Não ao Porco, Sim ao Sábado

Por Andrew Mcchesney

Sara pensava na Igreja Adventista do Sétimo Dia enquanto ajudava a mãe a vender porco e cerveja em Moçambique, no sudeste da África.

Por que os Adventistas vão à igreja aos sábados? ela se perguntava.

Quando era pequena, Sara tinha ido várias vezes à igreja Adventista com seu irmão mais velho, que era Adventista. Mas então ele se mudou para outra cidade, e ela voltou para a igreja de sua mãe.

Enquanto trabalhava com sua mãe, as memórias sobre a igreja Adventista voltaram. Ela pensou nos vizinhos Adventistas que tinham se mudado para ao lado. Sara decidiu perguntar a eles por que iam à igreja no Sábado.

Os vizinhos receberam bem a pergunta de Sara e abriram a Bíblia no quarto mandamento em Êxodo 20:8–10. Sara leu: “Lembra-te do dia de Sábado, para santificá-lo. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o Sétimo Dia é o Sábado do Senhor teu Deus. Neste dia não farás trabalho algum”. Ela também leu outros versículos sobre a santidade do Sábado do Sétimo Dia. Ela viu que Jesus adorava no Sétimo Dia quando viveu na terra. Ela decidiu guardar o Sábado do Sétimo Dia.

A mãe ficou furiosa quando Sara lhe disse que não venderia mais porco e cerveja aos sábados. Ela proibiu Sara de ir à igreja Adventista. Sara foi assim mesmo. Ela queria honrar sua mãe como Deus ordena no quinto mandamento (Êxodo 20:12). Mas ela também percebeu que era mais importante “obedecer a Deus do que aos homens” (Atos 5:29).

As tensões aumentaram ainda mais quando Sara parou de vender porco e cerveja completamente. Ela explicou à mãe que Deus não aprova a ingestão de carnes impuras, como o porco (Levítico 11:7), ou o consumo de álcool (Provérbios 20:1). Além disso, disse ela, a Bíblia ensina que “quer comais, quer bebais, ou façais qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31), e vender produtos desaprovados por Deus não glorificaria a Ele.

A mãe expulsou Sara de casa. Sem ter para onde ir, Sara deixou a cidade e mudou-se para a casa de seu irmão Adventista e sua esposa e seus filhos. Seu coração estava pesado. Será esse o custo de seguir Jesus? ela se perguntava.

O irmão de Sara apresentou seu caso aos líderes de sua igreja. Por meio de seus esforços, um pastor Adventista se encontrou com a mãe. Ela ouviu atentamente o que ele disse. Ela não concordou com ele em tudo. Mas seu rosto se suavizou enquanto conversavam. Ela disse que Sara poderia voltar para casa.

Hoje, a mãe ainda não compartilha das convicções de Sara. Sara está orando para que o Espírito Santo toque o coração dela. Ela sabe que o Deus que lhe deu uma compreensão mais completa de Seu amor pode fazer o mesmo por sua mãe.

Fornecido pelo Escritório da Conferência Geral da Missão Adventista, que usa as ofertas missionárias da Escola Sabatina para espalhar o evangelho em todo o mundo. Leia novas histórias diariamente em www.escolaSABATINA.net/historias.

Acreditamos que Deus aumentou o conhecimento de nosso mundo moderno e que Ele deseja que o usemos para Sua glória e proclamar Seu breve retorno! Precisamos da sua ajuda para continuar a disponibilizar a Lição da Escola Sabatina neste aplicativo. Temos os seguintes custos Firebase, hospedagem e outras despesas. Faça uma doação no nosso site www.EscolaSabatina.net

TRANSPARÊNCIA E JUSTIÇA

O escândalo do Watergate em 1970 revelou corrupção, espionagem ilegal e acobertamentos dentro da administração do Presidente Richard Nixon. Os esforços persistentes dos jornalistas investigativos para expor o escândalo demonstraram o papel da imprensa livre em responsabilizar aqueles no poder, especialmente quando há uma falta de transparência em torno de suas atividades.

Todo o episódio reforçou a importância da justiça imparcial. Desde o começo, a grande controvérsia girou em torno da justiça da liderança de Deus. Satanás afirmou que poderia formar um governo mais transparente que o de Deus, com leis que seriam mais justas.

Essas acusações tiveram que ser tratadas de maneira pública e aberta, em grande parte porque foram feitas de maneira pública e aberta. Para os seres celestiais, a morte de Cristo silenciou quaisquer dúvidas sobre as intenções de Deus; Sua bondade brilhou e desmascarou as falsidades e mentiras de Satanás.

A morte de Cristo permite que Deus restaure legalmente a humanidade caída ao seu estado original sem pecado e seu papel especial no reino de Deus, ao mesmo tempo que proporciona justiça pelo dano que o pecado causou. Esse ato monumental de amor demonstrou a todo o universo por que Deus, sozinho, é digno de ser Juiz sobre todos.

Os julgamentos de Deus durante os tempos do fim mais uma vez demonstrarão Seu caráter de justiça e misericórdia combinados.

O universo observador novamente reconhecerá a justiça e a bondade da liderança de Deus. E como um julgamento feito "a favor dos santos" (Dan. 7:22), todos que confiam em Deus podem esperar por esse julgamento com segurança.

ARREPENDIMENTO GENUÍNO

As práticas do santuário terrestre, dado aos israelitas no Monte Sinai, ilustram vividamente os grandes temas da salvação. O santuário no deserto é uma cópia em miniatura do verdadeiro santuário de Deus no céu, onde Jesus atua como nosso Sumo Sacerdote (Êxodo 25:9; Hebreus 8:1–6). O sistema do santuário explica o trabalho de salvação e justiça de Deus em um nível detalhado, imersivo e educacional. O processo de julgamento de Deus é representado especificamente pelo Dia da Expiação. Vários rituais realizados nesse dia têm seu eco escatológico no julgamento final, também conhecido como o dia antitípico da expiação.

O sistema do santuário estabelecido pelo próprio Deus incluía um ciclo diário e anual de atividades e festivais, todos baseados no Tabernáculo. As atividades diárias mais proeminentes incluíam todo tipo de sacrifícios por uma variedade de diferentes pecados (ver Levíticos 1–7). Cada sacrifício ensinava aos israelitas a necessidade da morte substitutiva de uma vida inocente para satisfazer a lei. Isso servia como um lembrete diário aos israelitas de que Deus havia prometido fornecer um substituto (Gênesis 22:11–14).

Enquanto esses serviços sacrifícios simbólicos diários proporcionavam perdão e graça aos israelitas arrependidos, a justiça de Deus também precisava ser explicada. É aí que entra o Dia da Expiação anual, conforme descrito em Levítico 16 e 23:26–32. Todos que se arrependeram e reivindicaram o sacrifício por seus pecados estavam seguros, pois o animal simbolicamente assumiu a penalidade que a justiça exigia.

No entanto, o originador do pecado e qualquer indivíduo não arrependido teriam que suportar seu pecado e suas consequências sozinhos, como ilustrado pelo bode emissário. Além disso, a autenticidade do arrependimento de um crente era expressa por uma profunda introspecção e aflição de alma no Dia da Expiação.

Essa atividade de autoexame ajudava a garantir a contrição genuína do israelita para que seu pecado não apenas fosse perdoado, mas legalmente apagado também. Qualquer um que recusasse essa oferta de graça e expiação "naquele mesmo dia será cortado de seu povo" (Levíticos 23:29).

TRIBUNAL CÓSMICO

De muitas maneiras, a grande controvérsia se desenrola como um caso judicial. Em um sentido, Deus está sendo julgado pelas acusações de Satanás contra Ele; em outro, os humanos estão sendo julgados pelas acusações de Satanás contra eles e para satisfazer as demandas da lei de Deus. Em um terceiro sentido, Satanás e suas legiões de anjos caídos estão em julgamento por sua rebelião e pecados. A justiça deve ser servida em cada aspecto deste caso. É uma situação legal de proporções épicas e complexidade. O julgamento abordará e resolverá todas essas coisas.

O objetivo final do julgamento é para que cada ser no universo, seja ele não caído, salvo ou perdido, conheça a verdade sobre o caráter de Deus e as mentiras de Satanás. Também explicará por que alguns são redimidos e viverão para sempre, enquanto outros serão destruídos e deixarão de existir. No final, todos reconhecerão a justiça dos julgamentos de Deus. Cada caso terminará com santos e anjos declarando "Justos e verdadeiros são os teus caminhos" (Apocalipse 15:3). Para realizar essa tarefa monumental, o julgamento se desdobra em três fases: o julgamento investigativo, o julgamento milenar e o julgamento executivo.

O Julgamento Investigativo: Qualquer tribunal que segue o processo adequado leva tempo para investigar as evidências antes de decidir um veredito. O tribunal no céu, que determina os destinos eternos, não é exceção; é cuidadoso ao considerar todas as evidências em sua investigação. Cada registro é examinado sob o olhar completo de inúmeros anjos que, sem dúvida, estão interessados em ver que Deus não está cometendo erros (Daniel 7:10). Vários aspectos desse julgamento solene foram prefigurados pelo Dia da Expiação.

Os israelitas conheciam esse dia como um dia de julgamento, em que aqueles que examinavam suas almas e se arrependiam podiam permanecer na comunidade, enquanto aqueles que não o faziam tinham que ser cortados (Levítico 23:29). Antes que Jesus retorne, o destino eterno de cada um de nós será determinado.

Nosso Advogado, Advogado e Salvador, Jesus, está lá garantindo que todos cobertos por Seu sangue sejam salvos. Quaisquer reivindicações da lei e de Satanás contra os salvos serão legalmente descartadas, pois estão cobertos pela justiça de Cristo. Após cada caso ser decidido, Jesus virá para recompensar cada pessoa de acordo com suas escolhas (Apocalipse 22:12).

O Julgamento Milenar: A segunda fase do julgamento começará na segunda vinda de Jesus e durará 1.000 anos (Apocalipse 20:4–6). Durante esse milênio, os redimidos participarão do processo de julgamento, examinando os registros dos ímpios, bem como as ações dos anjos caídos (1 Coríntios 6:3). Esta fase do julgamento permite que os redimidos entendam as escolhas de Deus e confirmem que Suas decisões são justas e corretas.

O Julgamento Executivo: A terceira fase do julgamento ocorre após o milênio, quando cada caso foi revisado e os julgamentos compreendidos. Satanás, os demônios e os ímpios ressuscitados serão destruídos pelo fogo consumidor, e todo pecado será erradicado para sempre (Apocalipse 21:4, 27).

Deus é amor e justiça pode existir sem o outro. Por mais complicada que seja esta vida e a guerra cósmica, podemos nos animar, porque em breve tudo isso será passado. A justiça terá sido servida, todo trauma será curado, e cada criatura viva estará novamente em harmonia com Deus, a lei e uns aos outros.

Momento de Reflexão

O que torna o julgamento essencial para a conclusão da grande controvérsia?

► Você pode explicar as três fases do julgamento?

► Como o julgamento fornecerá encerramento a todos os seres criados que já existiram?

► O que o alto nível de transparência nos procedimentos do julgamento revela sobre Deus?

► O que o alto nível de transparência nos procedimentos do julgamento revela sobre Deus?

► O que o alto nível de transparência nos procedimentos do julgamento revela sobre Deus?

CONFIANÇA EM NOSSO SUMO SACERDOTE

O papel do sumo sacerdote em Israel era multifacetado. Ele era o líder espiritual do povo e carregava as responsabilidades mais sagradas. Como a única pessoa permitida a entrar no Lugar Santíssimo — e apenas no Dia da Expiação — ele realizava rituais e sacrifícios especiais. O sumo sacerdote também servia como intercessor e tinha autoridade judicial sobre o povo. Mesmo com todas essas responsabilidades, ele ainda era um ser humano pecador — apenas uma sombra do nosso verdadeiro, perfeito e sem pecado Sumo Sacerdote, Jesus Cristo.

O santuário celestial, do qual o terrestre era simplesmente uma cópia ilustrativa, é onde Jesus trabalha para aplicar os benefícios de Sua vida, morte e ressurreição aos crentes. Cristo subiu ao céu em forma humana, o que atua como um sinal de que Ele foi para ser nosso Representante, Advogado e Intercessor. Como Ellen White coloca, "Ao assumir nossa natureza, o Salvador vinculou-se à humanidade por um laço que nunca será quebrado. Pelas eras eternas, Ele está ligado a nós" (O Desejado de Todas as Nações [1898], 25).

Tendo vivido como um de nós, Jesus está lá trabalhando em nosso favor. Ele é nossa garantia e segurança de que não somos negligenciados, esquecidos ou mal interpretados. "Pois não temos um Sumo Sacerdote que não possa simpatizar com nossas fraquezas, mas um que foi tentado em tudo como nós, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos obter misericórdia e encontrar graça para ajudar em tempo de necessidade" (Hebreus 4:15, 16).

Essa experiência compartilhada é a razão pela qual podemos ter confiança na graça, orientação e apoio de Jesus na hora do julgamento. Assim como os israelitas se engajavam em profunda introspecção, nós também devemos fazer um sério exame de nossas vidas e deixar que o Espírito Santo ilumine cada canto de nossos corações. O julgamento investigativo está se aproximando do fim. É um momento solene, e não devemos brincar com o pecado nem por um momento. Satanás sabe o quão verdadeiramente curto é seu tempo e lançará tudo contra os crentes para distrair, desencorajar e tentá-los a se sentir confortáveis no pecado.

Se houve algum momento para ser sério e comprometido, é hoje! Temos um trabalho de extrema importância a fazer: a proclamação mundial do chamado de Deus para o arrependimento no fim dos tempos. Nossa salvação não depende de nosso desempenho, mas de Jesus. Deus nos chamou para viver em entrega habilitada pela graça, em devoção a Ele e à Sua missão, e em gratidão por Seu amor e misericórdia abundantes. Seu amor perfeito expulsa todo medo e fortalece nosso trabalho de testemunhar por Ele. Jesus uniu Sua divindade à nossa humanidade para que nós, como humanos, possamos nos tornar "participantes da natureza divina" (2 Pedro 1:4).

ENFRENTANDO OS REGISTROS DA VIDA

"Cada obra do homem passa em revista perante Deus e é registrada por fidelidade ou infidelidade. Oposto a cada nome nos livros do céu é inscrita com terrível exatidão cada palavra errada, cada ato egoísta, cada dever não cumprido, e cada pecado secreto com cada dissimulação astuta. Avisos enviados pelo céu ou repreensões negligenciadas, momentos desperdiçados, oportunidades não aproveitadas, a influência exercida para o bem ou para o mal, com seus resultados de longo alcance, tudo é cronicado pelo anjo registrador.

"A lei de Deus é o padrão pelo qual os caracteres e as vidas dos homens serão testados no julgamento. Diz o sábio: 'Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; pois este é o dever de todo homem. Pois Deus trará todo ato a julgamento.' Eclesiastes 12:13, 14. O apóstolo Tiago admoesta seus irmãos: 'Assim falai e assim procedei, como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade.' Tiago 2:12.

"Aqueles que no julgamento forem 'considerados dignos' terão parte na ressurreição dos justos...

"À medida que os livros de registro são abertos no julgamento, as vidas de todos que creram em Jesus passam em revista perante Deus. Começando com aqueles que primeiro viveram sobre a terra, nosso Advogado apresenta os casos de cada geração sucessiva e fecha com os vivos. Cada nome é mencionado, cada caso minuciosamente investigado. Nomes são aceitos, nomes rejeitados. Quando alguém tem pecados restantes nos livros de registro, não arrependidos e não perdoados, seus nomes serão apagados do livro da vida, e o registro de suas boas obras será apagado do livro da lembrança de Deus...

"Todos que verdadeiramente se arrependeram do pecado e pela fé reivindicaram o sangue de Cristo como seu sacrifício expiatório tiveram o perdão inscrito contra seus nomes nos livros do céu; à medida que se tornam participantes da justiça de Cristo e seus caracteres são encontrados em harmonia com a lei de Deus, seus pecados serão apagados e eles mesmos serão considerados dignos da vida eterna. O Senhor declara pelo profeta Isaías: 'Eu, eu mesmo, sou aquele que apaga as tuas transgressões por amor de mim mesmo e não me lembrarei dos teus pecados.' Isaías 43:25.

Disse Jesus: 'Aquele que vencer, será assim vestido de vestes brancas; e de modo algum apagarei o seu nome do livro da vida, mas confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.' 'Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai que está nos céus. Mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus.' Apocalipse 3:5; Mateus 10:32, 33." (Ellen G. White, O Grande Conflito [1911], 482, 483).