Surpresas gêmeas na Finlândia

Por Gureni Lukuaro



Simo Vehkavuori, um jovem evangelista de publicações na Finlândia, teve uma surpresa ao ir de casa em casa na Lapônia. Quando ele tocou a campainha de uma casa, uma mulher abriu a porta e, ao vê-lo do lado de fora, exclamou: “Quero encomendar esse conjunto de 10 histórias bíblicas de você! ” Simo nem teve tempo de dizer a ela que estava vendendo livros, muito menos de mencionar que tinha o conjunto de 10 livros de histórias bíblicas para crianças de Arthur Maxwell.

“Você pode se surpreender [sobre] por que estou encomendando os livros tão rapidamente de você”, disse a mulher. “Durante a noite, Deus me deu um sonho e, no sonho, Ele mostrou seu rosto e disse: ‘Este homem virá à sua casa. Encomende dele um conjunto de 10 volumes de livros de histórias bíblicas. ’ É por isso que eu estava pronto para encomendar imediatamente. ”

Em outra ocasião, Simo parou em uma loja local e ofereceu ao proprietário um exemplar de O Grande Conflito, de Ellen White. “Não entendemos nada sobre este livro”, disse o proprietário. “Mas nossa filha é diretora de uma escola religiosa. Ela estará aqui amanhã. Você pode voltar?

Simo contou ao irmão gêmeo, que vendia livros com ele na cidade, sobre a nomeação. “Por favor, ore”, disse ele.

Quando Simo voltou ao negócio, o dono o apresentou a sua filha. A mulher explodiu de raiva quando soube que Simo era adventista do sétimo dia e criticou duramente a Igreja Adventista.

Quando ela terminou, ele pediu permissão para falar. “Caro diretor”, disse ele, “você não pode imaginar o grande Deus que servimos na Igreja Adventista! Quero seguir o Deus a quem podemos servir onde quer que Ele nos leve. ”

A mulher pareceu surpresa. “Jovem, se Deus significa tanto para você, ” ela fez uma pausa e se virou para a mãe, “Mãe, você pode me dar algum dinheiro? Quero comprar todos os livros que esse jovem tem. ”

Simo orou com a mulher e seus pais. Voltando ao quarto onde estava com o irmão, encontrou o irmão ajoelhado. Ele contou com entusiasmo a seu irmão sobre a intervenção milagrosa de Deus.


Fornecido pelo Escritório da Conferência Geral da Missão Adventista, que usa as ofertas missionárias da Escola Sabatina para espalhar o evangelho em todo o mundo. Leia novas histórias diariamente em www.AdventistMission.org.


Acreditamos que Deus aumentou o conhecimento de nosso mundo moderno e que Ele deseja que o usemos para Sua glória e proclamar Seu breve retorno! Precisamos da sua ajuda para continuar a disponibilizar a Lição da Escola Sabatina neste aplicativo. Temos os seguintes custos Firebase, hospedagem e outras despesas. Faça uma doação no nosso site WWW.EscolaSabatina.net

Sacrifício do Filho

Alguém sugeriu que Luchiezzi, um esperto empresário da América do Sul, procurasse um padre da religião ocultista afro-brasileira. Por que não tentar? ele pensou.

Depois de pagar pelos sacrifícios de animais e pelo sacerdócio serviços, seu negócio começou a crescer. Quanto mais ele avançava naquele culto, mais ele prosperava.

Ele acabou possuindo uma grande frota de caminhões novos, enquanto vive no luxo. Mas Luchiezzi ficou apavorado quando o padre lhe disse que a entidade guia estava pedindo seu filho em sacrifício. Ele saiu horrorizado, para nunca mais voltar.

Alguns dias depois, ele recebeu uma mensagem do padre dizendo que se ele não voltasse, perderia tudo que ele ganhou, e até mesmo sua vida. Pesadelos acontecia ao dormir, e o medo agora o controlava. Naquela semana ele começou a perder, um a um, todos os seus caminhões. Acidentes, incêndio, roubos e prisões gradualmente devastaram suas propriedades.

Ele começou a se perguntar se não haveria outro lado no reino espiritual. Nesse mesmo dia, um adventista ofereceu lhe um estudo bíblico.

Depois de um tempo toda a família estava batizada. Começar um novo negócio do zero, disse ele ao pastor: “Agora tenho paz e liberdade porque adorar o Criador do céu e da terra”. A história do rei Acaz revelará a terrível perda implícito em rejeitar o convite de Deus para testá-lo. Ele vai também nos mostram que a doação sacrificial não é necessariamente uma virtude ou um traço positivo de caráter, a menos que escolhamos o destinatário certo.

Também descobriremos que oferendas, quando dirigido a demônios, tornam-se muito mais caros do que entregando toda a nossa vida ao Criador!

Indisposto a Confiar

Um cristão comprometido não via nenhum risco em associar frequentemente sua família com uma família descrente. Eventualmente, isso levou a viajar e fazer negócios juntos, com seu filho mais tarde se casando com uma garota daquela família. Isso é espelhado em a história do bom rei Josafá de Judá, que misturou sua família com a família do rei israelita. A apostasia e idolatria generalizadas que foi trazido para Judá através desta associação controlava a maior parte dos seguintes reis de Judá, terminando em sua destruição pelos babilônios séculos depois.

Um dos descendentes mais perversos de Josafá foi o rei Acaz.

Não indiferente ao reino espiritual, este rei religioso investiu muito recursos em sacrificar e queimar incenso em lugares altos, colinas e sob toda árvore verde (veja 2 Crônicas 28:4). Tão grande era sua vontade de agradar seus deuses que ele chegou a ponto de sacrificar seu próprio filho (v. 3).

Perdendo a proteção especial de Deus, Acaz foi atacado por Rezim, rei de Síria, e Peca, rei de Israel. Com a consciência pesada, ele e seu povo temia tremendamente. Naquela época, o profeta Isaías apelou para em vez disso, ele deve temer ao Senhor (Isaías 8:12, 13) e descansar e ficar quieto porque a aliança perversa não subsistiria (Isaías 7:5-7). Mas “se não quereis crer, certamente você não será estabelecido”, disse Isaías (v. 9).

Ao tentar ajudar o rei a acreditar, Deus o convidou a pedir um sinal o que quer que ele escolhesse. “Aqui está um dos maiores convites à fé já feitos a um ser humano. . .. Deus não colocou restrições. . . Ele estava pronto e disposto a esvaziar todo o céu e a terra para um rei perverso, se ele apenas acreditasse! Talvez Acaz pensou que ele também era longe de Deus. Rejeitando qualquer ajuda, o rei recusou o convite de Deus para testar Ele e selou seu destino. É possível que alguns de nós também estejamos rejeitando O convite de Jesus para testá-lo?

Com medo de novas derrotas, Acaz pediu ajuda à Assíria, removendo “parte dos tesouros da casa do Senhor, da casa do rei e dos príncipes” (2 Crônicas 28:21) e dando-os ao rei de Assíria. A nação derrotou a Síria, mas também perseguiu Judá. Ele também sacrificado aos deuses dos sírios, que o haviam derrotado, acreditando que esses deuses também poderiam ajudá-lo. Quanto mais ele se meteu em problemas, mais ele cresceu infiel ao Senhor. Acaz também cortou em pedaços os utensílios da casa de Deus e fechou suas portas, interrompendo os cultos (somente na forma) que eram ainda no lugar. Finalmente, ele fez altares para oferecer sacrifícios e queimou incenso em cada canto de Jerusalém e cada cidade de Judá.

Esse doador neurótico e obsessivo era odiado por seus súditos, na era até cedeu espaço nas tumbas dos reis após sua morte aos 36 anos, não há registro de uma única boa ação em sua curta vida! Está triste história nos conta sobre as terríveis consequências do jugo desigual, bem como da recusa para testar o Senhor quando há um convite Dele para que o façamos.

Sábio investidor

Acaz não era um tipo de pessoa de mão fechada. Em vez disso, sua mentalidade pagã levou-o a tornar-se extremamente liberal ao dar, esperando receber proteção contra os ídolos (demônios).

Alguns optam por buscar proteção contra os espíritos porque esses espíritos não desafiariam seu estilo de vida ou convidariam para uma vida santa. Mas como mostra a história de Acaz (e muitas histórias modernas também), os espíritos acabarão por piorar a situação.

Alguns cristãos podem ser tentados a devolver seus dízimos e ofertas a Deus sob a mesma motivação pagã - em troca das bênçãos de Deus ou proteção - algo que é anti-bíblico e, portanto, inaceitável para Deus.

Ele espera que demos, não esperando principalmente bênçãos futuras, mas em resposta às bênçãos já recebidas, como resposta ao Seu cuidado protetor!

O fato de que eles devem ser dados idealmente como uma proporção da renda ou aumento deve ser uma lembrança do fato de que somos incapazes de dar a menos que recebamos algo.

Enquanto tentava agradar aos demônios, Acaz rejeitou a iniciativa de Deus para guiá-lo, através do meio principal que Ele reservou para instruir os pecadores – o ministério dos profetas. Quando alguém desconsidera os mensageiros de Deus - profetas canônicos ou não canônicos - o que mais Deus reserva para guiá-lo?

Seus filhos? “Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tão pouco ouvirão persuadido, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos”, diz Jesus em Lucas 16:31.

Aliás, não há evidência de uma classificação dos profetas como canônicos (aqueles cujos escritos estão registrados na Bíblia) ou não canônicos, durante os tempos do Antigo Testamento. Na verdade, nenhum profeta foi canônico na época de seu ministério, seja Isaías, Natã ou Débora.

No entanto, Deus sempre espera que Suas mensagens, enviadas por meio de Seus profetas, sejam acreditadas e praticadas.

Portanto, se o dom profético de Ellen G. White é uma manifestação genuína do Espírito de Deus (mesmo que ela não seja uma profetisa canônica), qualquer desprezo pois a autoridade profética de suas mensagens pode finalmente nos levar a desconsiderar também a Bíblia, porque ambos os escritos têm a mesma origem.

Por meio do profeta Isaías, Deus convidou Acaz para testá-lo (Is 7:10), mas Acaz recusou a oferta, indicando que não testaria a paciência de Deus.

Sua falta de conexão com Deus e seu desprezo pela voz profética levaram a ignorar que ao rejeitar o convite de Deus para testá-lo, ele estava rejeitando O próprio Deus.

Na realidade, “Acaz nem mesmo estava disposto a permitir que Deus o ajudasse a crer. Ele trancou a porta de seu coração para impedir a fé”.

Momento de Reflexão

► Se for muito arriscado expor nossas família às influências mundanas, devemos deixar o mundo para perecer sem se misturar com eles? Como você encontra o equilíbrio?

► O que você acredita ter sido a principal razão por trás da recusa de Acaz em conhecer a Deus?

► Que outros versículos/promessas vem à mente em conexão com 2 Crônicas 28:16–27?

► Como você explica o fato que a Bíblia diz que o Senhor

não deseja sacrifício (Oséias 6:6), mas ao mesmo tempo pede trazer regularmente dízimos e ofertas?

Como você vê Jesus de forma diferente ou vê-lo novamente?

► O que Ele está dizendo a você através esses textos? Oração: Como você responde a vendo Jesus dessa maneira?

► Quais mudanças precisam ser feitas lugar na sua vida pública?

► Se devemos voltar dízimos e ofertas regulares em reconhecimento de bênçãos e não na expectativa deles, por que Deus ainda promete nos abençoar depois nós os trazemos?

A oferta mais custosa

Podemos apenas imaginar o que motivou Acaz a oferecer seu filho em holocausto – uma prática que era comum para as nações idólatras vizinhas. Em quase todos os pagãos, você toma a iniciativa. Você precisa pagar, sofrer ou se sacrificar para apaziguar ou agradar as divindades e espíritos. Acredita-se que quanto mais você paga ou sofre, mais recebe em troca.

Constantemente cercado por ameaças de quase todos os lados, Acaz precisava muito de ajuda e proteção. Precisando desesperadamente de ajuda sobrenatural, ele oferece seu bem mais caro!

Como ele poderia olhar nos olhos angustiados de seu filho enquanto o colocava nos braços de aquele ídolo brilhante? Como ele poderia sentir o cheiro da carne assada de seu filho enquanto olhava para a fumaça ascendente?

Séculos antes, um de seus ancestrais enfrentou uma situação semelhante. Mas como Abraão foi prestes a baixar a faca sobre sua oferta mais cara, uma voz do céu impediu ele matando Isaac. Deus providenciou um substituto para seu filho - a oferta mais cara de Deus - Seu próprio Filho!

É uma verdade clara na Bíblia que nunca somos obrigados a pagar por nossa aceitação por meio de ofertas ou dízimos. Em vez disso, somos convidados a aceitar a oferta mais cara de Deus – Jesus Cristo - como um dom gratuito, uma propiciação pelos nossos pecados.

Quando você confessa seus pecados, não importa seu passado e culpa, e crê que a oferta de Jesus é aceite pelo Pai em seu nome, você tem paz com Deus (Rom. 5:1), não é mais sob condenação (Romanos 8:1), e se tornaram filhos de Deus. Sua vida se torna a realização do propósito eterno de Deus, que é sempre para o seu bem (Jr 29:11; Rm 8:28).

Como resultado, as ofertas regulares e o dízimo são exigidos por Deus como uma proporção de bênçãos materiais que Ele nos deu toda vez que Ele nos abençoa (elas são reguladas pela vontade de Deus). Por meio desse ato de adoração, Deus nos ajuda a olhar para trás, para Suas bênçãos e perceber que eles se tornaram possíveis apenas por causa da morte de Jesus - a oferta mais cara de Deus. Levando sobre Si o fardo de nossos pecados e perdoando-os por meio de Sua morte, Jesus abriu a porta para recebermos todas as outras bênçãos. (Lembre-se que Deus não pode prosperar pecadores obstinados; aqueles que não confessam seus pecados não permitem que Jesus pague por eles!)

Acaz, por outro lado, deu incessantemente, deu muito (até mesmo seu filho) e deu antes as bênçãos na expectativa deles. Movido por um frenesi de doação descontrolado, ele deu muito mais do que teria devolvido dízimos e ofertas regulares, conforme prescrito por Deus.

Depois de dar tanto, ao invés de ser protegido, ele foi arruinado pelos demônios.

Os adoradores de Deus são chamados a devolver os dízimos e ofertas regulares sempre após a doação, como um reconhecimento por Sua doação e nunca antes! Se dado em uma tentativa de subornar Deus em troca de Suas bênçãos, eles não serão aceitos. Deus é realmente aquele que é “nos subornando”, porque é sempre Ele quem inicia o processo de doação.

Teria custado muito menos para Acaz aceitar a oferta de Deus, trazendo os dízimos e ofertas regulares conforme prescrito por Deus em um ato de adoração agradecido. Mas ele recusou, tentando pagar a si mesmo com ofertas incrivelmente caras - sem sucesso. Aceitemos hoje a vontade de Deus convite misericordioso para receber Sua oferta mais cara!

Mais do que um dever

O Senhor do céu desafia aqueles a quem Ele supriu com Suas recompensas para prová-lo. “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que pode haver comida em minha casa, e prova-me agora nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não vos derramar uma bênção, de modo que não haverá espaço suficiente para recebê-la”.

Esta mensagem não perdeu nada de sua força. É tão novo em sua importância como os dons de Deus são novos e contínuos. Não há dificuldade em entender nosso dever à luz desta mensagem, dada por meio do santo profeta de Deus.

Não somos deixados a tropeçar na escuridão e na desobediência. A verdade é claramente declarada, e pode ser claramente entendida por todos os que desejam ser honestos aos olhos de Deus. Um dízimo de toda a nossa renda é do Senhor. Ele coloca a mão sobre aquela porção que Ele especificou que retornaremos a Ele, e diz: Eu permito que você use Minhas recompensas depois de ter colocado de lado o décimo, e vieram diante de Mim com presentes e ofertas.

O Senhor pede que Seu dízimo seja entregue ao Seu tesouro. Rigorosamente, honestamente, e fielmente, que está porção seja devolvida a Ele. Além disso, Ele chama suas dádivas e ofertas. ... Se os homens são infiéis em dar a Deus o que Lhe pertence, se desconsiderarem o encargo de Deus a Seus mordomos, não terão por muito tempo a bênção daquilo que o Senhor lhes confiou.

O Senhor deu a cada homem a sua obra. Seus servos devem agir em parceria com Ele. Se quiserem, os homens podem se recusar a se conectar com seu Criador; eles podem recusar-se a entregar-se a Seu serviço, e negociar com Seus bens confiados; eles podem deixar de exercer frugalidade e abnegação, e pode esquecer que o Senhor exige uma devolução do que Ele deu a eles. Todos esses são mordomos infiéis.

Ele nos diz que abrirá as janelas do céu e derramará sobre nós uma bênção, que não haverá espaço suficiente para recebê-la. Ele promete Sua palavra: “Por vossa causa repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos do seu solo; nem a tua videira dará o seu fruto antes do tempo no campo, diz o Senhor dos Exércitos”. Assim, Sua palavra é nossa garantia de que Ele nos abençoará tanto que teremos dízimos e ofertas ainda maiores para doar.

“Voltem para mim, e eu voltarei para vocês, diz o Senhor dos Exércitos. ”

Dever é dever e deve ser cumprido por si mesmo. Mas o Senhor tem compaixão de nós em nossa condição caída, e acompanha Seus comandos com promessas. Ele chama Seu povo para prová-Lo, declarando que Ele recompensará a obediência com as mais ricas bênçãos. Nós para dar a Ele, declarando que os retornos que Ele nos faz serão proporcionais às nossas ofertas a Ele. “O que semeia em abundância, também ceifará generosamente. ” Deus não é injusto para esquecer sua obra e seu trabalho de amor.