A Guerra Espiritual - Parte 2: A Palavra

VERSO PARA MEMORIZAR:


Leituras da semana:
Mateus 4:1–10
Apartir do Título, e do estudo da semana, anote suas impressões sobre o que se trata a lição:

Pesquise: em comentários bíblicos, livros denominacionais e de Ellen G. White sobre temas neste texto: Mateus 4:1–10

* Estude a lição desta semana para se preparar para o Sábado, 01 de junho

Fugindo da Igreja: Parte 2

Por Andrew McChesney

Depois que dois jovens refugiados entregaram seus corações a Jesus em uma cidade europeia, eles começaram a implorar para que sua mãe considerasse Jesus.

"Mãe, você não quer ser salva?" perguntou Rosen, de 20 anos.

Sua mãe, Aneliya, explodiu como um vulcão. "Eu nunca deixarei minha religião!" ela gritou, batendo na mesa. "Manterei minha religião até morrer!"

Seu filho de 22 anos, Sergei, falou sobre como Jesus foi crucificado pelos pecados das pessoas e ressuscitou ao terceiro dia.

"É impossível que Ele tenha ressuscitado", disse Aneliya.

"Se você acreditar em Jesus e morrer, também será ressuscitado", disse Sergei.

Um dia, ele leu João 3:36 para sua mãe: “Quem crê no Filho tem a vida eterna; mas quem rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”. “Nós morremos”, ele disse à sua mãe, “mas quando Jesus retornar, seremos ressuscitados dos túmulos.”

"Meu filho, como seremos ressuscitados dos túmulos?" ela perguntou.

"Viveremos novamente", ele disse.

Era uma grande questão para Aneliya. Era a maior questão em sua mente.

Como era possível ser ressuscitado e viver para sempre?

Enquanto ouvia seus filhos, versículos da Bíblia que antes a confundiam começaram a fazer sentido. Ela começou a entender o que Paul, o homem que havia convidado a família para a igreja pela primeira vez, havia lido para eles da Bíblia e o que ela havia ouvido sobre Jesus durante sua primeira visita à igreja. Alegria preencheu seu coração.

Aneliya mais tarde entendeu que o Espírito Santo havia entrado em seu coração. Logo, Aneliya reconheceu Jesus como seu Salvador. Quando fez isso, um desejo a preencheu de passar tempo com Ele e de participar dos serviços de adoração na igreja.

Então sua filha de 15 anos foi batizada. Aneliya havia faltado aos batismos de seus dois filhos, mas ela foi ao batismo de sua filha. Ela a parabenizou depois. "Mãe, sua vez é a próxima", disse sua filha.

Sergei deu estudos bíblicos para sua mãe, e ela também estudou a Bíblia por conta própria. Um desejo cresceu em seu coração de viver para Cristo. Então chegou o dia, aos 47 anos, que ela entregou seu coração a Jesus no batismo. "Foi com grande alegria", ela disse em uma entrevista. "Não consigo descrever minha alegria. Foi a primeira vez em quarenta e sete anos que tive tal alegria. Acreditei e aceitei Jesus Cristo."

Hoje, Aneliya tem 48 anos e é missionária para seu povo. Seu marido aceitou a Bíblia, e até seus pais no país de origem estão guardando o Sábado. Aneliya também dá estudos bíblicos para sua comunidade.

"Uma vez eu quis fugir da igreja, mas agora um desejo me preencheu de correr para a igreja", disse ela. "O Espírito Santo me trouxe para Deus."

Fornecido pelo Escritório da Conferência Geral da Missão Adventista, que usa as ofertas missionárias da Escola Sabatina para espalhar o evangelho em todo o mundo. Leia novas histórias diariamente em www.escolaSABATINA.net/historias.

Acreditamos que Deus aumentou o conhecimento de nosso mundo moderno e que Ele deseja que o usemos para Sua glória e proclamar Seu breve retorno! Precisamos da sua ajuda para continuar a disponibilizar a Lição da Escola Sabatina neste aplicativo. Temos os seguintes custos Firebase, hospedagem e outras despesas. Faça uma doação no nosso site www.EscolaSabatina.net

VULNERÁVEL OU VITORIOSO

Bernie Madoff é infame por ter orquestrado uma das maiores fraudes financeiras da história dos EUA, enganando milhares e desviando bilhões de dólares. Seu esquema de pirâmide desabou, levando à sua prisão. Exceto por pequenos pagamentos ordenados pela justiça, as vítimas tiveram uma perda total em seus investimentos.

Como muitos sabem, a decepção é uma ferramenta comum para explorar os outros, especialmente os desfavorecidos e vulneráveis. Isso pode ser visto em muitas indústrias.

Por décadas, o negócio do tabaco direcionou seus métodos de marketing enganosos a populações vulneráveis, como jovens e comunidades de baixa renda, minimizando os riscos à saúde do fumo e promovendo cigarros como glamourosos ou na moda. Da mesma forma, algumas empresas farmacêuticas alimentaram a crise dos opioides ao comercializar agressivamente analgésicos prescritos, minimizando sua natureza viciante e incentivando a superprescrição.

Essas táticas pecaminosas se originaram com o arquideceptor, Satanás, que aperfeiçoou sua arte e levou bilhões ao erro. Os crentes não estão imunes aos seus ataques; como enfrentamos seus esquemas e decepções? Como vencemos? Como conquistamos a vitória vivendo o grande conflito? A lição desta semana se concentrará no poder da Palavra de Deus enquanto enfrentamos os ataques de Satanás.

A PALAVRA É VERDADE

Winston Churchill disse: "A verdade é incontestável. A maldade pode atacá-la, a ignorância pode ridicularizá-la, mas, no final, lá está ela." A verdade se tornou um termo bastante relativo nos últimos anos. "Você tem sua verdade e eu tenho a minha" é uma afirmação que alguns vivem, mas é ilógica, porque a verdade de uma pessoa muitas vezes contradiz diretamente a de outra. Como duas declarações contraditórias podem estar certas quando a verdade, em sua fundação, é objetiva, universal e absoluta?

Infelizmente, os seres humanos não têm acesso a um documento ou banco de dados que forneça todas as verdadeiras afirmações que já existiram. Por causa desse déficit, precisamos (e queremos) reunir a verdade por nós mesmos. Esse desejo levou ao desenvolvimento de diferentes recursos, como enciclopédias, periódicos científicos, jornais, motores de busca e inteligência artificial, para ajudar a fornecer uma base comum para o que pode ser amplamente aceito como verdade. Os humanos têm um desejo de descobrir a verdade.

Do ponto de vista bíblico, a verdade é quem Deus é. Ele mesmo a proclama – Jesus disse simplesmente: "Eu sou... a verdade" (João 14:6). Como o Criador, Deus define a realidade. Tudo o que Ele diz e faz é perfeitamente honroso e não contém contradições. Toda a existência deriva de quem Ele é. "A tua palavra é a verdade" (João 17:17), diz Jesus, e por Suas palavras que definem a realidade e a verdade, todas as coisas foram criadas.

Quando Satanás tentou Jesus no deserto, ele não se aproximou do Filho de Deus com mentiras óbvias, mas com perguntas enganosas e aplicações erradas da escritura ou da verdade. Essas aplicações erradas foram tentativas de fazer Jesus agir de forma egoísta e pecaminosa – duvidar de Seu Pai e de Sua identidade messiânica. Satanás sabe que, se ele pode criar uma rachadura na fundação das convicções e crenças de alguém, ele pode ganhar acesso aos seus pensamentos e semear dúvidas que se espalham como ervas daninhas, visando sufocar a fé e a vida de sua vítima.

Quando Jesus viveu entre nós, Ele tinha exatamente os mesmos recursos disponíveis que nós temos. Ele entendeu que, neste planeta confuso e quebrado, a única segurança está na Palavra de Deus — a verdade. Ele encontrou Sua identidade não em sentimentos ou opiniões, mas nas escrituras inspiradas por Deus. Jesus enfrentou cada ataque enganoso de Satanás com "Está escrito". Cristo exemplificou o Salmo 119:11, que diz: "Escondi a tua palavra no meu coração para eu não pecar contra ti".

À medida que seguimos pela vida, somos constantemente bombardeados com opiniões, afirmações e reivindicações sobre a verdade. Satanás trabalha arduamente para enganar todos com suas mentiras, meias-verdades e aplicações erradas da verdade.

Seu objetivo não é apenas fazer você pecar, mas mantê-lo confuso sobre a verdade e impedi-lo de compartilhar a verdade com outros. Sabendo que "a verdade vos libertará" (João 8:32), o inimigo tenta nos manter em cativeiro de suas mentiras. Portanto, é extremamente vital construir nossas vidas sobre a verdadeira Palavra de Deus, o único fundamento firme!

É crucial testar todas as coisas pela Bíblia, para não apenas estar familiarizado com as Escrituras, mas imerso nelas! Se fizermos isso, teremos um ponto de referência poderoso sobre o qual basear nossas decisões, bem como proteção quando confusão, tentação e mentiras invadirem nossas portas. "Achei as tuas palavras e as comi, e a tua palavra foi para mim alegria e júbilo do meu coração" (Jeremias 15:16).

A PALAVRA TEM PODER

A história registra muitos mais idiomas do que os atualmente falados. Alguns se tornaram extintos, enquanto outros evoluíram ou se fundiram com outros idiomas ao longo do tempo. Estima-se que hoje existam cerca de sete mil idiomas falados e entre quatro e cinco mil escritos. A Bíblia inteira foi traduzida para mais de setecentos idiomas, e partes dela foram traduzidas para mais de três mil idiomas. Ainda há um grande trabalho a ser feito para entregar o poder transformador da Palavra de Deus a todos os povos, tribos e nações!

Não importa em que idioma é compartilhada, a Bíblia sempre transmitirá uma mensagem de verdade e transformação aos ouvintes que acreditam e são guiados pelo Espírito. O poder transformador da Palavra de Deus remonta a Gênesis 1, onde Deus criou algo do nada, simplesmente falando em existência. Quando Ele fala, átomos, moléculas e elementos explodem em ser e formam estruturas, células e sistemas de matéria orgânica e inorgânica. A natureza e a ciência fazem conforme Sua voz instrui. A palavra criativa de Deus não é diminuída por nenhuma mudança, seja de idioma ou meio — da voz audível à palavra escrita. "Assim será a minha palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, mas fará o que eu desejo e alcançará o propósito para o qual a enviei" (Isaías 55:11).

As qualidades criativas e transformadoras das palavras de Deus não se limitam ao reino físico; elas se aplicam à vida espiritual também. No entanto, porque Deus é amor e nunca nos força, Ele respeita nossas escolhas. O que Sua Palavra pode e fará em nossas vidas depende inteiramente de nossas atitudes e decisões. As promessas e mandamentos de Deus só podem ser eficazes se escolhermos confiar e acreditar no Doador da Promessa. Simplificando, a Palavra de Deus tem o potencial de inundar nossas vidas com poder divino e graça, mas só pode ser "ativada" quando a fé está presente.

Foi a Palavra de Deus memorizada e internalizada — a verdade bíblica — que desmascarou as enganações de Satanás quando ele tentou Jesus no deserto, e foi a Palavra de Deus falada que concedeu a Cristo a vitória sobre tanto o tentador quanto suas tentações (ou seja, "Está escrito..." [Mateus 4:4, 7, 10]).

Jesus entendia a Bíblia como Sua fonte de verdade. Ele validou e exemplificou seu poder quando andou entre nós, utilizando-a para guiar Seu ministério e triunfar sobre Satanás e seus esquemas. Como crentes, temos acesso à inspirada, poderosa e verdadeira Palavra de Deus. Somos privilegiados de experimentar o poder criativo de Deus agindo em nós para nossa santificação e de testemunhar Ele nos proporcionando vitória sobre Satanás enquanto lidamos com a grande controvérsia que permeia nossas vidas.

Momento de Reflexão

Como podemos ver através dos enganos de Satanás, especialmente se eles estão disfarçados em linguagem bíblica?

► Como podemos discernir entre a verdade genuína e a falsidade no mundo de hoje?

► De que forma o conceito de verdade ficou distorcido hoje?

De que forma você experimentou ou viu o poder transformador da Palavra de Deus, seja na sua própria vida ou na de outra pessoa?

► O que significa para você que Jesus é a Palavra que se fez carne?

► Por que é importante edificar nossas vidas na Palavra de Deus? Como é na prática?

► Como Deus o ajudou a encontrar a vitória quando você foi tentado?

A PALAVRA FEITA CARNE

Quem já esteve em um relacionamento amoroso à distância sabe as quão especiais são as cartas escritas à mão do seu parceiro, especialmente nesta era digital. Cartas de amor são pequenas representações físicas de uma realidade maior. Junto com outras formas de comunicação, tais cartas tornam os tempos de separação um pouco mais suportáveis. Mas, claro, nada se compara a quando os dois se reúnem pessoalmente.

A Palavra é a carta de amor de Deus à humanidade. As narrativas, profecias e instruções dentro da Bíblia comunicam o coração de Deus e sua qualidade mais fundamental: amor. É verdadeiramente maravilhoso que a humanidade tenha sido dada essa carta de amor, que falou a incontáveis bilhões ao longo dos milênios.

Deus garantiu que "Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito, totalmente preparado para toda boa obra" (2 Timóteo 3:16). Sua mão guiadora estava em todo o desenvolvimento da Escritura. Podemos ter confiança de que os processos de reunir os vários livros bíblicos, bem como as palavras dentro deles, foram divinamente orquestrados.

Como sabemos, Deus foi além de tudo o que Ele jamais teve que fazer por nós. Seu desejo de estar conosco, expresso repetidamente em Sua carta de amor, levou à mais grandiosa manifestação de Deus à humanidade em toda a história: Jesus. "O Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, glória como do único gerado do Pai, cheio de graça e verdade" (João 1:14). A Bíblia foi escrita para comunicar a Palavra de Deus; Jesus veio para demonstrar a Palavra de Deus.

Jesus é a Palavra feita carne. Ele experimentou a vida conosco, como um de nós. Ele entende a experiência humana com todas as suas dores, desafios e problemas. Ele pode prover perfeitamente para nossas necessidades porque Ele sabe exatamente como é. Sua encarnação nos ensina que Deus é verdadeiramente nosso Emanuel; Ele está conosco e é por nós! Jesus veio mostrar-nos o amor de Deus que já havia sido prometido em Sua Palavra escrita.

SOMENTE PELA PALAVRA DE DEUS

"Em nossa própria força, é impossível para nós negar os clamores de nossa natureza caída. Por este canal, Satanás trará tentação sobre nós. Cristo sabia que o inimigo viria a cada ser humano para aproveitar-se da fraqueza hereditária e, por suas insinuações falsas, enredar todos aqueles cuja confiança não está em Deus.

E ao passar pelo caminho que o homem deve percorrer, nosso Senhor preparou o caminho para nós vencermos. Não é Sua vontade que sejamos colocados em desvantagem no conflito com Satanás. Ele não quer que sejamos intimidados e desencorajados pelos assaltos da serpente. 'Tende bom ânimo', Ele diz; 'eu venci o mundo.' João 16:33....

"'O príncipe deste mundo vem', disse Jesus, 'e nada tem em Mim.' João 14:30. Não havia nele nada que respondesse à sofisticação de Satanás. Ele não consentiu ao pecado. Nem mesmo por um pensamento Ele cedeu à tentação. Assim pode ser conosco. A humanidade de Cristo foi unida à divindade; Ele foi preparado para o conflito pelo morar do Espírito Santo. E Ele veio para nos fazer participantes da natureza divina. Enquanto estivermos unidos a Ele pela fé, o pecado não tem mais domínio sobre nós. Deus estende a mão da fé em nós para direcioná-la a se agarrar firmemente à divindade de Cristo, para que possamos atingir a perfeição de caráter.

E como isso é alcançado, Cristo nos mostrou. Por que meio Ele venceu no conflito com Satanás? Pela palavra de Deus. Somente pela palavra Ele pôde resistir à tentação. 'Está escrito', Ele disse. E a nós são dadas 'promessas preciosas e grandíssimas: para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção que pela concupiscência há no mundo.' 2 Pedro 1:4.

Toda promessa na palavra de Deus é nossa. 'Por toda palavra que procede da boca de Deus' devemos viver. Quando assaltados pela tentação, não olhe para as circunstâncias ou para a fraqueza do self, mas para o poder da palavra. Toda sua força é sua. 'Escondi a tua palavra no meu coração', diz o salmista, 'para não pecar contra Ti.' 'Pela palavra dos teus lábios, guardei-me dos caminhos do destruidor.' Salmo 119:11; 17:4." (Ellen G. White, O Desejo de Todas as Eras [1898], 122, 123.)