Fazendo um acordo com Deus

Dmitry Bagal, um estudante da Rússia, ficou sem dinheiro vários meses depois de se matricular no programa de mestrado em teologia na Universidade Adventista de Friedensau, na Alemanha. Suas opções pareciam limitadas. Ele poderia trabalhar no campus ou em uma casa de repouso próxima, mas a renda cobriria apenas parcialmente sua mensalidade. Como estrangeiro, ele não poderia fazer um empréstimo estatal como os estudantes alemães. Mas ele poderia solicitar uma bolsa de estudos, que era menor que o empréstimo, mas não exigia reembolso.

Enquanto Dmitry orava sobre o dilema, sentiu-se inspirado a fazer um acordo com Deus. “Senhor”, ele orou, “se o Senhor me abençoar com esta bolsa, prometo reservar um segundo dízimo para sustentar o trabalho missionário”.

Dmitry se candidatou à bolsa e, para sua alegria, foi aprovado. Ele começou a reservar um segundo 10 por cento de sua renda bruta para o trabalho missionário. Com o passar dos semestres, ele foi aprovado para a bolsa repetidas vezes e continuou dando um segundo dízimo para o trabalho missionário. Apesar do segundo dízimo, ele ainda tinha dinheiro suficiente para pagar as mensalidades e outras despesas. Ele até conseguiu reservar dinheiro para uma emergência.

Então, o laptop de cinco anos de Dmitry começou a apresentar problemas enquanto ele trabalhava em sua tese de mestrado. Duas vezes ele teve que comprar peças sobressalentes para consertá-lo. Um dia, ele descobriu que não conseguia mais fechar a tela do laptop. As dobradiças se recusavam a ceder. Um novo laptop era necessário se ele esperava terminar sua tese, e ele estava feliz por ter o pequeno fundo de emergência.

Mas enquanto orava sobre a situação, lembrou-se de um amigo, também da ex-União Soviética, que servia com sua família de cinco pessoas como missionários na selva sul-americana. A alta umidade havia arruinado o tablet de seu amigo, e um dispositivo robusto era necessário desesperadamente para continuar seu trabalho. Dmitry não conseguia entender por que estava pensando em seu amigo na América do Sul quando era ele quem precisava de um laptop para se formar. Mas ele comprou um laptop à prova d'água e à prova de poeira e o enviou a um amigo.

Logo após o envio do pacote, um anúncio online apareceu na tela do laptop de Dmitry, oferecendo exatamente as dobradiças de que ele precisava para o laptop. Ele encomendou as dobradiças e, depois de instaladas, a tela abria e fechava como nova. Surpreendentemente, o laptop ainda funciona hoje, oito anos depois.

A rebelião é uma escolha

Era noite. Um pastor com 30 anos estava na unidade de cuidados intensivos, esperando o momento de morrer. Sua vida estava desaparecendo após uma cirurgia aparentemente sem sucesso, seguida de um episódio hemorrágico.

Por que eu seria permitido morrer? ele pensou. Será que Deus o estava rejeitando e sua ministração? Será que havia um pecado que ele esqueceu de confessar, pelo qual agora estava sendo punido?

Parecia que Deus era muito severo, duro e vingativo, faltando misericórdia e graça. Será que ele estava servindo ao Deus certo?

E se a salvação fosse uma ilusão?

Na escuridão, uma faísca de revolta e amargura começou a queimar dentro de seu coração. Se eu abrigar rebelião e amargura ou não, vou morrer de qualquer maneira, ele pensou. Mas e se eu decidir me agarrar aos pés de Jesus, pedindo perdão, mesmo que pareça que Ele está me chutando para o lado? "Depois de fazer essa escolha, ele não estava mais interessado em lutar por uma cura temporária, mas por vida eterna.

Um verso brilhou em sua mente: "Aquele que vem a Mim, eu de maneira alguma o lançarei fora" (João 6:37). Depois de uma noite conversando com Jesus e sem evidência de aceitação de Deus, ele foi visitado por uma enfermeira que orou com ele. Após essa oração, seus exames indicaram que o processo de cura tinha começado. Depois de algum tempo no hospital, o pastor finalmente foi liberado! Ele agora tinha certeza de que Jesus mesmo o curou naquela noite!

Através da narrativa de Caim e Abel, exploraremos não só a importância de ofertas regulares, mas também como a escolha de rebelar ou aceitar a soberania de Deus afetará nosso culto e destino eterno.

Morte por confiar

A amargura que precede a rebelião nem sempre é fácil de identificar. No caso de Caim, sua alta opinião sobre si mesmo o levou a acreditar que ele era capaz de ver coisas que seus pais e Abel eram muito ingênuos para compreender. Assim, ele permitiu que sentimentos de rebelião contra Deus crescessem.

Ao se afastar de Deus, ele perdeu de vista o caráter de Deus. Então, será que ele começou a pensar que os seres humanos eram vítimas, manipulados e oprimidos por um Deus cruel, severo e malvado? Talvez ele pensasse que a maneira como Deus tratou Adão e Eva, e por extensão a ele mesmo, expulsando-os do jardim, foi algo ainda pior do que o fracasso do casal. Afinal, o fracasso de Adão e Eva não foi algo realmente pequeno? Por que até a terra foi amaldiçoada?

Caim poderia ter acreditado que seguir rigorosamente os mandamentos de Deus era um sinal de submissão e fraqueza. Ele pode ter preferido olhar para o que sentia ser a grande imagem e escolher o que lhe parecesse razoável. Afinal, por que as pessoas dotadas de livre-arbítrio e inteligência precisariam seguir rigorosamente a mente de outra pessoa? Não podem ter autonomia e ser uma lei para si mesmas? Não seria uma obediência rigorosa um sinal de estupidez? Não seria fanatismo seguir ponto a ponto todos os menores detalhes dos requisitos de Deus?

Abel, por outro lado, apesar também ter sido afetado pela maldição de Deus, decidiu aceitar Seus tratos com a humanidade como algo justo, acreditando em Sua justiça e misericórdia e, acima de tudo, confiando na redenção prometida. Ele decidiu humilhar-se sob uma Mente Superior, sob a autoridade de uma Sabedoria que nem sempre pode ser compreendida por mentes limitadas e caídas.

As condições eram longe de ideais após eles perderem o acesso ao Jardim do Éden. Mas confiando na promessa de um futuro mais brilhante após a redenção, Abel aceitou o presente de perdão de Deus através do derramamento de sangue de um Substituto, prefigurado pelo animal sacrificial. Ele poderia encontrar amor na promessa de um Libertador futuro que juntaria seu destino com a humanidade, sendo também ferido pela serpente antes de ferir sua cabeça (Gênesis 3:15).

Ao tentar convencer Abel a se juntar a ele em sua rebelião, Cain encontrou uma reação gentil, mansa, mas firme de seu irmão. Abel exaltou a lei de Deus como boa, desejável e algo destinado a protegê-los e sua misericórdia ao poupar a vida de seus pais. Ele também testemunhou sobre a justiça e o amor de Deus em fornecer uma fuga para cada transgressor arrependido, simbolizado pelo sacrifício sangrento. Então ele convidou Cain a adorar a Deus de acordo com a forma prescrita, mas isso fez com que Cain ficasse ainda mais determinado a seguir seu próprio caminho.

Enfurecido porque não conseguiu sensibilizar Abel a causa dele, ou responder aos seus argumentos, Caim cedeu à violência, acabando por matar o representante da verdadeira fé. E a mesma coisa acontecerá no final dos tempos entre aqueles que confiam no Senhor e aqueles que são apenas adoradores nominais. A perseguição mais dura deve ser esperada de dentro do povo de Deus.

Quem é o benfeitor ?

Abel trouxe uma oferta "do primogênito de sua manada e de seu gordura".

"O Senhor respeitou Abel e sua oferta" (Gênesis 4:4), considerando-a "uma oferta mais excelente do que [a de Caim]" (Hebreus 11:4).

A palavra "primogênito" pode indicar que para Abel era uma oferta regular (não dízimo), dada com a mesma frequência que uma fêmea de sua manada produziria seu primeiro filhote. Isso era um sinal de submissão e aliança a Deus. Essa oferta era dada por um evento, não por sentimentos - um animal fêmea produzindo seus filhotes - que era considerado uma bênção do Senhor. Essa oferta nos ajuda a ver Deus como o doador, provedor e benfeitor, promovendo gratidão, confiança e paz de espírito. Dessa forma, era suposto ser um antídoto contra amargura, ingratidão e rebelião.

O ato de oferecer o primogênito de cada animal era uma prática antiga entre pessoas temerosas a Deus que foi regulamentada para os israelitas (Êxodo 13:1-16). Normalmente menos custosa e não requerendo derramamento de sangue, esta oferta de primícias estava sob o princípio de que Deus deveria ser o primeiro (Mateus 6:33).

"Honre o Senhor com suas posses e com as primícias de todo o seu aumento" (Provérbios 3:9), registra Salomão, validando este princípio de Deus primeiro até mesmo para nós que temos salários ou renda em vez de rebanhos ou colheitas. Isso deve levar o doador a confiar que Aquele que já providenciou providenciará novamente: "Então suas estabulagens estarão cheias de fartura e seus tonéis transbordarão com vinho novo".

Ofertas regulares, com o princípio de Deus em primeiro lugar, devem ser principalmente acionadas, não por bons sentimentos, uma necessidade específica, um chamado, simpatia por um padre ou líder religioso, nem mesmo por um desejo de fornecer para o templo ou trabalho missionário. Em vez disso, devem ser acionadas pelo ato de Deus de enviar alguma forma de aumento. Eles são uma forma de adorar a Deus, além da décima (Malaquias 3: 8-10), sempre que há uma adição de renda.

Em gratidão, algumas pessoas praticam esse princípio hoje, por exemplo, quando retornam ao Senhor o primeiro rendimento de aluguel de um novo inquilino ou o primeiro salário de um novo trabalho. Eles mantêm colocando Deus em primeiro lugar, retornando a décima e outra proporção como oferta de cada salário regular ou renda de aluguel.

Acionadas pelas bênçãos de Deus, como a décima, as ofertas regulares tendem a fomentar (como no caso de Abel) uma "mentalidade de adoração" em vez de uma "mentalidade de doador". Quando é adoptada uma "mentalidade de doação", os doadores podem ser tentados a se ver como proprietários dos recursos e posteriormente benfeitores ou filantropos (às vezes anseios por reconhecimento). "Doadores" podem estar mais inclinados a pensar que estão em posição de decidir se dar ou não, onde dar e decidir como os fundos devem ser aplicados.

Adoradores sob o princípio de Deus em primeiro lugar consideram Deus como o benfeitor, o proprietário de todas as coisas e o filantropo. A oferta regular para os adoradores é uma celebração que atribui glória a Deus pelo que eles recebem toda vez que recebem algo Dele. Desta forma, eles estão menos inclinados a esperar louvores ou reconhecimento humano. Para eles, ofertas espontâneas especiais podem ser dadas, mas apenas além das ofertas regulares, nunca as substituindo.

Adoradores verdadeiros se veem apenas como recipientes dos bens de Deus, como Seus representantes e como administradores de Suas posses. Como tudo pertence a Ele, eles se consideram responsáveis perante o Proprietário, mesmo pelo uso do que permanece em suas mãos após trazerem seus dízimos e ofertas!

Momento de Reflexão

► Se o fanatismo significa seguir todos os pequenos detalhes dos requisitos de Deus, quais deles devemos desobedecer para nos considerarmos como pessoas "equilibradas"?





► Zelo é sinônimo de fanatismo? com legalismo? Qual é a diferença?





► Por que pessoas livres e inteligentes precisam seguir a mente de Deus? Qual é o problema com mentes inteligentes?



►Em quais situações a autoconfiança pode se tornar um traço negativo de personalidade e prejudicar a vida espiritual? Explique.



►Há esperança para aqueles que, como Cain, ainda cultivam sentimentos de revolta e amargura contra Deus? Como eles podem ser salvos?





► Em que áreas essas lições podem ser aplicadas?





► Como você vê Jesus de forma diferente ou o vê novamente?





► Que tipo de ofertas não podem ser aceitas por Jesus hoje, mesmo quando entregues durante o serviço, na igreja? Explique.





► Que outros versículos/promessas lhe vêm à mente em relação a Gênesis 4:1-7?

A escolha contínua de Caim

"Pela fé, Abel ofereceu a Deus um sacrifício mais excelente do que o de Caim, através do qual ele obteve testemunho de que era justo" (Heb. 11:4). Através da ausência de fogo descendo do céu, (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, 71) Deus mostrou que "Ele não respeitou Caim e sua oferta" (Gên. 4:5). Como podemos explicar essa discriminação agora em uma época de pluralismo e inclusão?

O sistema de ofertas implica mais do que simplesmente reconhecer a Deus como provedor e benfeitor. Também deve apontar para Deus como Redentor. Tanto Caim quanto Abel estavam bem familiarizados com esse sistema de adoração especificado por Deus, centrado na morte de um animal e na necessidade de sangue derramado - algo que não era pretendido ser bonito.

Aquele ritual, destinado a culpar o pecador e não a Deus, foi concebido para levar cada adorador a reconhecer sua pecaminosidade e a expressar fé na promessa de que a pena de morte pelo pecado cairia em alguém. Todos os privilégios e bênçãos para os pecadores merecedores de morte só eram possíveis por causa do plano de redenção. A graça de Deus seria revelada através de sua própria morte em favor do pecador meritoriamente.

Mas Caim se recusou a ver a oferta como uma vantagem para si mesmo. (E. G. White, 72.) Em vez disso, orgulhoso de seus próprios sentidos refinados, ele presumiu que aqueles sacrifícios sangrentos eram nojentos e repugnantes. Caim provavelmente escolheu interpretá-los como evidência da severidade e crueldade de Deus, além de sua interpretação da expulsão de Adão e Eva do jardim.

Achando que apenas as mentes inferiores precisavam seguir os menores detalhes dos requisitos de Deus, ele optou por uma forma mais limpa e conveniente de adorar. Ao fazer do seu jeito, ele perdeu de vista que a adoração deve ser oferecida, não de acordo com as preferências do adorador, mas de acordo com as prescrições daquele que é adorado.

A rejeição de Caim não foi arbitrária, já que Deus não é alguém que distingue as pessoas. Jesus vê, pesa, lembra, avalia e estima cada coração e cada oferta (Marcos 12:41; Atos 10:4), não por nenhum critério humano, mas de acordo com Sua lei. A forma como trazemos nossas ofertas (ou até mesmo a ausência de ofertas) é frequentemente um reflexo de nossos sentimentos em relação a Ele.

Mesmo depois que a oferta de Caim foi rejeitada, Deus não o deixou sozinho para perecer. Em vez disso, Caim foi assegurado por um anjo de que ainda poderia ser aceito se ele "fizesse bem" (Gênesis 4:7). Ele também foi alertado de que, devido à sua natureza pecaminosa, o pecado estava "agachado na porta", e sua vontade era controlar sua vida, levando-o ao fracasso. No entanto, Caim ainda teria a escolha de "dominar sobre ele" ou não.

Servimos a um Deus justo, que não é alguém que distingue as pessoas. Embora tenha morrido por todos, no final Deus respeitará a escolha de cada um de aceitá-lo ou rejeitá-lo! Aqueles que se recusarem a aceitar a morte de Jesus em seu nome precisarão pagar por seus pecados. Assim como Davi fez mais tarde, Caim poderia ter confessado seu pecado e sua rebelião, sendo completamente perdoado. Ele poderia então expressar sua confiança no perdão de Deus ao trazer uma oferta adequada, de acordo com a prescrição de Deus. No entanto, assim como Satanás, Saul e Judas, Caim escolheu manter seus pensamentos queridos de amargura e atitude altiva.
Até hoje, qualquer oferta que não expressa fé em Jesus como Salvador, Criador e Provedor se torna uma imitação moderna da oferta de Caim. Ela pode ser trazida para a igreja, ser elogiada por outros e produzir bons sentimentos no doador, mas não será aceita pelo Céu. Só a verdadeira adoração arrependida conectará o doador à Fonte de todas as coisas boas.

Dois grupos

Os seguidores de Cristo não devem esperar por apelos missionários emocionantes para os despertem para a ação. Se estiverem espiritualmente despertos, eles ouviriam na renda de cada semana, seja muito ou pouco, a voz de Deus e da consciência com autoridade exigindo as décimas e ofertas devidas ao Senhor.

Abel... viu justiça e misericórdia nas ações do Criador com a raça caída, e aceitou gratamente a esperança de redenção. Mas Cain cultivou sentimentos de rebelião, e murmurou contra Deus devido à maldição pronunciada sobre a terra e sobre a raça humana pelo pecado de Adão. Ele permitiu que sua mente corresse pelo mesmo canal que levou à queda de Satanás - cedendo ao desejo de auto exaltação e questionando a justiça e autoridade divinas...

Eles estavam familiarizados com a provisão feita para a salvação do homem, e compreenderam o sistema de ofertas que Deus havia ordenado. Eles sabiam que nessas ofertas eles deveriam expressar fé no Salvador a quem as ofertas simbolizavam, e ao mesmo tempo reconhecer sua dependência total Dele para perdão...

Abel implorou a seu irmão para se aproximar de Deus da forma divinamente prescrita, mas suas súplicas só fizeram com que Cain ficasse ainda mais determinado a seguir sua vontade própria. Como o mais velho, ele se sentia acima de ser repreendido por seu irmão e desprezou seu conselho.

Caim veio diante de Deus com murmúrios e infidelidade em seu coração em relação à prometida oferta de sacrifício e à necessidade das ofertas de sacrifício. Sua oferta não expressava arrependimento pelo pecado. Ele sentiu, como muitos agora sentem, que seria um reconhecimento de fraqueza seguir o plano exato marcado por Deus, confiando sua salvação completamente ao sacrifício do Salvador prometido. Ele escolheu o curso da auto-dependência. Ele viria com suas próprias méritos. Ele não traria o cordeiro e misturaria seu sangue com sua oferta. ... Ele apresentou sua oferta como um favor feito a Deus, através do qual esperava garantir a aprovação divina. ... Ele prestou apenas obediência parcial. A parte essencial, o reconhecimento da necessidade de um Redentor, foi deixada de fora.

Caim teve a mesma oportunidade de aprender e aceitar essas verdades como Abel tinha. Ele não era vítima de um propósito arbitrário. Um irmão não foi eleito para ser aceito por Deus e o outro para ser rejeitado. Abel escolheu fé e obediência; Caim, descrença e rebeldia. Aqui, todo o assunto descansou.

Caim e Abel representam duas classes que existirão no mundo até o final dos tempos. Uma classe se aproveita da oferta de sacrifício para o pecado; a outra se arrisca a depender de suas próprias méritos. ... É somente através dos méritos de Jesus que nossas transgressões podem ser perdoadas. Aqueles que não sentem a necessidade do sangue de Cristo, que sentem que, sem graça divina, podem por suas próprias obras garantir a aprovação de Deus, estão cometendo o mesmo erro que Caim cometeu.