A Aurora da Eternidade

VERSO PARA MEMORIZAR:


Leituras da semana:
Apocalipse 20:22.
Apartir do Título, e do estudo da semana, anote suas impressões sobre o que se trata a lição:

Pesquise: em comentários bíblicos, livros denominacionais e de Ellen G. White sobre temas neste texto: Apocalipse 20:22.

* Estude a lição desta semana para se preparar para o Sábado, 29 de Junho.

Refúgio para Falante Russo

Por Andrew Mcchesney

O pastor ucraniano Vadym Krynychnny enfrentou um grande desafio para encontrar um edifício para uma igreja de língua russa na cidade espanhola de Valência. Mas, com oração, ele conseguiu alugar um salão com capacidade para 100 pessoas no centro da cidade por um valor simbólico de 500 euros (US$550) por mês.

"Vale muito mais", disse Vadym.

O salão era grande para o grupo inicial de 26 fiéis, mas Vadym começou a trabalhar em programas de divulgação. A igreja começou a organizar encontros com refeições aos domingos. Crianças falantes de russo foram convidadas para atividades especiais. Programas adicionais foram organizados em torno de feriados como Ano Novo e Páscoa. Concertos se mostraram especialmente populares, enchendo a igreja até a capacidade máxima e, às vezes, exigindo o aluguel de um salão maior.

A igreja estabeleceu fortes laços com a comunidade local de falantes de russo e se tornou um centro para os falantes do idioma. Cerca de 80% dos estimados 400.000 falantes de russo na Espanha vivem em Valência e ao longo da costa mediterrânea próxima. Dessas 400.000 pessoas, pelo menos 500 são Adventistas.

Mas a primeira pessoa batizada na nova igreja não era da Rússia ou de outra ex-república soviética. A mulher nasceu no Irã e foi criada em uma religião mundial não cristã. Ela falava russo fluentemente após estudar por 12 anos na ex-república soviética da Bielorrússia e veio à igreja depois de ser convidada na rua.

Após 25 batismos e várias famílias Adventistas anteriores recomprometerem seus corações a Jesus, a frequência semanal à igreja era de 65 adultos e 40 crianças quando o conflito irrompeu na Ucrânia em 2022.

Vadym percebeu, com espanto, que a igreja estava bem posicionada para ajudar as pessoas que fugiam do conflito. A igreja rapidamente usou suas conexões locais para estabelecer um centro de refugiados. Nos primeiros dois meses do conflito, 200 pessoas visitaram o centro, recebendo hospedagem e comida. Cerca da metade delas eram Adventistas. Desde então, muitas mais pessoas receberam assistência.

"Muitos vieram até nós, não conhecendo ninguém na Espanha", disse Vadym. "Mas eles vêm até nós porque falamos russo, e eles buscam algo familiar."

Ele creditou a Deus por posicionar a igreja para ajudar os refugiados mesmo antes de o conflito começar. Ele disse que ansiava por compartilhar a esperança da breve vinda de Jesus com eles e todos os falantes de russo na Espanha. "Estamos concentrando todos os nossos esforços para atender às necessidades dessas pessoas", disse ele.

Fornecido pelo Escritório da Conferência Geral da Missão Adventista, que usa as ofertas missionárias da Escola Sabatina para espalhar o evangelho em todo o mundo. Leia novas histórias diariamente em www.escolaSABATINA.net/historias.

Acreditamos que Deus aumentou o conhecimento de nosso mundo moderno e que Ele deseja que o usemos para Sua glória e proclamar Seu breve retorno! Precisamos da sua ajuda para continuar a disponibilizar a Lição da Escola Sabatina neste aplicativo. Temos os seguintes custos Firebase, hospedagem e outras despesas. Faça uma doação no nosso site www.EscolaSabatina.net

EIS O NOSSO DEUS!

A profecia nos lembra que estamos na beira da eternidade. Em pouco tempo, finalmente iremos para casa. Poucas coisas são tão esperançosas e emocionantes quanto pensar no momento eletrizante em que Jesus retornará à Terra. Uma alegria inimaginável invadirá os corações dos redimidos quando o céu finalmente se abrir e Cristo aparecer na glória de Seu Pai, acompanhado por milhões de anjos.

Ao verem o brilho do trono de Deus rasgar as nuvens escuras, os filhos de Deus gritarão: "Eis o nosso Deus; esperamos por Ele e Ele nos salvará" (Isaías 25:9). Sua poderosa voz, dando vida, trovejará pelo planeta; os túmulos se abrirão e libertarão os redimidos para a vida eterna.

Aqueles que estiverem vivos serão transformados e glorificados num instante, e os ímpios perecerão à luz da presença de Cristo. Então, o momento pelo qual todos os crentes esperaram finalmente chegará: a gravidade nos soltará e seremos amorosamente levantados deste planeta escuro e quebrado. Nos moveremos pelo ar em direção ao nosso amado Salvador e seremos recebidos pelos anjos na nuvem com Cristo Jesus. Gritos de alegria se transformarão em canções de louvor, unindo-se ao coro extático de anjos.

Cheios de alegria perfeita, amor, paz e gratidão, saberemos que estamos seguros para sempre, pois “assim estaremos sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4:17). A eternidade com Cristo nos espera. Que alegria indescritível esse dia trará! Nenhuma palavra pode capturá-la; nenhuma arte pode retratá-la adequadamente.

Enquanto a Segunda Vinda marca a separação física dos redimidos dos ímpios, ainda não é bem o fim da grande controvérsia. Esta semana, focaremos na destruição final dos ímpios e no amanhecer de uma eternidade sem pecado.

A GRANDE CONTROVÉRSIA ACABOU

O brilho da segunda vinda de Jesus destruirá os ímpios (2 Tessalonicenses 2:8) e deixará Satanás e seus demônios presos em um planeta desolado e quebrado (Apocalipse 20:3). Os redimidos serão levados ao céu, onde como “sacerdotes de Deus”, “reinarão com Ele mil anos” (v. 6). É durante esse tempo que o julgamento milenar ocorre (veja a Lição 11). Podemos apenas imaginar quais experiências e insights os redimidos ganharão durante esse tempo à medida que crescem em seu conhecimento e apreciação de Deus e de Seus julgamentos.

Após o milênio no céu, os redimidos se juntarão a Deus na Nova Jerusalém e retornarão à Terra para executar o julgamento sobre Satanás e os perdidos, pondo fim de vez à grande controvérsia. Após a descida da cidade, os ímpios serão ressuscitados e Satanás “sairá para enganar as nações” (Apocalipse 20:8) mais uma vez. Ele conduzirá os perdidos a confiar em seus números massivos e atacar a cidade de Deus numa tentativa de matar Jesus e Seu povo, mas, em vez disso, encontrarão seu julgamento final. Com suas vidas de maldade não arrependida expostas, serão sentenciados à segunda morte final.

Nesta segunda morte, os ímpios terão que suportar sua culpa na presença visível e penetrante de nosso Deus santo e Sua lei santa. Eles estarão plenamente conscientes de todos os pecados que cometeram e terão que se manter sem um intercessor, pois terão rejeitado repetidamente as ofertas de misericórdia, graça, restauração e amor de Deus.

Naquele momento, ao verem os redimidos aperfeiçoados na cidade, perceberão exatamente o que perderam. Sofrerão arrependimentos horríveis pelos anos na Terra que desperdiçaram apegando-se ao pecado e todas as vezes que trocaram a vida eterna por momentos fugazes de prazer vazio. Mesmo assim, não experimentarão um desejo repentino de serem justos. Naquele momento, o fogo divino “de Deus, do céu” (Apocalipse 20:9) os devorará, purificando todo o planeta.

A angústia, a dor emocional e a consciência de seu pecado, culpa e vergonha, combinadas com a desesperança de saber que não há volta, provavelmente superarão a tortura física das chamas. Os ímpios até podem acolher as chamas consumidoras, pois sua existência miserável finalmente chegará ao fim. Satanás e suas legiões de anjos caídos, que por milhares de anos aterrorizaram e enganaram a humanidade, finalmente receberão sua punição.

TUDO NOVO

Apocalipse 21 e 22 descrevem como Deus criou o novo lar da humanidade após a Terra ser destruída pelo fogo. Mal podemos imaginar como será ver que o fogo da justiça de Deus apagou cada traço de pecado e Ele terminou Sua "obra estranha" (Isaías 28:21). A Terra uma vez mais estará sem forma e vazia. Mas então a poderosa voz de Deus clamará: “Eis que faço novas todas as coisas” (Apocalipse 21:5). Pela primeira vez na história, os humanos testemunharão Deus tornando o mundo um paraíso. Sendo o designer supremo e o mestre artista, Deus criará uma nova Terra belíssima para Seus amados filhos. Que visão ver; que momento vivenciar! Tudo novo!

Criar um mundo perfeito e extremamente belo para nós é apenas o começo de uma nova história, conforme indicado em Apocalipse 21:3: “Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, e Ele habitará com eles, e eles serão Seu povo, e o próprio Deus estará com eles, sendo o seu Deus. ” O planeta outrora rebelde se tornará a sede do universo e a Nova Jerusalém será sua gloriosa capital. A partir de então, Deus habitará ali. O céu literalmente virá à Terra: “A cidade não precisa nem do sol nem da lua para brilharem nela, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada” (Apocalipse 21:23).

Os redimidos passarão o milênio entendendo, processando e lamentando o destino dos familiares e amigos não salvos, mas a destruição final dos ímpios, embora justa, trará uma nova dor ao coração. Após mil anos de santidade, paz e ausência de pecado, seus corações purificados terão que testemunhar milhares de anos de pecado, juntamente com sua destruição.

Compreensivelmente, haverá lágrimas e dor para enfrentar, mesmo na Nova Jerusalém. No entanto, "E Deus limpará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas" (Apocalipse 21:4). Deus se preocupa em curar nossos corações. Para fazer todas as coisas novas, tudo o que é antigo deve ser curado.

Deus criará para nós um mundo novo e perfeito. Ele garantirá que cada última dor e trauma sejam reconhecidos, abordados e curados. Ele mesmo enxugará nossas lágrimas e fornecerá a árvore da vida, cujas "folhas... eram para a cura das nações" (Apocalipse 22:2). Todas as feridas e dores serão eliminadas para sempre.

Momento de Reflexão

O que te excita quando você pensa sobre a eternidade com Deus?

► Por que é significativo que Deus é amor e como isso deve impactar nossas atividades espirituais e alcance?

► Como você pode compartilhar nossa esperança com pessoas que você conhece que estão perdidas?

► Por que é essencial que os ímpios não sejam apenas destruídos, mas também julgados?

► O que você aprendeu sobre confiar em Deus nas últimas treze lições?

► O que seu estudo da grande controvérsia ensinou sobre o amor de Deus?

DEUS É AMOR

Deus é todo sobre relacionamentos. O Deus triúno - Pai, Filho e Espírito Santo - é uma perfeita unidade de três Pessoas iguais. Deus não apenas mostra e dá amor, Ele é amor. Tudo o que Deus pensa, diz, faz e cria provém do amor. Ele define amor por Sua existência eterna. Jesus renunciou a tudo para mostrar ao mundo o que é amor, quem é Deus: altruísta, benevolente, centrado no outro.

Ao longo das Escrituras, Deus nos chama de Seus filhos. De Eden à Nova Jerusalém, todas as Suas interações com a humanidade refletem Seu desejo de companheirismo conosco. A Moisés Ele disse: "Façam-me um santuário, para que Eu possa habitar entre eles" (Êxodo 25:8). Ele disse a (Isaías 7:14) que quando Seu Filho viesse à Terra, Seu nome seria "'Emanuel', que significa 'Deus conosco'" (Mateus 1:23). Falando do momento em que Sua cidade santa desce à Terra, Ele disse: "Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, e Ele habitará com eles, e eles serão Seu povo, e o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus" (Apocalipse 21:3). O amor de Deus é o fio que mantém Seu universo unido. É a melodia da sinfonia da vida, a frequência da felicidade, a harmonia da alegria e a força que faz a vida prosperar e a eternidade valer a pena.

A Bíblia nos promete um futuro esperançoso no qual o Amor reina supremo novamente após a interrupção causada pela grande controvérsia. A paz total novamente enchera o universo. Cada potencial e talento serão explorados, cultivados e liberados para a glória de Deus. Todas as criaturas crescerão infinitamente em seu conhecimento de Deus e em seu amor por Ele, bem como uns pelos outros. Será uma eternidade harmoniosa de apreciação sempre crescente por nosso Criador, explorando Suas maravilhas poderosas e obras e construindo amizades cada vez mais profundas. Nada na Terra poderia se comparar! A grande rede de amor unirá todas as espécies criadas de todas as galáxias.

Infelizmente, a grande controvérsia ainda não acabou, mas sabendo o que você sabe agora, após explorar suas dinâmicas nas últimas treze semanas, você tem uma escolha a fazer: De que lado você estará neste conflito cósmico? Você pegará a mão de Jesus e caminhará das sombras do pecado para a luz do Seu amor?

Nossos corações são o campo de batalha desta guerra. Apenas nos rendendo a Jesus obteremos a vitória. “Aquele que vencer herdará todas as coisas; e Eu serei seu Deus, e ele será Meu filho” (Apocalipse 21:7). Deus te ama. Ele deseja desesperadamente que você seja Seu filho e viva com Ele para sempre.

E então, o que você diz?

UM PULSO DE HARMONIA

"Estaremos em Sua presença e contemplaremos a glória de Seu rosto.

Lá, os redimidos conhecerão como também são conhecidos. Os amores e simpatias que o próprio Deus plantou na alma encontrarão ali o exercício mais verdadeiro e doce. A comunhão pura com seres santos, a vida social harmoniosa com os anjos abençoados e com os fiéis de todas as eras que lavaram suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro, os laços sagrados que unem 'toda a família no céu e na terra' (Efésios 3:15) - esses ajudam a constituir a felicidade dos redimidos.

Lá, mentes imortais contemplarão com deleite nunca falhando as maravilhas do poder criativo, os mistérios do amor redentor. Não haverá inimigo cruel e enganador para tentar ao esquecimento de Deus. Cada faculdade será desenvolvida, cada capacidade aumentada. A aquisição de conhecimento não cansará a mente ou esgotará as energias. Lá, os mais grandiosos empreendimentos podem ser levados adiante, as aspirações mais altas alcançadas, as ambições mais elevadas realizadas; e ainda assim surgirão novas alturas para escalar, novas maravilhas para admirar, novas verdades para compreender, novos objetos para chamar a força de mente e alma e corpo.

Todos os tesouros do universo estarão abertos ao estudo dos redimidos de Deus. Livres da mortalidade, eles voam em seu voo incansável para mundos distantes - mundos que vibraram de tristeza com o espetáculo da desgraça humana e entoaram canções de alegria com as notícias de uma alma resgatada. Com deleite inexprimível, os filhos da terra entram na alegria e na sabedoria de seres não caídos. Eles compartilham os tesouros de conhecimento e compreensão ganhos através de eras e eras na contemplação das obras de Deus. Com visão não ofuscada, eles olham para a glória da criação - sóis e estrelas e sistemas, todos em sua ordem nomeada, circulando o trono da Divindade. Em todas as coisas, do menor ao maior, o nome do Criador está escrito e em todas são exibidas as riquezas de Seu poder.

E os anos da eternidade, à medida que rolam, trarão revelações mais ricas e ainda mais gloriosas de Deus e de Cristo. À medida que o conhecimento é progressivo, assim também o amor, a reverência e a felicidade aumentarão. Quanto mais os homens aprenderem sobre Deus, maior será a admiração por Seu caráter. Conforme Jesus revela diante deles as riquezas da redenção e as incríveis conquistas na grande controvérsia com Satanás, os corações dos resgatados vibram com devoção mais fervorosa e com alegria mais extasiada, eles tocam as harpas de ouro; e dez mil vezes dez mil e milhares de milhares de vozes se unem para ampliar o poderoso coro de louvor.