Menino problemático a ancião da igreja

Por Sheron ndhlovu


Edmond era uma criança problemática em Mzuzu, Malawi. Ele se recusou a obedecer a seus pais, professores ou qualquer outro adulto. Na escola, ele batia nos outros meninos e até nos professores. Ele ganhou uma reputação tão terrível que crianças e adultos tinham medo dele.

Um dia, Edmond decidiu que seria divertido interromper o clube Pathfinder. Ele levou seus amigos rebeldes à Igreja Adventista do Sétimo Dia de Chasefu, e eles zombaram dos desbravadores que marchavam e cantavam. Edmond gostou de ver a reação dos desbravadores, então ele e seus amigos voltavam semana após semana. Mas com o passar das semanas, Edmond se interessou pelas atividades dos Desbravadores. Ele queria saber mais sobre o que as crianças estavam fazendo e no que acreditavam. Quando a igreja organizou reuniões evangelísticas no Estádio Mzuzu, ele decidiu ir, mas não contou aos amigos com medo de que riam dele. Ele também não contou a seus pais, que pertenciam a outra denominação cristã, porque temia que eles pudessem puni-lo. .

Nas reuniões, Edmond se apaixonou pelo Deus do céu e pelo Senhor do sábado do sétimo dia. Embora estivesse com medo de que as crianças e adultos adventistas, a quem ele havia maltratado tão terrivelmente, o rejeitassem, ele reuniu coragem e entregou seu coração a Jesus no batismo. Seus pais descobriram sobre o batismo quatro meses depois e imediatamente repudiaram o menino. Edmond ficou na casa dos membros da igreja, e eles lhe ensinaram mais sobre a Bíblia até que ele se tornasse bem versado em seus ensinamentos. Ele também trabalhou em biscates para pagar as taxas exigidas para que pudesse permanecer na escola. Três anos se passaram. Os pais de Edmond viram que ele era fiel a Deus. Eles viram que ele havia se tornado uma nova criatura em Cristo e pediram que ele voltasse para casa. .

Hoje, Edmond Tchiri é casado com uma adventista e eles têm dois filhos. Ele também serve como ancião na Igreja Adventista do Sétimo Dia de Chasefu, o lugar onde costumava atormentar os Desbravadores. Ele diz que somente Deus poderia ter transformado o estudante problemático em um presbítero da igreja. “Nunca menospreze as crianças, não importa o quão mal-comportadas elas possam ser”, disse ele. .


Fornecido pelo Escritório da Conferência Geral da Missão Adventista, que usa as ofertas missionárias da Escola Sabatina para espalhar o evangelho em todo o mundo. Leia novas histórias diariamente em www.AdventistMission.org..


Acreditamos que Deus aumentou o conhecimento de nosso mundo moderno e que Ele deseja que o usemos para Sua glória e proclamar Seu breve retorno! Precisamos da sua ajuda para continuar a disponibilizar a Lição da Escola Sabatina neste aplicativo. Temos os seguintes custos Firebase, hospedagem e outras despesas. Faça uma doação no nosso site WWW.EscolaSabatina.net

Mangas Verdes

Uma família de missionários, chamada para trabalhar em um país tropical, considerou as mangas uma amostra exótica do céu. Como essa fruta era cara e difícil de encontrar em sua terra natal, eles ficaram emocionados ao saber que a manga agora era comum e barata. .

Eles ficaram ainda mais animados quando descobriram uma mangueira em seu quintal. Eles mal podiam esperar para colher e comer mangas de sua árvore! Mas sua expectativa mudou para amargura quando descobriram que todas as “suas” mangas foram colhidas por seus vizinhos enquanto ainda estavam verdes. Aparentemente, os locais usavam mangas verdes para preparar um prato apreciado naquele país. Como a família missionária deveria ter reagido? .

Não era direito deles comer mangas maduras de sua própria árvore? Seus protestos não prejudicariam sua capacidade de exemplificar o evangelho a seus vizinhos, que é essencialmente Deus “dando” a vida eterna àqueles que não a merecem? Eles decidiram que “desistir” de suas mangas não era nada comparado ao que Cristo desistiu por eles. .

Depois de um tempo eles até experimentaram as mangas verdes de acordo com o costume local e acabaram adorando! O tema desta semana se concentrará em Isaque e sua interação com Abimeleque (Gênesis 26). Este relato revelará como o amor ao dinheiro e ao ganho material arruinará a razão de estarmos neste mundo — nosso propósito e nossa missão. .

Ao mesmo tempo, aprenderemos lições importantes sobre altruísmo — a preocupação altruísta pelo bem dos outros. Esta importante virtude é praticada por todos os verdadeiros representantes de Cristo, que confiam em Suas promessas de prover para eles e estão se preparando para viver no céu.

O direito de Cavar

As circunstâncias eram contra Isaque e Rebeca enquanto procuravam o melhor lugar para viver e se sustentar. Por causa da fome, Isaque decidiu se mudar para gerar, região governada por Abimeleque, rei dos filisteus. Enquanto estava lá, Isaque recebeu uma mensagem importante de Deus: “Não desça ao Egito; habitai na terra que eu vos disser” (Gn 26:2). Ainda que o lugar destinado por Deus para eles morarem não tenha sido especificado naquele momento, duas coisas ficaram claras. .

Primeiro, Deus lhe disse para não descer ao Egito. Em segundo lugar, Deus prometeu estar com ele e abençoá-lo. Mas essa promessa estava implicitamente ligada a seguir as orientações futuras de Deus sobre onde morar. Aqueles que consideram o ganho material como seu objetivo supremo na vida acabarão colocando a si mesmos e suas famílias onde Deus não pode abençoá-los. Como Ló, eles expõem suas famílias a riscos espirituais. .

Satanás assume o controle da situação, e o resultado geralmente é problemas de saúde, famílias desfeitas, fracasso temporal e perda eterna. Isaque sabia que a parte de Deus na aliança transgeracional com seu pai, Abraão, incluía duas coisas: dar-lhe descendentes e fornecer bens para viver. Mas as posses eram garantidas apenas se eles cumprissem a condição - ensinar seus descendentes depois deles a guardar o caminho do Senhor (Gn 17:4–9; 18:19). .

Ainda sem nenhuma informação adicional de Deus sobre para onde ir, Isaque ficou em Gerar e semeou naquela terra. Ele “colheu cem vezes mais; e o Senhor o abençoou. O homem começou a prosperar e continuou prosperando até ficar muito próspero; pois possuía ovelhas e gado vacum e grande número de servos” (Gn 26:12–14). Podemos apenas imaginar como ele amava aquele lugar, pois as condições para o crescimento material eram tremendamente favoráveis! Seria este o lugar destinado por Deus para ele morar? Como sempre, os sinais de riqueza atraíam a inveja. .

Os filisteus taparam os poços cavados por seu pai Abraão, sem os quais ele não poderia prosperar! Além disso, Abimeleque pede a Isaque que se afaste deles, o que seria um sério risco à sua prosperidade. Imagine os sentimentos de Isaac ao enfrentar esse tipo de tratamento injusto. Ele poderia se gabar de que era seu direito possuir os poços cavados por seu pai. Afinal, Deus não havia prometido toda aquela terra a seus descendentes? Mas evitando conflitos para não comprometer sua missão, Isaque partiu para o Vale de Gerar. .

Lá ele abriu novamente poços que foram cavados por seu pai, que mais tarde foram parados pelos filisteus. Seus servos também cavaram um novo poço, mas os pastores de gerar também discutiram sobre isso. Isaque “cavou outro poço, e por causa dele também disputaram”. .

Ele deveria ter fingido que nada estava acontecendo? Ele não deveria ter se mantido firme, defendendo seus direitos desse tipo de tratamento? Algumas pessoas estão tão conscientes de seus direitos que não se importam em arruinar qualquer relacionamento para preservá-los. .

Mas os verdadeiros servos de Jesus Cristo sempre considerarão o relacionamento com Deus e com os outros humanos como de maior importância do que o ganho material. Como Abraão fez com Ló e Isaque com Abimeleque, eles não hesitarão em sofrer perdas materiais, se necessário, para refletir o caráter generoso de seu Mestre e conduzir outros a Ele. .

Esse tipo de perda é creditado na conta deles por Jesus como uma oferta feita a Ele. No final do dia, Ele não os deixará em necessidade.

A oferta do “Poço”

A história de Isaque indica que não devemos lutar por um poço, mesmo que ele nos tenha sido tirado injustamente. Também ensina que, ao modelar Cristo, somos capacitados por Seu Espírito a colocar os outros em primeiro lugar, mesmo quando eles estão tentando nos prejudicar. Não é por fraqueza ou covardia que somos chamados a fazê-lo.
É simplesmente feito a partir da fé. Essa atitude vem da crença de que existe um Deus no céu que interfere ativamente nos negócios humanos, cuida de nossos direitos e, no devido tempo, consertará todas as injustiças humanas. Também vem da certeza de que ganhos ou perdas circunstanciais não têm o poder de interferir na decisão de Deus de nos abençoar. .

Por outro lado, aqueles que não confiam no Senhor como seu defensor continuarão lutando para se posicionar em lugar privilegiado, ou prejudicarão relacionamentos lutando para defender o que acreditam ser seus direitos. Eles sempre colocarão dinheiro e ganhos materiais à frente das pessoas. Essa combatividade pode fazer parte de uma mentalidade evolucionista que na prática ignora Deus, a oração e Suas ações sobrenaturais em favor de Suas criaturas. Mesmo cristãos nominais podem inadvertidamente adotar uma mentalidade darwinista da luta da espécie e da sobrevivência do mais apto, lutando por seus direitos como se não houvesse Deus para defendê-los. Os representantes de Deus não deveriam lidar com os injustos como eles merecem ser tratados? Ou devemos tratar os outros como fomos tratados pela graça de Deus? .

Parafraseando Göethe: Se tratarmos as pessoas como elas merecem, podemos tirar delas a oportunidade de se tornarem o que poderiam se tornar. Como terminou a conta desta semana? Depois de várias experiências irritantes, Isaac mudou-se novamente “e cavou outro poço”. Quando seus inimigos “não brigaram por isso”, ele imediatamente atribuiu esse resultado à intervenção sobrenatural de Deus: “Porque agora o Senhor nos deu lugar, e seremos frutíferos na terra” (Gn 26:22). Como também acontece em nossa vida, Deus usou todos aqueles aborrecimentos, não apenas para desenvolver o caráter de Isaque, mas também para conduzi-lo ao(s) lugar(es) onde ele deveria morar. Os melhores lugares do mundo são aqueles que Deus indica para nós. Isaque mudou-se para onde mais tarde seria conhecido como Berseba. Deus apareceu para ele lá, dizendo-lhe para não temer: “Eu estou com você. abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência”. .

Agora, para surpresa de Isaque, Abimeleque veio até ele em paz, acompanhado por dois dignitários. Isaque não perdeu a oportunidade de perguntar: “Por que você veio a mim, já que me odeia e me expulsou de você?” A resposta foi reveladora: “Certamente vimos que o Senhor está convosco”. Nosso objetivo na vida é mostrar aos outros o quão preciso é nosso senso de justiça e nossa capacidade de lutar por nossos direitos? Ou nosso primeiro objetivo é revelar Cristo em nossa interação com os outros? Estamos prontos para "comer mangas verdes". .

Momento de Reflexão

► Por que Deus não especificou imediatamente a Isaque, de forma objetiva, o lugar onde ele deveria morar (Gn 26:2)? .

► Que lugar específico Deus pretende que você habite e trabalhe?

► Que outros princípios e conclusões você encontra? .

► Em sua opinião, qual é a maneira mais poderosa de revelar Deus a um familiar descrente? .

► Que outros versículos/promessas vêm à mente em conexão com Romanos 12:9–21? .

► Como você vê Jesus de maneira diferente ou O vê novamente?.

► O que Ele está dizendo a você através desses textos?

Virtude Agridoce

O altruísmo, que foi perfeitamente exemplificado por Cristo na cruz, é uma virtude agridoce. Embora frequentemente gere dor, também produz paz e alegria quando praticada com fé. Muitas vezes é doloroso porque luta contra a nossa inclinação natural para o egoísmo. Ellen G. White aponta para o poder do egoísmo como “o mais forte e geral dos impulsos humanos” e “a essência da depravação” (Counsels on Stewardship, 24, 25). Satanás traz tentações, abusos ou injustiças, levando-nos a temer a perda. Esse tipo de medo impede que a verdade da bondade de Deus e Seu cuidado amoroso se instale em nossa mente. .

Ele sabe bem que, ao nos colocar nas areias movediças do medo, facilmente nos leva a usar armas físicas e a adotar estratégias mundanas para administrar conflitos e finanças durante as crises. Ao recorrer às armas físicas, saímos do guarda-chuva protetor de Deus! O Senhor, por outro lado, permite que experimentemos acontecimentos desfavoráveis para que nosso caráter se desenvolva e aprendamos a confiar. .

Como aconteceu com o fiel Jó, mesmo perdas inexplicáveis podem fazer parte de Seu grande plano no contexto do grande conflito. Então, por que temer ou reclamar? Como todos nós nascemos no reino de Deus como missionários, devemos cuidar mais das necessidades dos outros do que das nossas. Ninguém pode ser um missionário enquanto retém o “eu”. Todo desejo de ganho, mesmo a preservação da vida, deve ser entregue a Jesus. É quando, como Jesus, nos tornamos prontos para morrer pelo mundo que somos capazes de refleti-lo como Isaque. .

Porque ele confiou em Deus e praticou Seus princípios ao lidar com seus inimigos, eles foram levados a reconhecer Deus em sua vida e foram incrivelmente atraídos a ele - o representante de Deus. Depois de perceber o que Cristo fez por nós na cruz, somos compelidos por Seu amor a levar outros a Ele. Como Spurgeon disse uma vez: “Se você não deseja levar outros para o céu [ou Jesus], você mesmo não irá para lá”. Não importa se você é um missionário patrocinado pela igreja ou um missionário autossustentável como Isaac. .

O tipo de generosidade relacional/material demonstrada por Isaque só é possível quando alguém compreende o poder de Deus, Seu imenso amor, bem como seu papel de ser uma bênção para todas as nações da terra. É impossível transmitir o conhecimento de Jesus a outros se nosso amor ao dinheiro ou ao ganho mundano torna-se evidente para eles que não conhecemos Jesus. Que haja em nós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus!

Pecado e Divindade

O Senhor O objetivo de Satanás tem sido levar os homens primeiro ao eu; e entregando-se ao seu controle, desenvolveram um egoísmo que encheu o mundo de miséria e conflito, colocando os seres humanos em desacordo uns com os outros. O egoísmo é a essência da depravação. . . Nações, famílias e indivíduos estão cheios do desejo de fazer do eu um centro. . . O egoísmo trouxe discórdia à igreja, enchendo-a de ambição profana. . . Buscar o bem dos outros é o caminho para encontrar a verdadeira felicidade. .

O homem não trabalha contra seu próprio interesse amando a Deus e a seus semelhantes. Quanto mais altruísta for seu espírito, mais feliz ele é, porque está cumprindo o propósito de Deus para ele. O sopro de Deus é soprado através dele, enchendo-o de alegria. Para ele, a vida é uma responsabilidade sagrada, preciosa a seus olhos porque dada por Deus para ser gasta no serviço a outros. (Ellen G. White, Counsels on Stewardship [Washington, D.C.: Review and Herald Publishing Association, 1940], 24, 25.) .

Os seguidores de Cristo não devem desprezar a riqueza; devem considerar a riqueza como o talento confiado pelo Senhor. . . Mas devemos ter em mente o fato de que Deus não nos deu riquezas para usarmos como quisermos, para ceder ao impulso, para doar ou reter como quisermos. . . Os que fazem uso egoísta de suas riquezas neste mundo estão revelando atributos de caráter que mostram o que fariam se as tivessem. . . possuía os tesouros imperecíveis do reino de Deus. . . Deus deu instruções sobre como eles devem se apropriar de Seus bens para aliviar as necessidades da humanidade sofredora, para promover Sua causa, para edificar Seu reino no mundo, para enviar missionários a regiões distantes, para disseminar o conhecimento de Cristo em todos os lugares. partes do mundo. (E. G. White, Counsels on Stewardship, 133, 134.) .

Cristo, nosso exemplo, nada fez para vindicar ou libertar a Si mesmo. Ele entregou Seu caso a Deus. Portanto, seus seguidores não devem acusar ou condenar, ou recorrer à força para se livrarem. Quando surgem provações que parecem inexplicáveis, não devemos permitir que nossa paz seja estragada. Por mais injusta que sejamos tratados, que nenhuma paixão surja. Ao ceder a um espírito de retaliação, prejudicamos a nós mesmos. Destruímos nossa própria confiança em Deus e entristecemos o Espírito Santo. Há ao nosso lado uma testemunha, um mensageiro celestial, que erguerá para nós um estandarte contra o inimigo. .

Ele nos encerrará com os brilhantes raios do Sol da Justiça. Além disso, Satanás não pode penetrar. Ele não pode passar por este escudo de luz sagrada. (E. G. White, Christ’s Object Lessons [Washington, D.C.: Review and Herald Publishing Association, 1900, 1941], 171, 172.)