O fim da missão de Deus

VERSO PARA MEMORIZAR:
“Uma vez que tudo será assim desfeito, vocês devem ser pessoas que vivem de maneira santa e piedosa, esperando e apresentando a vinda do Dia de Deus. Por causa desse dia, os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos se derreterão pelo calor” (2Pe 3:11, 12).

Leituras da semana:
AP 1:1-7; 1Pe 2:9; AP 14:6-12; LC 11:23; 1TM 2:4; AP 21:1-4.
O livro de Apocalipse preenche a mente com cenas do fim. O epicentro do livro lida com o conflito cósmico entre

Cristo e Satanás. Satanás perdeu seu domínio legal sobre a Terra, e agora ele persegue aqueles que permanecem leais a Deus.

O livro culmina com o retorno de Jesus para libertar Seus filhos, tanto os justos vivos quanto aqueles fiéis que morreram desde a queda de Adão e Eva. O livro também nos mostra a destruição de Satanás e dos ímpios pelo fogo, e o estabelecimento do reino eterno de Jesus na Terra renovada.

Os estudiosos do Apocalipse exploram entusiasticamente e procuram identificar os sinais e eventos preditos que marcam a história da igreja desde o primeiro século d.C. até os dias atuais, no fim dos tempos. Eles estão certos em fazê-lo também.

No entanto, nesta lição final do trimestre, veremos que o Apocalipse é um livro missionário focado em um Deus missionário que nos chama a ser uma igreja missionária. Nosso chamado para proclamar a "verdade presente" ao mundo continuará até que todos tenham feito a escolha a favor ou contra Deus.

* Estude a lição desta semana para se preparar para o Sábado, 30 de dezembro.

Sonhando Sonhos: Parte 3

Joseph Delamou havia orado a Deus para revelar Sua verdadeira igreja, mas Joseph não sabia onde adorar em Conacri, capital do país francófono da Guiné, na África Ocidental. Depois de estudar a Bíblia com seu professor de inglês, um Adventista do Sétimo Dia chamado Fortunate Kaloubilori, ele jejuou por três dias e implorou a Deus para revelar Sua vontade.

Então Joseph teve um sonho em que estava trancado na prisão. Um guarda da prisão era parente dele, e ele implorou por liberdade. “Eu não posso te libertar, mesmo que sejamos da mesma família”, disse o parente.

Joseph tentou escapar, mas foi pego e repreendido pelo parente. “Não brinque comigo”, disse o parente. “Se você tentar de novo, eu vou te punir de uma forma que você nunca esquecerá. ”

Uma voz ecoou com uma descrição da punição. “Alguém trará palha e a colocará debaixo de você e a incendiará”, disse a voz.

Joseph entendeu que a punição representava o inferno após a vinda de Jesus. Ele orou: “Eu não sou melhor do que os outros. Só não me deixe morrer aqui. Eu quero realizar algo para Você antes de morrer. ”

Depois da oração, ele de alguma forma foi retirado da cela da prisão e apareceu na presença de três soldados. Um soldado disse: “Joseph, você deve pagar o resgate por sua liberdade. ”

“Somente Deus me libertou, não você”, respondeu Joseph. “Jesus pagou o preço na cruz. Eu não te devo nada. ”

Mas o soldado insistiu: “Se você não pagar, nós o levaremos de volta para a prisão.

“Minha liberdade não veio de você, e você não pode ir contra Deus, que me libertou”, disse Joseph. “Minha vida depende de Deus, e se você me prejudicar, você não está me prejudicando, mas a Deus. ”

Os soldados saíram, e Joseph se virou e viu Fortunate. “Sua liberdade é de Deus”, assegurou-lhe Fortunate.

Então Joseph acordou. Eram 3 da manhã, e ele estava suando. O sonho parecia tão real.

Ele orou: “Obrigado, Deus. Toda vez que peço ajuda, Você me responde. Agradeço a Você, não por me responder, mas por me amar. ”

Hoje, Joseph tem 24 anos e é um Adventista fiel. “Quando eu era criança, pedi a Deus para me guiar no caminho certo”, disse ele. “Deus respondeu a essa oração trazendo-me para a Igreja Adventista. Estou pronto para servir a Deus. ”

Apocalipse: a missão de Deus nos últimos dias

As linhas iniciais do Apocalipse indicam ao leitor que esse texto se concentra na missão de Deus.

Leia Apocalipse 1:1-7. Quais são as evidências de que o Apocalipse se concentra na missão de Deus nos últimos dias?

Após revelar nos primeiros versículos que Jesus é a fonte e o foco do Apocalipse, Apocalipse 1:4, 5 alude a todos os Três Membros da Trindade, que estão trabalhando unidos para salvar os seres humanos. O Pai é o eterno, aquele que era, é e há de vir. O Espírito Santo, que está trabalhando poderosamente entre as igrejas do primeiro século, é mencionado. Em seguida, João menciona o status de Jesus Cristo, o "fiel testemunho", "o primogênito dos mortos" (Apocalipse 1:5), que possui a propriedade legal deste planeta. A tentativa de Satanás de usar esta Terra para estabelecer seu reino está arruinada. Além da vitória de Deus sobre Satanás, o sangue derramado de nosso Criador lava nossa culpa e vergonha.

Leia Apocalipse 1:6 e 1Pedro 2:9. O que significam os títulos para os redimidos nesses versos?

O foco da missão de Deus não é simplesmente arrastar pessoas que estão perecendo para a segurança. A salvação de Deus oferece um status novo e honroso, porque a imagem de Deus é restaurada em nós. Os redimidos se tornam realeza (reis) porque somos parentes de sangue do Rei do universo através do sangue derramado de Jesus. Agora, como membros da família real, juntamo-nos à missão da família real na salvação de outros seres humanos. Isso nos faz sacerdotes! Cristo constituiu Sua igreja como um "reino" e seus membros individuais como "sacerdotes". Ser membro do reino é ser sacerdote.

Em Apocalipse 1:7, encontramos a urgência da missão: Jesus está vindo, e as nações vão se lamentar porque estão perdidas. Deus anseia por aqueles que estão afastados Dele.

O livro do Apocalipse começa, então, com a missão de Deus para os seres humanos.

Deus nos criou. Depois, Ele nos redimiu a um custo incrível. Por que essa verdade deve nos dar esperança, independentemente de nossa situação atual?

As mensagens e a missão dos três anjos

O livro do Apocalipse nos apresenta uma representação poderosa e gráfica do tema da grande controvérsia, talvez mais dramaticamente retratado em Apocalipse 12:12: "Portanto, regozijem-se, ó céus, e todos vocês que habitam neles! Mas ai da terra e do mar, porque o Diabo desceu até vocês; ele está cheio de grande ira, pois sabe que lhe resta pouco tempo". É difícil imaginar como alguém pode entender qualquer coisa nas Escrituras sem o tema da grande controvérsia, que culminará nos últimos dias.

Leia Apocalipse 14:6-12. O que é descrito ali e o que esses versos têm a ver com a nossa missão e mensagem?

No centro da missão de Deus, está a mensagem divina: o evangelho. A mensagem, em certo sentido, é a própria missão. O mundo precisa ser alertado sobre o que está por vir, e cada pessoa será forçada a fazer uma escolha, entre a vida e a morte.

" 'Quem não é por Mim é contra Mim; e quem Comigo não ajunta, espalha.'" (Lucas 11:23). O que Jesus disse nesse verso que lida de modo muito direto com a nossa missão?

As mensagens dos três anjos de Apocalipse 14 formam o núcleo, o coração, do que nós, como Adventistas do Sétimo Dia, fomos chamados a proclamar ao mundo. No centro disso, como base, estão dois temas: "o evangelho eterno" (Apocalipse 14:6) e a adoração ao Criador. Esses dois temas aparecem nesta descrição dos santos: "Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus" (Apocalipse 14:12). Não importa o que mais façamos - todas as boas ações que realizamos para ajudar as pessoas - nunca devemos perder de vista nosso chamado e missão especial, que é proclamar ao mundo perdido a esperança encontrada no "evangelho eterno", bem como advertir o mundo sobre o que um dia virá sobre ele.

“Quem não é por Mim é contra mim” (Lc 11:23). O que significam essas palavras de Jesus? Essa declaração deve nos levar a examinar onde nosso coração realmente está?

A crise final

Jesus disse aos Seus discípulos e a nós: "Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar todas as coisas que Eu vos tenho ordenado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém" (Mateus 28:19, 20). Este é o Grande Comissionamento, e de muitas maneiras as mensagens dos três anjos, com um chamado a "toda nação, tribo, língua e povo" (Apocalipse 14:6), é simplesmente a expressão da "verdade presente" (2 Pedro 1:12) do Grande Comissionamento.

Leia 1 João 4:8; 2Pedro 3:9; 1 Timóteo 2:4; Gênesis 12:3. Por que todos os grupos de pessoas importam para Deus?

O amor de Cristo é para toda a humanidade, sem excluir nenhum grupo de pessoas. Contrariamente à teologia que ensina que Cristo morreu apenas por uma elite predestinada, a Bíblia é clara que a morte de Cristo foi por todas as pessoas, independentemente de raça, etnia ou qualquer outro fator. Se você é um ser humano, Cristo morreu por você. Ponto final. A única pergunta que resta para qualquer pessoa é: como você responde à Sua morte?

Quando Jesus retornar, haverá apenas dois grupos evidentes: aqueles que se submeteram à autoridade de Satanás por meio de instituições religiosas e políticas, como mostrado em Apocalipse 13 e 17, e aqueles que se submeteram totalmente a Jesus Cristo, cuja fé se manifesta por guardar "os mandamentos de Deus" (Apocalipse 14:12).

Desde o início, os seres humanos tiveram evidências de quem Deus é e do Seu caminho de justiça e amor (Romanos 1:18-21). Portanto, todos os seres humanos desde os tempos antigos serão julgados com base em como cooperaram com Deus e como viveram, independentemente de quanto entenderam ou não entenderam (Romanos 2:11-16).

Mas neste tempo do fim, há uma crescente polarização, e a liberdade de consciência não será mais respeitada. As pessoas serão pressionadas a se alinharem com o partido de Satanás. É urgente que o evangelho seja proclamado e as notícias sérias sobre as estratégias de Satanás sejam expostas. E é exatamente isso que as mensagens dos três anjos e nossa missão se tratam.

Pense nisto: Cristo morreu por você. Será que algum pecado seu, por mais grave que tenha sido, não poderia ter sido suficientemente pago pela morte de Cristo na cruz?

Êxito na missão

O que é sucesso na missão? Podemos ser tentados a pensar que consiste em muitos batismos, igrejas grandes e taxas de crescimento rápidas. Podemos sentir que o sucesso consiste em alcançar todas as tribos e grupos étnicos da Terra com a verdade e que podemos acelerar esse processo usando rádio, internet e televisão. Embora tudo isso possa ser bom, devemos lembrar do que Paulo escreveu à comunidade de fé em Corinto: "Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento" (1 Coríntios 3:6). Em outras palavras, nosso foco deve estar no processo; o foco de Deus estará no crescimento.

Já vimos que o objetivo da missão de Deus é salvar os perdidos em todos os grupos étnicos da Terra, tornando-os discípulos leais de Jesus envolvidos em Sua missão.

Leia os textos a seguir. O que eles nos dizem sobre o caráter daqueles que se tornam seguidores de Jesus?

2Co 11:2----------------------------------------------------------------------------------

Is 30:21; Jo 10:27; 16:12, 13-----------------------------------------------------------

2Ts 2:9-11; Hb 3:12, 13; 1Jo 1:8------------------------------------------------------

1Jo 1:9; Ap 7:14; 19:8------------------------------------------------------------------

Os discípulos de Jesus são puros, permanecendo leais a Ele como uma noiva pura permaneceria ao seu noivo. Eles seguem Jesus enquanto Ele os guia pela voz suave do Espírito Santo. Isso inclui nos liderar no trabalho missionário para os outros. Não há decepção nesses discípulos.

Eles não são levados pelo caminho da dúvida debilitante, ensinamentos falsos ou imoralidade. E eles não se sentem moralmente superiores aos outros. Eles reconhecem que são imperfeitos, necessitando da graça e misericórdia de Deus para purificação. Compreendendo isso, eles também estão abertos para receber correção e instrução de outros crentes. O sucesso na missão resulta em fazer esse tipo de discípulo.

O que significa ser uma “virgem pura” para Cristo (2Co 11:2)? Como podemos, sendo pecadores, estar nessa condição diante de Deus e conduzir outros para se tornarem “virgens puras” para Cristo?

Missão concluída

Que cena é descrita em Apocalipse 21:1-4 e 21:22-22:5?

Que paraíso será a nova Terra! A morte e o pecado desaparecerão, Satanás e a maldade serão destruídos. Nos encontraremos com nosso amado Salvador e nos reuniremos com entes queridos. E a nova Terra será habitada por representantes de todas as etnias e línguas.

O Conselho de Missão da Conferência Geral aprovou métricas de Missão Global que podem ser usadas para determinar se um grupo étnico é alcançado ou não alcançado. Um "grupo étnico alcançado" é aquele que possui números e recursos adequados para testemunhar eficazmente para o restante do grupo sem necessidade de assistência externa; eles têm serviços de adoração, Bíblias e outros materiais em sua língua materna; e existem líderes de igreja indígenas que podem testemunhar para o restante do grupo étnico sem a necessidade de trabalhar por meio de um tradutor.

Um "grupo étnico não alcançado" é aquele que não possui uma comunidade indígena de Adventistas crentes com números e recursos adequados para testemunhar eficazmente para seu próprio grupo sem assistência de fora de sua cultura.

Cada igreja local e conferência deve determinar os grupos étnicos em sua comunidade que precisam ser alcançados. Agora é a hora de investir na missão de Deus de fazer discípulos em todos os grupos étnicos, acelerando o retorno de nosso Salvador e, no final, vivendo com eles na nova terra e novo céu que nos é prometido aqui.

Desafio: Você está apressando o retorno de Cristo? Tem plantado semestres de esperança em corações que precisam ouvir as boas-novas? Está “regando” os novos crentes, ajudando-os a aprender o que significa ter uma vida de obediência leal a Cristo? Ore por oportunidades de comunicar a promessa da Terra renovada ás pessoas de sua lista de oração diária.

Desafie-se: Alguns de seus “discípulos” podem estar prontos para aceitar a Cristo. Isso inclui unir-se à igreja. Coloque-se no lugar deles e imagine-se frequentando a igreja pela primeira vez. Que tipo de experiência eles teriam? Sua igreja está preparada para acolher e discipular pessoas? Você está aberto a iniciar novos grupos? Crie uma estratégia para abordar pontos fracos. Compartilhe suas ideias com a liderança da igreja e trabalhe com ela para implementar um plano que torne a igreja mais intencional em fazer discípulos.

Estudo Adicional:

"O grande plano de redenção resulta em trazer completamente o mundo de volta ao favor de Deus. Tudo o que foi perdido pelo pecado é restaurado. Não apenas o homem, mas a terra também é redimida, para ser a morada eterna dos obedientes. Por seis mil anos, Satanás lutou para manter a posse da terra. Agora, o propósito original de Deus em sua criação está cumprido. 'Os santos do Altíssimo tomarão o reino e possuirão o reino para sempre, sim, para todo o sempre.'”—Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 342.

"Mas antes que isso possa se tornar uma realidade, é nosso dever colaborar com Deus em Sua missão de alcançar o mundo com a mensagem de advertência para que as pessoas possam aceitar e fazer parte da promessa de recriação de Deus.

“Anseio ver muitos trabalhadores trabalhando para aqueles que não conhecem as evidências de nossa fé. Muitos receberam grande luz ao ouvir as mensagens dos três anjos e agora deveriam proclamar essas mensagens em todas as partes do mundo. Desejo fazer minha parte e abrir o caminho para que outros carreguem a luz da verdade. Que o Senhor nos ajude a vestir a armadura. Os crentes devem se unir na solene obra de dar o último aviso ao mundo. ”—Ellen G. White, Carta 390, 1907 (não publicada).

"Durante todo este trimestre, estudamos diversos aspectos e questões relacionados à missão de Deus. Nesta semana, concluímos nosso estudo explorando as chaves do Apocalipse para entender como se parece um relacionamento restaurado com Deus, e culminou com uma visão da missão cumprida — a recriação e restauração da terra. Embora seja verdade que a destruição do pecado e do sofrimento serão os dias mais aterrorizantes da história da Terra, Deus direciona nossa visão para um tempo além dessa destruição e oferece conforto e encorajamento na promessa da terra restaurada."

Questões para discussão:

 O que é o “evangelho eterno”? Por que ele é fundamental para a nossa missão?

 Por que enfatizamos as três mensagens angélicas? Não devemos nos concentrar em Jesus e evitar algo “negativo” como essas mensagens muitos fortes?

 Como esta lição o ajuda a entender a importância da missão e a maneira pela qual você e sua igreja podem participar mais dela?