Um cara em uma bicicleta.

O jovem em estradas empoeiradas do interior, através de terrenos secos e monótonos e sob um sol australiano impiedoso, Philip pedalou centenas de milhas vendendo livros cristãos cheios de esperança como um evangelista da literatura. Um dia, ele chegou a uma fazenda no meio do nada, em um lugar chamado Eugowra. Lá, ele viu um fazendeiro arando um campo. O homem era forte fisicamente, mas estava quebrado espiritualmente. Era Tom Kent.

Philip não sabia, mas a família de Tom estava arrasada. Sua esposa, Mary, havia sucumbido à pneumonia. Ele estava desesperado, lutando para cuidar de seus 11 filhos. Pouco antes de morrer, Mary havia pedido a Tom que prometesse que ele a encontraria no céu - e levasse as crianças com ele. Tom havia prometido. Chorando, ele procurou uma Bíblia para descobrir como poderia manter sua promessa. Foi quando Philip conheceu Tom.

Philip Ainslie Reekie nasceu na Escócia em 1846. Em 1888, viúvo e divorciado, ele migrou para a Austrália em busca de uma nova vida. Apenas um ano depois, em 1889, ele encontrou algum material cristão, descobriu verdades incríveis da Bíblia e encontrou o verdadeiro Jesus. Ele não apenas encontrou um novo país, mas também uma nova razão para viver. Ele queria espalhar esperança. Ele deixou de trabalhar como gravador para gravar a Palavra de Deus nos corações, tornando-se um evangelista de literatura.

Agora, ouvindo a história desoladora de Tom, Philip viu a dor e ouviu sobre a esperança moribunda de Mary. Ele decidiu compartilhar "O Grande Conflito" com Tom. Tom lutou com as verdades bíblicas que leu, mas depois de um estudo cuidadoso, aceitou os ensinamentos. Essas novas descobertas deram a Tom o conforto profundo e a segurança de que ele tanto precisava. Ele compartilhou suas descobertas com seus filhos e vizinhos. Seus filhos e cinco famílias vizinhas se tornaram crentes e discípulos de Jesus. Foi então que Tom soube que poderia manter sua promessa à sua esposa.

Hoje, essa história notável continua. Os descendentes de Tom Kent, juntamente com outras cinco famílias e outras pessoas trazidas para a Igreja Adventista do Sétimo Dia, totalizam mais de 20.000 indivíduos. Vinte mil vidas transformadas por um fiel evangelista da literatura em uma bicicleta e um fazendeiro que compartilhou "O Grande Conflito" com sua família e vizinhos.


Fornecido pelo Escritório da Conferência Geral da Missão Adventista, que usa as ofertas missionárias da Escola Sabatina para espalhar o evangelho em todo o mundo. Leia novas histórias diariamente em www.AdventistMission.org.


Acreditamos que Deus aumentou o conhecimento de nosso mundo moderno e que Ele deseja que o usemos para Sua glória e proclamar Seu breve retorno! Precisamos da sua ajuda para continuar a disponibilizar a Lição da Escola Sabatina neste aplicativo. Temos os seguintes custos Firebase, hospedagem e outras despesas. Faça uma doação no nosso site WWW.EscolaSabatina.net

Aguardando o Julgamento

Se a Bíblia é clara sobre algo, é sobre o fato de que Deus é um Deus de julgamento e que, mais cedo ou mais tarde, de uma forma ou de outra, o julgamento que falta aqui e agora virá e será administrado por Deus mesmo, "o Juiz de toda a terra" (Gênesis 18:25; ver também Salmos 58:11; 94:2; 98:9). Como Paulo escreveu: "Assim cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus" (Romanos 14:12).

É uma ideia assustadora, não é? Ter que prestar contas de nós mesmos diante do Deus que conhece as coisas mais profundas, o Deus que "trará a juízo toda obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau" (Eclesiastes 12:14).

No entanto, o julgamento revela ultimamente a bondade e a graça de Deus e que Ele é justo e misericordioso em como lidar tanto com os salvos como com os perdidos.
Nesta semana, vamos explorar os temas mais profundos do julgamento em relação à grande controvérsia que está acontecendo no universo, e vamos olhar especialmente para o que acontece quando o povo fiel de Deus enfrenta o inevitável "julgamento que virá" (Atos 24:25).

A cruz e o Martelo

O último livro da Bíblia, o Apocalipse, fala sobre o fim da disputa que sempre existiu entre o bem e o mal. Lúcifer, um anjo rebelde, questionou a justiça, a bondade e a sabedoria de Deus. Ele afirmou que Deus é injusto na maneira como administra o universo. O julgamento final do Apocalipse está no centro desse conflito sobre o caráter de Deus.

Em Apocalipse 14:7 está escrito: "Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas". O evangelho e o julgamento, ambas partes da primeira mensagem do anjo, estão inseparavelmente entrelaçados. Se não fosse pelo "evangelho eterno", não teríamos esperança diante do julgamento iminente. De fato, como veremos, o "evangelho eterno" é nossa única esperança à medida que nos aproximamos do julgamento. Não há dúvida de que a pregação deste evento é parte do evangelho.

Durante o julgamento, os mundos não caídos verão que Deus fez tudo o que pôde para salvar cada ser humano. Isso revela a justiça e a misericórdia de Deus. Isso diz algo sobre Seu amor e Sua lei. Isso fala de Sua graciosa disposição para salvar e de Seu poder para libertar. O julgamento é parte da solução definitiva de Deus para o problema do pecado. Deus respondeu às acusações de Satanás na cruz, mas no julgamento, Ele revela que realmente fez tudo o que era possível para nos salvar.

Os registros infinitos, precisos e detalhados do céu serão abertos (ver Daniel 7:10) durante o julgamento. Somos tão preciosos para Deus que todo o universo pausará para considerar as escolhas que fizemos à luz do chamado do Espírito Santo e da redenção tão livremente providenciada por Cristo na cruz do Calvário.

Tanto a cruz quanto o julgamento mostram que Deus é justo e misericordioso. A lei exige a morte do pecador. A justiça declara: "O salário do pecado é a morte", mas a misericórdia responde: "O dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 6:23). Se a lei de Deus pudesse ser mudada ou abolida, seria totalmente desnecessário para Jesus morrer. A morte de Cristo estabelece a natureza eterna da lei, e a lei é a base do julgamento.

As nossas obras revelam as nossas escolhas e a nossa lealdade a Deus. De acordo com Efésios 2:8,9, "pela graça sois salvos, mediante a fé [...] não vem das obras, para que ninguém se glorie". Mas quando Cristo nos salva, Ele nos transforma, "pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras" (verso 10). As nossas boas obras, mesmo quando impulsionadas pelo Espírito Santo, não nos salvam, mas testemunham que a nossa fé é genuína. O julgamento final de Deus remove toda falsidade, hipocrisia e engano, e penetra na profundidade do nosso ser.

Por trás das cenas

Os livros proféticos de Daniel e Apocalipse são volumes complementares que nos apontam para os eventos que se desenrolam nos últimos dias da história da Terra. O livro de Apocalipse anuncia que a hora do julgamento de Deus chegou. O livro de Daniel revela quando o julgamento começou.

Em Daniel 7, Deus revelou a história do mundo ao profeta. Ele observou enquanto nações surgiam e caíam e poderes perseguidores oprimiam o Seu povo. Após descrever Babilônia, Média-Pérsia, Grécia, Roma, a queda do Império Romano e a perseguição da igreja pelos 1.260 anos retratados no texto (Dan. 7:25; veja também Apoc. 12:6, 14), Deus concentrou a mente de Daniel em um evento celestial glorioso que irá consertar todas as coisas.
A atenção do profeta foi direcionada da ascensão e queda das nações e dos poderes opressores da Terra para a sala do trono do universo e o julgamento final de Deus, quando Ele irá corrigir todo mal e estabelecer o Seu reino eterno de justiça.

Deus levou Daniel, em visão profética, do caos e conflito da Terra para as glórias do santuário celestial e a sessão da suprema corte do universo, onde Cristo, o governante legítimo deste mundo, receberia de Seu Pai o reino que era Seu por direito. O destino de toda a humanidade é decidido no tribunal celestial. A justiça prevalece, a verdade triunfa, a justiça reina. Esta é uma das cenas mais incríveis, mais maravilhosas, mais espetaculares de toda a Escritura. E a boa notícia é que termina muito bem para o povo fiel de Deus, aqueles vestidos com a justiça de Cristo.

Jesus está chegando perto de Seu Pai celestial na presença de todo o universo. Seres celestiais se reúnem em torno do trono de Deus, e todo o universo de seres que nunca pecaram fica impressionado com essa cena de julgamento. A longa batalha que tem ocorrido há milênios está prestes a acabar. A batalha pelo trono do universo está completamente decidida.

No livro de Apocalipse, João vê uma porta aberta no céu e recebe um convite para "subir aqui e eu lhe mostrarei coisas que devem acontecer depois disso" (versículo 1). Jesus convida o apóstolo a olhar através da porta aberta para ver cenas cósmicas na grande controvérsia entre o bem e o mal. Com João, nós também podemos olhar através dessa porta aberta e receber um vislumbre do plano eterno de salvação. Somos testemunhas de questões que estão sendo decididas no tribunal celestial do céu. Questões fundamentais na grande controvérsia entre o bem e o mal se desenvolvem diante de nossos olhos através desses versos.

Obviamente, Apocalipse 4:2-4 revela uma cena no trono. Deus Pai está sentado no trono rodeado por seres celestiais. Há trovões e relâmpagos, simbolizando os julgamentos de Deus. Também notamos em Apocalipse 4:4 que 24 anciãos estão presentes em torno do trono de Deus.

De qualquer forma, essa é uma boa notícia. Essas são algumas das pessoas que foram salvas na Terra e agora estão sentadas ao redor do trono de Deus. Eles enfrentaram tentações assim como nós enfrentamos. Mas, através da graça de Cristo e do poder do Espírito Santo, eles venceram.
Eles estão vestidos com "roupas brancas", que significam a justiça de Cristo que cobre e limpa seus pecados. Eles têm uma coroa de ouro em suas cabeças, que simboliza que eles venceram a batalha contra o mal e fazem parte da linha real de crentes fiéis do céu (Apocalipse 4:4).

Nós vemos um trono no céu com Deus sentado nele. Logo após o início da cena, todo o céu começa a cantar, e o louvor cresce mais e mais alto: "Tu és digno, ó Senhor, de receber glória, honra e poder; porque Tu criaste todas as coisas, e por Tua vontade elas existem e foram criadas" (versículo 11).

Momento de Reflexão

► Por que o julgamento é uma boa notícia e não uma má notícia?


► Como o papel de Cristo no julgamento pode nos motivar a ser mais fiéis a Ele, sabendo que somente por causa do que Ele fez por nós podemos ter a esperança da salvação?


► Como o julgamento revela o caráter de Deus ao universo?


► O que significa para você pessoalmente fazer parte do "sacerdócio real" de crentes? Como isso impacta sua vida cotidiana?


► Como o Salmo 51 ajuda a esclarecer o significado e propósito do julgamento?


► Quais são alguns passos simples que você poderia tomar hoje para começar a viver de maneira diferente porque sabemos que o julgamento é real?

Jesus é Digno

Em Apocalipse 5:1-5 vemos novamente um trono. Um rolo é apresentado com escritos em ambos os lados. Ele é selado com o selo divino, e ninguém no céu ou na terra é digno o suficiente para abrir o rolo. Seres celestiais tremem. O assunto é sério. Nenhum ser angelical pode representar a humanidade no julgamento final da terra. João chora porque ninguém pode abrir o rolo ou mesmo olhar para ele. Então um dos anciãos, um dos que foram redimidos da terra, fala palavras de encorajamento para o coração de João. Jesus, o Cordeiro de Deus, é digno de abrir o rolo.

João contempla a resposta final ao problema do pecado em Apocalipse 5:5. Aqui o profeta idoso contempla a única maneira pela qual alguém pode passar pelo julgamento final no trono de Deus: "Mas um dos anciãos disse a mim: Não chores. Eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro. . . E eu olhei, e eis que um Cordeiro, como se tivesse sido morto" (Apocalipse 5:5,6).

Em Apocalipse 5:8-12, Jesus, o Cordeiro de Deus que sacrificou Sua vida pela salvação de toda a humanidade, pega o rolo do julgamento e o abre. Todo o céu irrompe em louvor extasiado, pois Sua vitória sobre as tentações de Satanás, Sua morte na cruz do Calvário, Sua ressurreição e Seu ministério como sumo sacerdote oferecem salvação para todos que escolhem, pela fé, responder à Sua graça.
O julgamento é uma notícia incrivelmente boa para o povo de Deus. Ele fala do fim do reinado do pecado e da libertação do povo de Deus. Jesus representa-nos no julgamento. Sua vida justa e perfeita nos cobre. Sua justiça trabalha em nós para nos tornar novos. Sua graça nos perdoa, nos transforma e nos capacita a viver vidas piedosas. Pode haver algo mais encorajador?

Não precisamos ter medo. Não estamos sozinhos no julgamento, e os poderes do mal são completamente derrotados. O julgamento é passado em "favor" do povo de Deus (Daniel 7:22). O propósito do julgamento não é descobrir o quão maus somos, mas revelar o quão bom Deus é.

Pense nas palavras incríveis de Paulo em Hebreus 7:25, que, ao falar sobre Jesus como nosso sumo sacerdote, diz que "ele é capaz de salvar completamente aqueles que por meio dele se aproximam de Deus." Salvar completamente. A palavra grega para "completamente" significa "cheio, completo, total." É Jesus quem nos salva; nosso trabalho é nos render a Ele, reivindicando Sua vitória por nós. Nossa confiança deve estar Nele, não em nós mesmos.

Esperança no Juízo

O fato de que as pessoas reconhecidas como sendo de Deus são representadas como estando diante do Senhor em roupas sujas deveria nos levar a ser humildes e buscar profundamente em nossos corações todos aqueles que professam o nome Dele. Aqueles que estão realmente purificando suas almas obedecendo à verdade terão uma opinião muito humilde de si mesmos. Quanto mais eles contemplam o caráter imaculado de Cristo, mais forte será o desejo deles de serem conformados à Sua imagem e menos verão de pureza ou santidade em si mesmos. Mas, embora devamos perceber nossa condição pecaminosa, devemos confiar em Cristo como nossa justiça, nossa santificação e nossa redenção. Não podemos responder às acusações de Satanás contra nós. Somente Cristo pode fazer uma petição eficaz em nosso favor. Ele é capaz de silenciar o acusador com argumentos baseados não em nossos méritos, mas em Seus próprios.

Nossa única esperança está na misericórdia de Deus e nossa única defesa será a oração. Assim como Josué estava suplicando diante do Anjo, a igreja remanescente, com corações quebrantados e fé sincera, pedirá perdão e libertação através de Jesus, seu Advogado. Eles estão plenamente conscientes da pecaminosidade de suas vidas, veem sua fraqueza e indignidade, e, ao olharem para si mesmos, estão prontos para desesperar.

O tentador fica ao lado para acusá-los, assim como ficou ao lado para resistir a Josué. Ele aponta para suas roupas sujas, seus caracteres defeituosos. Ele apresenta sua fraqueza e tolice, seus pecados de ingratidão, sua falta de semelhança com Cristo, que tem desonrado seu Redentor. As pessoas de Deus têm sido, em muitos aspectos, muito falhas. Satanás tem um conhecimento preciso dos pecados que os tentou a cometer e apresenta estes de maneira exagerada, declarando: "Deus me banirá a mim e aos meus anjos da Sua presença e ainda recompensará aqueles que foram culpados dos mesmos pecados? Você não pode fazer isso, ó Senhor, com justiça. Teu trono não permanecerá em retidão e julgamento.

A justiça exige que a sentença seja pronunciada contra eles. Mas enquanto os seguidores de Cristo pecaram, eles não se entregaram ao controle do mal. Eles abandonaram seus pecados e buscaram o Senhor em humildade e contrição, e o Advogado divino pleiteia em favor deles. Ele, que foi mais abusado por sua ingratidão, que conhece seu pecado e também seu arrependimento, declara: "O Senhor te repreenda, ó Satanás. Eu dei minha vida por essas almas. Elas estão gravadas nas palmas das minhas mãos." (White, Testemunhos para a Igreja, vol. 5, 473, 474.)

No Julgamento, Deus vai perguntar aos que se dizem cristãos: "Por que vocês diziam acreditar em meu filho, mas continuaram a desobedecer minhas leis? Quem pediu que vocês pisassem nas minhas regras de justiça? 'Obedecer é melhor do que sacrificar, e escutar é melhor do que oferecer a gordura dos carneiros.' O evangelho do Novo Testamento não é uma versão menor do Velho Testamento para agradar o pecador e salvá-lo em seus pecados. Deus exige obediência completa de todos os seus súditos, a todos os seus mandamentos.

Ele exige agora, como sempre, perfeita justiça como o único meio de chegar ao céu. Cristo é a nossa esperança e refúgio. Somente a sua justiça é atribuída aos obedientes. Vamos aceitá-la pela fé, para que o Pai não encontre pecado em nós. Mas aqueles que pisaram na lei sagrada não terão o direito de reivindicar essa justiça. Oh, se pudéssemos ver a imensidão do plano de salvação como crianças obedientes a todos os requisitos de Deus, acreditando que temos paz com Deus através de Jesus Cristo, nosso sacrifício expiatório! (Ellen G. White, em Review and Herald, 21 de setembro de 1886).