirma claramente: "A igreja fez um dia sagrado de domingo. . . em grande parte porque era o festival semanal do sol; pois era uma política cristã definitiva tomar os festivais pagãos estimados pelo povo pela tradição e dar-lhes um significado cristão "

Em um momento de grande crise, quando todo o mundo está assustado, sofrendo e com medo, as pessoas ficarão desesperadas por alguém que traga estabilidade e proteção. É assim que a tirania surgiu no passado, e não há razão para pensar que isso não possa acontecer novamente. De acordo com a profecia, algo trará sobre esses eventos finais. Embora seja impossível saber como tudo isso vai se desenrolar, o mundo já viu como grandes mudanças podem acontecer - às vezes muito rapidamente. Embora não saibamos os detalhes sobre o que está por vir, precisamos estar prontos para qualquer coisa. Apocalipse 14:9 e 14:12 descrevem dois grupos distintos.

Um adora a besta, e o outro tem a fé de Jesus e guarda os mandamentos de Deus - incluindo o quarto, o mandamento que o poder da besta tentou mudar. Esse é o contraste. Trabalhando por meio das bestas do mar e da terra, o diabo tenta minar a autoridade de Deus atacando o coração da adoração - ou seja, o sábado. A marca da besta é colocada na testa ou na mão. A testa é um símbolo da mente, onde a consciência, a razão e o julgamento estão localizados. A mão, em contraste, é um símbolo de ações e feitos.

"Temos tendência a ignorar o fato de que o domingo é o dia de adoração das forças opostas... na história do Livro do Apocalipse. O domingo é um símbolo extremamente importante, revelando a incrível astúcia e sofisticação do dragão... Essa mudança da lei de Deus expressa em uma única ação a essência do ódio do dragão contra Deus na luta cósmica. Sua simplicidade é altamente enganosa. O dragão tentou usurpar o lugar de Deus no cosmos, retratando-se como o verdadeiro objeto de adoração e argumentando que a lei de Deus é injusta - que deveria ser mudada".

O dragão mudou a lei na parte dos Dez Mandamentos em que Deus é identificado como Criador e Redentor, o único digno de adoração (Êxodo 20: 8-11; Deuteronômio 5; cf. Apocalipse 4:11; 5: 9, 13, 14). A mudança da lei não só manifesta o ódio do dragão pela vontade do Senhor (a lei), mas também é uma tentativa dele de usurpar o lugar de Deus ao se tornar o objeto de adoração. A universalização dessa mudança na lei garantiria a vitória do dragão. (Ángel Manuel Rodríguez, "O Fechamento do Conflito Cósmico: O Papel das Mensagens dos Três Anjos", manuscrito inédito, 53, 54).

Um dia está chegando, possivelmente mais cedo do que pensamos, em que leis que restringem nossa liberdade religiosa serão aprovadas. Aqueles que seguem diligentemente a Palavra de Deus e guardam o verdadeiro sábado do Senhor serão rotulados como opositores da unidade e do bem geral da sociedade.

Momento de Reflexão

► Qual é a lição que podemos aprender do que foi escrito em Ezequiel 20:1-20?


► Quando se trata de profecia bíblica, por que devemos ter cuidado para não cairmos em fanatismo, definição de datas ou especulação além do que a inspiração divina revelou para nós?


► Quais têm sido os resultados quando os eventos esperados não aconteceram da forma e no momento em que as pessoas disseram que aconteceriam (por exemplo, o Grande Desapontamento)?


► Como devemos responder àqueles que dizem que o cenário sobre a marca da besta e perseguição não pode acontecer porque simplesmente não parece possível dadas as condições atuais do mundo?


► Quais são alguns exemplos de como você viu grandes mudanças acontecerem rapidamente no mundo?

O Teste do Sábado

Talvez até agora, o palco esteja sendo preparado para essa iminente perseguição. Em 6 de junho de 2012, o Papa Bento XVI fez um apelo urgente a mais de 15.000 pessoas reunidas na Praça de São Pedro, em Roma, proclamando que o domingo deve ser um dia de descanso para todos, para que as pessoas possam ficar livres para estar com suas famílias e com Deus. "Ao defender o domingo, defende-se a liberdade humana".

Isso, é claro, não é a mesma coisa que exigir que outros guardem este dia em oposição ao sábado bíblico, mas mostra que a ideia do domingo como "dia de descanso" é uma questão real. Leis serão aprovadas mais cedo ou mais tarde, e aqueles que fielmente seguem a Palavra de Deus e guardam o verdadeiro sábado serão rotulados como opositores aos interesses da sociedade.

Nesse momento de crise, o povo fiel de Deus, pela Sua graça e pelo Seu poder, permanecerá firme em suas convicções de segui-Lo. Eles não cederão à pressão. Em vez da marca da besta, receberão o selo de Deus. Na antiguidade, selos eram usados para atestar a autenticidade de documentos oficiais. Então, esperaríamos encontrar o selo de Deus incorporado em Sua lei. Os selos antigos eram uma marca distintiva e individualizada. O profeta Isaías diz: "Liga o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos" (Isaías 8:16).

O quarto mandamento contém três elementos de um selo autêntico: primeiro, o nome do selador: "O SENHOR teu Deus" (Êxodo 20:10); segundo, o título do selador: o Senhor que "fez" ou o Criador (versículo 11); e terceiro, o território do selador: "os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há" (versículo 11). De acordo com Apocalipse 7:1-3, o selo de Deus é colocado apenas em nossas testas, um símbolo de nossas mentes. Jesus respeita nossa liberdade de escolha.

Ele nos convida a deixá-Lo moldar nossas mentes pelo Seu Espírito Santo, para que não possamos ser movidos do alicerce de nossa fé na Palavra de Deus (Efésios 4:30). Assim, entendemos que os fiéis são aqueles que "guardam os mandamentos de Deus e têm a fé em Jesus" (Apocalipse 14:12), e entre esses mandamentos está o quarto, o único mandamento que o poder da besta pensou em mudar.

Fim de Jogo

A política de Satanás neste conflito final com o povo de Deus é a mesma que ele usou na abertura da grande controvérsia no céu. Ele fingiu estar buscando promover a estabilidade do governo divino, enquanto secretamente empenhava todos os esforços para assegurar sua queda. E o mesmo trabalho que ele estava tentando realizar, ele atribuiu aos anjos leais. A mesma política de engano marcou a história da Igreja Romana. Ela se declarou vice-regente do Céu, enquanto buscava se exaltar acima de Deus e mudar Sua lei.

Sob o domínio de Roma, aqueles que sofreram morte por sua fidelidade ao evangelho foram denunciados como malfeitores; eles foram declarados em liga com Satanás; e todos os meios possíveis foram empregados para cobri-los de desonra, fazendo-os parecer aos olhos do povo e até mesmo a si mesmos como os mais vis dos criminosos. Será assim agora. Enquanto Satanás busca destruir aqueles que honram a lei de Deus, ele os acusará de transgressores da lei, homens que desonram a Deus e trazem juízos sobre o mundo.

Deus nunca força a vontade ou a consciência; mas o recurso constante de Satanás - para ganhar controle sobre aqueles que ele não pode de outra forma seduzir - é a compulsão pela crueldade. Através do medo ou da força, ele se esforça para governar a consciência e obter homenagem para si mesmo. Para realizar isso, ele trabalha através de autoridades religiosas e seculares, movendo-as para fazer cumprir leis humanas em desafio à lei de Deus.

Aqueles que honram o sábado bíblico serão denunciados como inimigos da lei e da ordem, como pessoas que quebram as restrições morais da sociedade, causando anarquia e corrupção e invocando o julgamento de Deus sobre a Terra. Suas escrúpulas conscientes serão chamadas de obstinação, teimosia e desprezo pela autoridade. Eles serão acusados de desafeto para com o governo. Ministros que negam a obrigação da lei divina apresentarão do púlpito o dever de obedecer às autoridades civis ordenadas por Deus.

Nos salões legislativos e tribunais de justiça, os observadores dos mandamentos serão mal representados e condenados. Suas palavras serão distorcidas; a pior interpretação será dada às suas motivações. À medida que as igrejas protestantes rejeitam os argumentos claros e bíblicos em defesa da lei de Deus, eles desejarão silenciar aqueles cuja fé não podem destruir pela Bíblia. Embora ceguem seus próprios olhos para o fato, estão adotando um curso que levará à perseguição daqueles que, conscientemente, se recusam a fazer o que o resto do mundo cristão está fazendo e reconhecem as reivindicações do sábado papal.

Os líderes religiosos e políticos vão se unir para subornar, persuadir ou obrigar todas as pessoas a honrarem o domingo. Eles vão usar leis opressivas para compensar a falta de autoridade divina. A corrupção política está destruindo o amor pela justiça e a preocupação com a verdade. Mesmo na América livre, governantes e legisladores vão ceder à demanda popular por uma lei que obrigue a observância do domingo para ganhar o favor do público. A liberdade de consciência, que foi conquistada com grande sacrifício, não será mais respeitada. Na guerra que em breve ocorrerá, veremos o cumprimento das palavras do profeta: "Então o dragão ficou irado contra a mulher e foi guerrear contra o restante da sua descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus". Apocalipse 12:17.

A mesma mente maligna que planejou contra os fiéis em épocas passadas ainda está tentando eliminar da Terra aqueles que temem a Deus e obedecem à Sua lei. Satanás vai provocar indignação contra a minoria humilde que conscientemente recusa aceitar costumes e tradições populares. Homens de posição e reputação vão se juntar com os sem lei e os vis para conspirar contra o povo de Deus. Riqueza, genialidade e educação vão se unir para cobri-los de desprezo. Governantes perseguidores, ministros e membros da igreja vão conspirar contra eles. Com voz e caneta, por meio de ameaças, ridículo e orgulho, eles vão tentar derrubar sua fé.

Por não terem um "Assim diz as Escrituras" para usar contra os defensores do sábado bíblico, eles vão recorrer a leis opressivas para suprir essa falta. Para ganhar popularidade e patrocínio, legisladores vão ceder à demanda por uma lei dominical. Aqueles que temem a Deus não podem aceitar uma instituição que viola um preceito do Decálogo. Nesse campo de batalha vem o último grande conflito entre a verdade e o erro.