OS GUARDIÕES DA CHAMA

VERSO PARA MEMORIZAR:


Leituras da semana:
Apocalipse 12:10–17
Apartir do Título, e do estudo da semana, anote suas impressões sobre o que se trata a lição:

Pesquise: em comentários bíblicos, livros denominacionais e de Ellen G. White sobre temas neste texto: Apocalipse 12:10–17

* Estude a lição desta semana para se preparar para o Sábado, 07 de Junho.

Cidade Não Alcançada na Nigéria

A cidade nigeriana de Umuacha está localizada em um cruzamento estratégico. A cidade possui um grande mercado que atrai multidões diárias de cidades vizinhas.

Mas faltava uma igreja Adventista do Sétimo Dia.

A ausência de uma igreja Adventista era surpreendente porque igrejas Adventistas haviam sido estabelecidas há mais de 70 anos em todas as cidades circunvizinhas. Até mesmo a sede da Conferência Norte de Aba da Igreja Adventista estava localizada nas proximidades. Mas Umuacha não tinha igreja.

Por quê?

A primeira igreja foi aberta em Umuacha há mais de 80 anos e resolveu ser a única igreja da cidade. Com o passar dos anos, no entanto, os moradores venderam suas terras para estrangeiros que, por sua vez, construíram suas próprias igrejas. A igreja mais antiga aceitou os recém-chegados, mas todos declararam que os Adventistas, que adoravam em um dia diferente, nunca seriam bem-vindos.

Igrejas Adventistas nas cidades vizinhas lutaram para alcançar Umuacha.

Quando tentavam organizar reuniões evangelísticas, ninguém lhes dava um local para a reunião. As esperanças foram renovadas quando a igreja nas proximidades de Mba realizou uma reunião evangelística de duas semanas fora da cidade e, em seguida, abriu uma Escola Sabatina filial. Mas a Escola Sabatina fechou após apenas três meses. Mais tarde, jovens de Mba realizaram estudos bíblicos que trouxeram várias famílias de Umuacha para a igreja de Mba aos sábados. Mas as famílias pararam de frequentar quando seus vizinhos lhes atiraram pedras.

Em 2021, a Conferência Norte de Aba fez novos planos para reuniões evangelísticas em Umuacha, mas novamente lutou para encontrar um local. Um proprietário de terra concordou em sediar reuniões em tendas, mas depois mudou de ideia abruptamente. Tentativas adicionais se mostraram infrutíferas naquele ano e em 2022. Parecia sem esperança.

Então, um membro da igreja, Christian, fez uma nova tentativa de encontrar um local.

Enquanto procurava, ele conheceu Chilaka, o dono de uma escola.

"Você que está correndo por aí, o que está procurando?" perguntou o dono da escola.

"Parece que estou procurando por você", Christian respondeu.

Após uma discussão, o dono da escola ofereceu a propriedade para as reuniões. Christian aceitou com gratidão.

Por um mês, pregadores Adventistas proclamaram a Palavra de Deus em Umuacha. Eles foram acompanhados por uma equipe médica que cuidava dos doentes. No final, 29 preciosas almas foram batizadas. Então, alguém doou um terreno, e uma igreja Adventista foi aberta em Umuacha.

"Hoje, a igreja está progredindo para a glória de Deus", disse Caleb Uchenna Onyendi, diretor de evangelismo da Conferência Norte de Aba.

O tempo de Deus é perfeito, ele acrescentou, apontando para Êxodo 9:5, que diz: “Então o Senhor marcou um tempo determinado, dizendo: ‘Amanhã o Senhor fará isso na terra’”. O Senhor fez exatamente isso na cidade de Umuacha.

Fornecido pelo Escritório da Conferência Geral da Missão Adventista, que usa as ofertas missionárias da Escola Sabatina para espalhar o evangelho em todo o mundo. Leia novas histórias diariamente em www.escolaSABATINA.net/historias.

Acreditamos que Deus aumentou o conhecimento de nosso mundo moderno e que Ele deseja que o usemos para Sua glória e proclamar Seu breve retorno! Precisamos da sua ajuda para continuar a disponibilizar a Lição da Escola Sabatina neste aplicativo. Temos os seguintes custos Firebase, hospedagem e outras despesas. Faça uma doação no nosso site www.EscolaSabatina.net

VITÓRIA E DERROTA

Durante a invasão de Napoleão à Rússia em 1812, o exército russo usou o que é conhecido como política da terra arrasada, destruindo cultivos e infraestrutura enquanto recuavam para mais dentro do seu território. Essa abordagem enfraqueceu significativamente as forças francesas, levando finalmente à derrota delas.

Quando Jesus conquistou a vitória sobre a morte e forçou Satanás a recuar, Satanás usou sua própria política da terra arrasada na igreja. O triunfo de Jesus tornou Satanás um inimigo eternamente derrotado, e ele ficou cheio de “grande ira, pois sabe que tem pouco tempo” (Apocalipse 12:12).

Satanás focou em causar o máximo de dano possível ao povo de Deus e à missão, conforme o cristianismo se espalhava pelo mundo conhecido. O livro de Atos registra algumas das dificuldades que a igreja primitiva enfrentou nas mãos de multidões iradas e autoridades hostis.

Satanás fez tudo que podia para impedir a propagação do evangelho. Ele sabe que Deus sente uma tristeza profunda e dor por cada pessoa perdida, pois cada uma delas tem um lugar especial e insubstituível no Seu coração.

Devemos ser gratos que Deus não tirou férias depois que a salvação foi garantida no Calvário. Em vez disso, Jesus continuou Seu trabalho na Terra através do Espírito Santo. Os muitos conflitos nos dois mil anos que seguiram o Calvário são um testemunho da luta intensa sobre o sucesso contínuo e a missão que Jesus começou na Terra.

Esta lição vai mergulhar nas dinâmicas da grande controvérsia após Jesus retornar ao céu, visando entender como Deus providenciou e continua a providenciar vitória para Seu povo.

LUZ DIVINA EM MEIO ÀS TREVAS

Apocalipse 12 alertou o povo de Deus de que a verdadeira igreja sofreria séculos de perseguição e teria que fugir para as partes remotas da terra para escapar da aniquilação total. No entanto, também prometeu que, não importa o quão intensa a perseguição se tornasse, Deus sempre preservaria Sua igreja de ser completamente destruída.

A primeira grande perseguição contra os cristãos começou cerca de três anos e meio após o Pentecostes. Saulo, mais tarde conhecido como Paulo, era notório por quantos cristãos ele perseguiu e prendeu durante esse tempo (Atos 8:3; 9:13-26), mas mais tarde se converteu ao cristianismo e se tornou o principal missionário e plantador de igrejas na Europa, além do autor mais prolífico do Novo Testamento. Sua pregação zelosa do evangelho o fez alvo de severa hostilidade e perseguição, que eventualmente levou à sua prisão e execução em Roma. Ao longo dos séculos seguintes, milhões pagaram o preço máximo por sua fé e “não amaram a própria vida até a morte” (Apocalipse 12:11).

No quarto século, os cristãos começaram a perseguir outros cristãos pela primeira vez. A igreja em Roma afirmou o direito de ditar o que as igrejas em outras cidades podiam ensinar e praticar. Durante esse tempo, o dogma da igreja era amplamente aplicado pelo estado e os dissidentes eram caçados e punidos. Embora esse tempo de dominação romana tenha sido muito difícil para os cristãos que acreditavam na Bíblia, Deus providenciou um caminho para a verdade ser protegida e passada adiante por grupos como os primeiros cristãos irlandeses-escoceses e os valdenses.

Nos primeiros dias, os primeiros cristãos nas Ilhas Britânicas experimentaram mínima influência romana devido à sua distância da Itália e usaram essa segurança relativa para treinar e enviar missionários para o resto da Europa. Por séculos, os valdenses se refugiaram nas regiões montanhosas remotas do norte da Itália, igualmente isolados, e enviaram jovens missionários aos países vizinhos.

Os valdenses sofreram vários massacres pelas mãos de exércitos católicos cruzados, mas tais grupos de cristãos fiéis mantiveram a verdade bíblica viva até que homens corajosos como Wycliffe, Huss, Jerônimo, Lutero e Zwinglio inauguraram a Reforma. Nesse ponto, as pessoas começaram lentamente a redescobrir a verdade bíblica e a influência e o poder do papado diminuíram. Essas duas mudanças culminaram na "ferida mortal" de 1798 (Apocalipse 13:3) quando o Papa Pio VI foi preso e aprisionado pelo general de Napoleão, Louis Berthier.

Assim como os Alpes italianos e as remotas Ilhas Britânicas forneceram refúgios na selva para os crentes anteriores, assim a descoberta das Américas apresentou uma nova selva na qual os crentes perseguidos poderiam encontrar refúgio e liberdade de religião longe do papado e da monarquia dominadores.

"A terra ajudou a mulher, e a terra abriu a sua boca e engoliu o rio que o dragão tinha lançado da sua boca" (Apocalipse 12:16). Deus manteve Sua mão sobre Sua Palavra e Seu povo. Sim, muitos pagaram o preço máximo, mas até hoje o sangue deles proporciona a oportunidade para milhões mais ouvirem o evangelho.

DESAFIO NO FIM DOS TEMPOS

A Bíblia Quando os protestos pró-democracia em Pequim atingiram um ponto crítico em junho de 1989, o governo chinês respondeu com uma repressão militar brutal. Amid o caos que se seguiu, um homem cuja identidade permanece desconhecida tomou uma posição que ecoou pela história. Armado apenas com sacolas de compras, o Homem do Tanque da Praça da Paz Celestial, como ficou conhecido, posicionou-se à frente de uma coluna de tanques avançando, recusando-se a deixá-los passar.

Ele até subiu no tanque líder em um ponto, conversando brevemente com o motorista antes de retornar à sua postura desafiadora. Este ato notável de coragem foi capturado em fotografias e vídeos que rapidamente se espalharam pelo mundo. Apesar de enfrentar um regime poderoso determinado a esmagar a dissidência, a convicção inabalável do Homem do Tanque diante da opressão esmagadora inspirou incontáveis outros a defender suas crenças.

Ao longo da história, os fiéis de Deus sempre estiveram em minoria. Este pequeno remanescente incluiu Enoque, Noé, Abraão, os 7000 no tempo de Elias, os 120 no cenáculo durante o Pentecostes e outros vários grupos ao longo dos últimos 2000 anos. A verdade e a fidelidade nunca foram populares entre as massas, especialmente se pudessem custar a vida de alguém.

Não é surpresa que, nestes últimos dias da história da Terra, quando a verdade e a falsidade chegam a um ponto crítico, Deus ainda tem um grupo de crentes remanescentes. Assim como fez no passado, Satanás tem um interesse especial e sinistro neles. Ele está irado e quer esmagar a dissidência: “O dragão irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao restante da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo” (Apocalipse 12:17).

Apocalipse 12:17 aponta duas características identificadoras deste remanescente: eles oferecem obediência baseada no amor e empoderada pela graça a Deus e recebem uma manifestação de testemunhos e mensagens proféticas (Apocalipse 19:10; 22:9). Este pequeno grupo de crentes, armado com a fé de Jesus (Apocalipse 14:12) e a verdade de Deus, é chamado a posicionar-se espiritualmente diante dos “tanques” avançados da falsidade, do pecado e da Babilônia em um protesto corajoso final.

Sob a bandeira das três mensagens angélicas (Apocalipse 14:6–12), eles devem engajar o mundo com convicção inabalável, convidando-os para a aliança com Jesus Cristo, o Salvador do mundo que em breve retornará e Rei do universo.

O movimento Adventista do Sétimo Dia esforça-se para cumprir a missão do remanescente de Deus dos últimos tempos que guarda os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus. Organizado para facilitar a missão global de forma mais eficaz, seus objetivos são claros mesmo diante de chances esmagadoras: fazer discípulos para Jesus e compartilhar o evangelho eterno das três mensagens angélicas com o mundo inteiro em preparação para o breve retorno de Cristo.

A guerra de Satanás contra aqueles que abraçam esta missão é implacável, e seus métodos são frequentemente bem-sucedidos: inspirando mornidão (Apocalipse 3:14–21), divisão interna, polarização, buracos teológicos e eclesiológicos, relutância na missão e pregação sem Cristo, entre muitos outros. Todos limitaram a influência do remanescente neste mundo. Há esperança mesmo diante desta grande oposição, pois a "palavra profética mais certa" (2 Pedro 1:19) mostra que a igreja remanescente será vitoriosa no fim. A única questão é: você fará parte dela hoje?

Momento de Reflexão

Por que Deus permite que Seu povo sofra perseguição e dificuldades?

► Como Deus providenciou para Seu povo durante tempos difíceis no passado?

► Como você aplica a vitória de Jesus de maneira prática em sua vida?

► Como podemos olhar para o futuro sem medo de perseguição e dificuldades?

► Quais são algumas maneiras de testemunhar o triunfo de Cristo sobre o poder do pecado, da morte e de Satanás para pessoas que não sabem nada sobre Deus e a Bíblia?

► O que significa ser um Adventista do Sétimo Dia? Como tem sido sua jornada pessoal em entender a identidade e missão da Igreja Adventista do Sétimo Dia?

VITÓRIA SANGRENTA

Malala Yousafzai, uma jovem garota do Paquistão, emergiu de dificuldades indescritíveis como um farol de esperança e coragem diante de grande adversidade. Com apenas onze anos, ela desafiou as restrições opressivas do Talibã à educação de meninas ao escrever corajosamente um blog para a BBC Urdu, inspirando inúmeros outros a acreditar e lutar pelo direito das meninas à educação.

Em uma tentativa de assassinato, Malala foi baleada na cabeça por um atirador do Talibã enquanto viajava em seu ônibus escolar. O tiro não a matou imediatamente e, enquanto lutava pela vida, sua história capturou os corações de milhões ao redor do mundo.

Milagrosamente, Malala se recuperou e continuou com seu trabalho, seu testemunho e dedicação inabaláveis mais fortes do que nunca. Ela estabeleceu uma organização sem fins lucrativos para empoderar meninas por meio da educação e, em 2014, aos dezessete anos, tornou-se a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz - um testemunho de seu impacto incrível no mundo. Sua história demonstra que mesmo uma única voz pode se elevar acima das circunstâncias mais sombrias, inspirar mudanças positivas e, em última instância, alcançar a vitória na busca de uma causa digna.

Como crentes remanescentes, temos a causa mais digna de todas: levar o evangelho a “todas as nações, tribos, línguas e povos” (Apocalipse 14:6). Somos chamados a ser um farol de esperança, coragem e luz neste mundo escuro de confusão. Sem medo e apaixonadamente, por meio do amor e atos de graça, devemos proclamar a verdade como ela é em Jesus.

As pessoas precisam ouvir a boa nova de que podem escapar das restrições opressivas de Satanás e do pecado. Elas precisam saber que “a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo vieram, pois, o acusador... foi lançado fora” (Apocalipse 12:10). Satanás é um inimigo derrotado!

Quer estejam cientes disso ou não, todos os seres humanos anseiam por plenitude, paz, liberdade, cura, esperança e vitória sobre tudo o que o pecado fez. Tudo isso e mais é encontrado em Cristo. Ele alcançou a vitória definitiva sobre o pecado por meio de Sua morte na cruz e a selou com Sua ressurreição. É pela fé no “sangue do Cordeiro” que Sua vitória se torna nossa.

A salvação de Deus é possível apenas porque Jesus morreu como nosso substituto. O sangue do Cordeiro revela o amor indescritível de Deus. Abraçar Seu amor fornece o único meio pelo qual a obediência, empoderada pela graça, é possível.

FENSORES DA JUSTIÇA

"O Salvador observa com profundo interesse a família humana. Quando Ele ascendeu ao Pai, não deixou Seus seguidores sem ajuda. Em Sua vida terrena, Ele venceu em nome deles, e eles devem vencer em Sua força. Todos têm provações a enfrentar. Há os velhos temperamentos naturais para lidar; mas esses temperamentos devem ser subjugados a Jesus Cristo para que possamos estar em posição vantajosa com Deus...

"A coroa de glória será colocada na cabeça de todos que venceram a tentação pelo sangue do Cordeiro e pela palavra de seu testemunho. Essa palavra de nosso testemunho significa muito. Está diante de todo o universo celestial e diante do mundo. A alma que desonra a Deus com suas palavras e ações, que não reconhece Cristo como seu Salvador, coloca-se do lado perdedor." (Ellen G. White, Em Lugares Celestiais [1967], 278.)

"A vida santa de Abel testemunhou contra a reivindicação de Satanás de que é impossível para o homem guardar a lei de Deus. Quando Caim, movido pelo espírito do maligno, viu que não podia controlar Abel, ficou tão enfurecido que tirou a vida dele. E onde quer que haja alguém que se mantenha na vindicação da justiça da lei de Deus, o mesmo espírito será manifestado contra eles.

É o espírito que, ao longo de todas as eras, ergueu a estaca e acendeu a fogueira para os discípulos de Cristo. Mas as crueldades impostas ao seguidor de Jesus são instigadas por Satanás e seus anfitriões porque não conseguem forçá-lo a se submeter ao controle deles. É a fúria de um inimigo derrotado. Todo mártir de Jesus morreu um conquistador." (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas [1890], 77.)

"A vitória obtida em Sua morte no Calvário quebrou para sempre o poder acusador de Satanás sobre o universo e silenciou suas acusações de que a abnegação era impossível para Deus e, portanto, não essencial na família humana." (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas vol. 1 [1958], 341.)

"Nosso povo foi considerado muito insignificante para ser digno de nota, mas uma mudança virá. O mundo cristão está agora fazendo movimentos que necessariamente trarão o povo que guarda os mandamentos à proeminência. "O mundo inteiro será agitado com inimizade contra os Adventistas do Sétimo Dia porque eles não rendem homenagem ao papado, honrando o domingo, a instituição deste poder anticristão.

É o propósito de Satanás fazê-los serem apagados da terra para que sua supremacia do mundo não seja disputada. "Cada posição de verdade tomada pelo nosso povo suportará a crítica das maiores mentes; os mais altos dos grandes homens do mundo serão colocados em contato com a verdade e, portanto, cada posição que tomamos deve ser examinada criticamente e testada pelas Escrituras.