Desesperado por uma história missionária

Gina Wahlen estava empolgada para visitar uma igreja doméstica em um país onde os cristãos enfrentam perseguição por sua fidelidade a Deus. Ela tinha chegado para coletar histórias de missões para a Missão Adventista.

A igreja doméstica acabou sendo uma casa térrea em um prédio de apartamentos. O apartamento havia sido reformado e transformado em uma igreja, com um santuário principal de um lado e uma pequena sala do outro. Gina começou a entrevistar pessoas na pequena sala com a ajuda de um intérprete.

As pessoas eram sinceras e gentis. Mas não pareciam ter histórias especiais, falando em vez disso sobre os aspectos técnicos de uma igreja doméstica.

À medida que o tempo passava, Gina começou a ficar desesperada. Este era o único lugar onde ela planejara coletar histórias no país. "Querido Senhor, por favor, me ajude a encontrar alguém que tenha uma história inspiradora", ela orou. "Não sei como encontrar alguém porque não falo o idioma e não acredito que o intérprete possa ajudar. Então, Senhor, você poderia enviar alguém, por favor?"

Logo depois, uma mulher entrou na sala. Gina sentiu o impulso de conversar com ela e iniciou uma conversa através do intérprete.

"Você frequenta esta igreja há muito tempo?" Gina perguntou.

Não, a mulher não frequentava há muito tempo. Ela estava frequentando há apenas alguns meses.

Gina perguntou como ela tinha conhecido os Adventistas do Sétimo Dia.

A mulher disse que estava caminhando com seus filhos para o mercado em um Sábado. Enquanto caminhavam pela calçada, dois homens bem vestidos se aproximaram.

"O Sétimo Dia é o Sábado", disse um deles.

"Para saber mais, procure na internet", disse o outro. Em seguida, os homens continuaram a caminhar.

A mulher foi para casa e procurou online. De alguma forma, ela encontrou uma série de apresentações adventistas de um evangelista dos EUA que havia sido dublada em seu idioma. Ela assistiu a muitos programas e foi grandemente abençoada.

Então, de alguma forma, ela encontrou a igreja doméstica. Ela apareceu, preparada para o batismo, e foi batizada pouco antes da chegada de Gina. "Fiquei surpresa quando ouvi sua história e fiquei tão feliz que Deus respondeu minha oração de uma maneira tão linda", disse Gina.

Fornecido pelo Escritório da Conferência Geral da Missão Adventista, que usa as ofertas missionárias da Escola Sabatina para espalhar o evangelho em todo o mundo. Leia novas histórias diariamente em www.AdventistMission.org.

Acreditamos que Deus aumentou o conhecimento de nosso mundo moderno e que Ele deseja que o usemos para Sua glória e proclamar Seu breve retorno! Precisamos da sua ajuda para continuar a disponibilizar a Lição da Escola Sabatina neste aplicativo. Temos os seguintes custos Firebase, hospedagem e outras despesas. Faça uma doação no nosso site www.EscolaSabatina.net

O TEMPO DE AJUNTAMENTO

Após o movimento ter se dividido em várias facções nos anos seguintes à Grande Decepção, Deus escolheu usar o Sábado para reunir Seus crentes. Não podemos ignorar a influência dos Batistas do Sétimo Dia nesse movimento.

Um exemplo principal é Rachel Oakes Preston, que compartilhou a verdade do Sábado com o Pastor Frederick Wheeler. Quando o Pastor Wheeler abraçou a mensagem do Sábado, uma pequena congregação sabatista foi formada em Washington, New Hampshire, onde a primeira igreja Adventista sabatista ainda está de pé hoje.

Thomas Preble, outro influente batista, foi o primeiro ministro millerita-Adventista a advogar pelo Sábado por escrito. Infelizmente, ele apenas guardou o Sábado por três anos, mas seus escritos tiveram um grande impacto. Joseph Bates leu um de seus panfletos, aceitou a verdade e, no início de 1845, se tornou talvez o defensor mais importante do Sábado do Sétimo Dia. Bates escreveu seus próprios panfletos sobre o Sábado, que convenceram James e Ellen White a guardar o Sábado também.

Os panfletos de Preble também chegaram a Marian Stowell, uma jovem de quinze anos que morava em Paris Hill, Maine. Ela aceitou o Sábado e compartilhou os panfletos com seu irmão Lewis e J.N. Andrews, que também tinha quinze anos. Ambos os jovens aceitaram os ensinamentos que ela compartilhou.

As origens da guarda do Sábado dentro do movimento Adventista são humildes, mas talvez seja isso que lhe confere mais poder. Deus usou pessoas de origens, localizações geográficas e idades completamente diferentes para iluminar uma verdade vital - uma verdade que definiu o movimento e que desde então se espalhou para todos os cantos do mundo.

RAZÃO PRINCIPAL

Os Batistas do Sétimo Dia acreditavam que a verdade se revelaria por si só - que as pessoas eventualmente a ouviriam porque era a verdade. Eles não pregavam ativamente sobre o Sábado por esse motivo. Em contraste, os crentes adventistas viam o Sábado não apenas como um dia alternativo de adoração, mas como uma questão de grande importância nos últimos tempos. Essa visão foi expressa pela primeira vez por Joseph Bates, que conectou o Sábado do Sétimo Dia com a obra final de Jesus no santuário celestial usando Apocalipse 14:9-13 e Apocalipse 11:19.

Ele expressou essa conexão da seguinte forma: o juízo ocorre no Santo dos Santos do Santuário, onde a arca da aliança está guardada, e a lei de Deus, que inclui o Sábado, está guardada dentro da arca. Os crentes perceberam que ignorar o Sábado levaria a ignorar a lei de Deus, o templo no céu onde a lei é guardada, e o juízo que ocorre nesse templo. Cada um dos Dez Mandamentos estava no coração do templo de Deus no céu, mas o mandamento do Sábado tinha um significado especial porque havia sido esquecido por tantos.

Assim como o Sábado precisava ser restaurado quando a igreja Adventista foi fundada, também precisava ser restaurado no tempo de Isaías. Quando Isaías escreveu nosso trecho-chave (Isaías 58:1-14), ele estava chamando fervorosamente tanto Israel quanto Judá de volta à verdadeira adoração a Deus após anos de busca por ídolos. Há muitos apelos, mensagens solenes e advertências ao longo do livro, e os capítulos 57 a 59, em particular, são um apelo à reforma - para que Israel volte a Deus, redescubra o verdadeiro espírito da religião pessoal e abandone o pecado de uma vez por todas. O Sábado foi novamente pisoteado durante a profecia dos 1.260 anos (538 d.C. - 1798 d.C.), quando o papado estava no auge e declarou o domingo como o dia santo de Deus. Isaías 58 traz a esperança de que o Sábado será restaurado ao seu lugar legítimo no fim dos tempos.

Isaías 58 compara e esclarece o verdadeiro e o falso jejum. O capítulo começa expondo os motivos hipócritas e egoístas por trás do jejum de Israel. Isso é contrastado com o que Deus esperava deles: uma vida de serviço alegre motivada pelo amor que culmina na observância semanal e na experiência do Sábado.

Este capítulo mostra que guardar o Sábado, enquanto falhamos em aliviar a opressão e servir aos necessitados, não é verdadeira adoração. O Sábado que Deus deseja restaurar nos últimos dias é uma experiência completa do Sábado que envolve serviço altruísta, não apenas um debate sobre domingo versus Sábado. Deus não está apenas procurando pessoas que guardem o dia certo; Ele está procurando pessoas que guardem o Sábado da maneira certa.

A Festa Às vezes, podemos nos envolver em fazer o que é certo pelos motivos errados. Isaías 58 é um apelo para abraçar o Sábado por todas as razões certas - torná-lo uma prioridade para compartilhar as bênçãos de Deus com as pessoas necessitadas. Que Deus ajude nossas casas, escolas e igrejas a redescobrir o significado mais profundo do Sábado.

ADORAÇÃO AUTÊNTICA

Isaías 58 destaca aspectos do Sábado que o Livro de Apocalipse mais tarde expande. É tanto um descanso quanto um teste do nosso amor por Deus e dos nossos motivos na adoração, serviço e obediência. Guardar fielmente o Sábado todas as semanas, mesmo às custas de outras oportunidades de fim de semana, demonstra nosso compromisso de priorizar Deus sobre todas as outras considerações.

Através do nosso guarda do Sábado, as pessoas podem ver que nossa devoção a Deus tem prioridade sobre esportes, festas, trabalho ou até mesmo família. Guardar o Sábado do Sétimo Dia em vez de outro dia mostra a confiança que colocamos na supremacia da Palavra de Deus acima de todas as formas de tradição e autoridade humana.

Infelizmente, parece que Israel não entendeu realmente o que Isaías estava tentando ensinar sobre o verdadeiro significado do Sábado, pois reagiram com hostilidade quando Jesus curou no Sábado muitos anos depois (Lucas 14:1-6; João 5:1-18). O povo de Deus nos últimos tempos também precisa reaprender os princípios básicos da guarda do Sábado, como seu pleno significado e como podemos vivenciá-lo corretamente para podermos explicar sua importância aos outros.

Deus deseja que sejamos autênticos em tudo o que fazemos. Os israelitas perderam essa autenticidade, especialmente quando se tratava do Sábado. Eles estavam ocupados fazendo o externo (Isaías 58:3, 4), que muitas vezes é a estrutura da religião, mas permitiram que suas ações se tornassem o total da sua fé. Eles se tornaram cegos para a realidade de quem eram, e essa falta de autoconhecimento é o maior obstáculo para a autenticidade que Deus busca.

Isaías 58:6, 7 apresenta uma solução que fornece o antídoto espiritual para suas formas vazias e mortas de religião. Essa solução, um novo jejum, inclui um ministério voltado para fora que Israel havia negligenciado. Seus lares deveriam ser lugares de cura para os oprimidos, famintos, excluídos e pobres. Jesus reiterou muitos dos mesmos pontos aos Seus discípulos em Mateus 25, onde enfatizou a importância de como eles tratam "os pequeninos".

O comentário de Ellen White em O Desejado de Todas as Nações diz: "Quando as nações estiverem reunidas diante Dele, haverá apenas duas classes, e seu destino eterno será determinado pelo que fizeram ou deixaram de fazer por Ele na pessoa dos pobres e dos que sofrem". Guardar o Sábado enquanto negligenciamos aliviar o sofrimento e a dor é superficial e vazio aos olhos de Deus; isso não significa nada para Ele.

Versículos 13 e 14 abordam diretamente a guarda prática do Sábado, mencionando três coisas que devemos evitar fazer no dia sagrado: envolver-se em conversas fúteis, buscar nosso próprio prazer e seguir nosso próprio caminho. Em resumo, não seja egoísta.

O Sábado trata de tornar o serviço amoroso a Deus e aos outros um hábito, pois é esse tipo de guarda do Sábado que agrada a Deus e é esse tipo de guarda do Sábado que mudará nossos corações e erradicará o pecado.

Momento de Reflexão

► Como podemos evitar nossos próprios prazeres, mas ainda assim chamar o Sábado de uma alegria?

► É sempre aceitável fazer a coisa certa pelas razões erradas?

► De que maneiras estamos oferecendo algo a Deus através de nossa adoração no Sábado que Ele não está pedindo?

► Como equilibramos nossa necessidade de alimentação espiritual no Sábado com nossa responsabilidade de servir e cuidar dos outros?

► Por que honrar a Deus através do Sábado é especialmente importante para os crentes dos últimos dias?

VOLTADOS PARA FORA

O Sábado é verdadeiramente um dos melhores presentes de Deus à humanidade. É um período de tempo dedicado à comunhão com Ele, à convivência com outros crentes e ao serviço altruísta ao nosso Mestre. Nossos relacionamentos terrenos são frequentemente testados na vida, e da mesma forma, nosso amor por Deus e nosso compromisso com Ele são testados através do Sábado.

Jesus perguntou a Pedro se ele O amava três vezes, e Ele nos faz a mesma pergunta hoje através do Sábado: Será que amamos a Deus mais do que as opiniões daqueles que não compartilham nossas convicções? Será que O amamos mais do que nossa família que talvez não concorde conosco? Será que O amamos mais do que nossos empregos e entretenimento?

Isaías destaca que o Sábado trata de viver uma vida voltada para fora, na qual priorizamos amar a Deus e amar ao próximo. O estilo de vida e a adoração que Isaías 58 descreve é o que Jesus mostrou à humanidade quando esteve na Terra. Jesus incorporou o verdadeiro espírito do Sábado sempre que serviu aos outros, especialmente quando escolheu curar no Sábado.

Em Isaías 58:6, 7, Jesus pede a Israel que faça oito coisas para fazer sua luz brilhar. Nenhuma dessas oito coisas é difícil de fazer, mas esse pode ser o problema. Às vezes, achamos mais fácil fazer uma tarefa "difícil" para Jesus do que fazer uma tarefa fácil que está ao nosso alcance. Cristo pediu a eles que alimentassem os famintos e trouxessem os pobres para suas casas, para que, quando orassem, o Senhor respondesse.

Às vezes, viajamos para o outro lado do mundo para falar sobre Jesus para as pessoas quando nem sequer conversamos com nossos vizinhos. Jesus desafia essa atitude. Quando ouvimos os clamores dos pobres e atendemos às suas necessidades, estamos fazendo pelos pobres o que esperamos que Deus faça por nós quando clamamos a Ele.

Com muita frequência, agimos como a criança mimada que é muito exigente com seus pais, mas não está disposta a ajudar nas tarefas domésticas. Deus está ansioso para responder às nossas orações e nos abençoar abundantemente, mas essas bênçãos não nos serão úteis a menos que ouçamos as necessidades dos outros e compartilhemos as bênçãos de Deus com eles. O verdadeiro significado do Sábado captura uma vida voltada para fora, na qual estamos abertos para receber as mais plenas bênçãos de Deus e ansiosos para compartilhá-las com aqueles ao nosso redor.

O SÁBADO RESTAURADO

"O "O Senhor ordena pelo mesmo profeta: 'Ata o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos.' Isaías 8:16. O selo da lei de Deus é encontrado no quarto mandamento. Este, entre os dez, é o único que menciona tanto o nome quanto o título do Legislador. Ele declara que Ele é o Criador dos céus e da terra, mostrando assim o Seu direito a reverência e adoração acima de todos os outros.

Além deste preceito, não há nada no Decálogo que mostre por cuja autoridade a lei é dada. Quando o Sábado foi alterado pelo poder papal, o selo foi retirado da lei. Os discípulos de Jesus são chamados a restaurá-lo, exaltando o Sábado do quarto mandamento à sua posição correta como memorial do Criador e sinal de Sua autoridade.

" 'À lei e ao testemunho.' Enquanto doutrinas e teorias conflitantes abundam, a lei de Deus é a única regra infalível pela qual todas as opiniões, doutrinas e teorias devem ser testadas. O profeta diz: 'Se eles não falarem de acordo com esta palavra, é porque não há luz neles.' Verso 20.

"Novamente, o comando é dado: 'Clama a plenos pulmões, não te detenhas, levanta a voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados.' Não é o mundo ímpio, mas aqueles que o Senhor designa como 'meu povo', que devem ser reprovados por suas transgressões. Ele declara ainda: 'Contudo, todos os dias me procuram e têm prazer em saber os meus caminhos, como um povo que pratica a justiça e não abandona a lei do seu Deus.' Isaías 58:1, 2.

Aqui é apresentada uma classe que se considera justa e aparenta grande interesse no serviço de Deus; mas a repreensão severa e solene do Sonda-corações prova que eles estão pisoteando os preceitos divinos.

"O profeta aponta assim a ordenança que foi abandonada: 'Reedificarás as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador da brecha, restaurador de veredas para morar. Se desviares o teu pé do Sábado, de fazer a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao Sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando as tuas próprias palavras, então, te deleitarás no Senhor.' Versos 12–14. Esta profecia também se aplica ao nosso tempo.

A brecha foi feita na lei de Deus quando o Sábado foi alterado pelo poder romano. Mas chegou a hora de que esta instituição divina seja restaurada. A brecha deve ser reparada e os fundamentos de muitas gerações devem ser levantados." (Ellen White, O Grande Conflito [1911], 451–453.)