As duas testemunhas

VERSO PARA MEMORIZAR:
“A erva seca e as flores caem, mas a palavra do nosso Deus permanece para sempre” (Isaías 40:8).

Leituras da semana:
Apocalipse 11:3-6; Zacarias 4:14; Apocalipse 12:5, 6, 14, 15; Daniel 7:25; Isaías 54:17; Salmos 119:89; Apocalipse 11:15-18
Ao longo dos tempos, a Bíblia foi questionada, duvidada e maltratada. Foi trancada em lugares religiosos, queimada em público e rasgada. Pessoas que acreditavam nela foram zombadas, presas e até mortas por isso. Mas mesmo assim, as palavras de Deus continuaram fortes.

Na Idade Média, muitos que seguiam a Bíblia foram perseguidos. Mas a Bíblia ainda era uma fonte de luz. Quando William Tyndale foi levado ao tribunal por sua fé e por ajudar a espalhar a Bíblia, ele fez algo surpreendente. Quando perguntaram quem o ajudou, ele disse: “o bispo de Durham”.

Tyndale contou que o bispo havia comprado muitas cópias da Bíblia e depois jogou fogo nelas em público. O bispo não sabia que, ao comprar tantas Bíblias, ele na verdade ajudou a que mais Bíblias fossem impressas e distribuídas, pois com o dinheiro das vendas, Tyndale pôde imprimir ainda mais cópias.

Nesta semana, vamos ver como nossa fé cristã e as palavras da Bíblia foram testadas de maneiras muito duras. Durante a Revolução Francesa, por exemplo, as pessoas tentaram se livrar da religião de formas brutais, como na Praça de Paris, onde a guilhotina era usada. Muitos queriam que a religião e Deus fossem esquecidos pelo governo e pelo povo. Mas apesar dessas tentativas, a mensagem de Deus não foi silenciada.

“Esta lição se baseia nos capítulos 12 a 17 do livro O Grande Conflito. ”

Um Anjo, Quatro Encontros

Por Nelson Cinco Reis Chitaonga e Calavete Sabonete Ossifo

Poucas pessoas podem dizer que viram um anjo. Oyele diz que viu um anjo — não apenas uma vez, mas quatro vezes.

Oyele se afastou de sua fé de infância enquanto trabalhava por três anos longe de casa, ajudando a construir uma estrada de 400 quilômetros entre as cidades de Mocuba e Nampula em Moçambique. Era um trabalho duro, e ele buscava alívio de maneiras que sabia que violavam a lei de Deus.

Um dia, vários estranhos se aproximaram de Oyele, que estava bêbado após o trabalho, e perguntaram se ele estava ciente de que a Bíblia ensinava que o Sábado era no Sétimo Dia da semana. Oyele estava convencido de que os estranhos estavam errados.

"Prove-me isso pela Bíblia", ele disse.

Os estranhos, que se apresentaram como Adventistas do Sétimo Dia, abriram a Bíblia no quarto mandamento e leram: "Lembra-te do dia de Sábado, para o santificar" (Êxodo 20:8). Em seguida, viraram para Ezequiel 20:20 e leram: "E santificai os meus sábados, e eles serão um sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus".

Oyele leu e releu os versículos nos dias seguintes. Ele se perguntou se estava lendo a verdade de Deus. Embora frequentasse a igreja desde menino, nunca havia notado esses versículos antes.

Enquanto pensava e orava, um anjo brilhante apareceu à noite sobre a casa onde estava hospedado. "Força!" disse o anjo. "Você está no caminho certo."

Na noite seguinte, ele viu o anjo novamente no mesmo lugar. "Força!" disse o anjo. "Você está no caminho certo." A mesma coisa aconteceu na terceira noite. Oyele foi a uma igreja Adventista no próximo Sábado. Depois disso, ele adorou regularmente com os Adventistas.

Quando seu contrato de três anos terminou, Oyele voltou para casa e ficou surpreso ao descobrir que sua esposa e filhos haviam se juntado à Igreja Adventista. Ele não teve nenhum contato com eles durante sua longa ausência.

"Que coincidência!" disse sua esposa quando soube que Oyele havia ido a uma igreja Adventista. "Isso é por acaso?"

De volta para casa, Oyele ia à igreja Adventista aos sábados e à sua igreja de infância aos domingos. Ele não tinha certeza do que fazer. Então o anjo apareceu pela quarta vez. "O que você está estudando é verdade", disse o anjo.

Oyele decidiu naquele momento tornar-se um Adventista do Sétimo Dia.

Há poucos Adventistas onde Oyele mora, mas Deus tem abençoado seus esforços para compartilhar as boas novas de que Jesus está vindo em breve. Oyele ajudou a iniciar três igrejas domésticas. "Evangelize qualquer um, mesmo que estejam bêbados", ele disse. "Deus é quem converte, e há muitas pessoas que Deus preparou para aceitar o evangelho. Eles só precisam ser tocados por você."

Obrigado por suas ofertas à Escola Sabatina que ajudam a espalhar o evangelho em Moçambique e ao redor do mundo.

Fornecido pelo Escritório da Conferência Geral da Missão Adventista, que usa as ofertas missionárias da Escola Sabatina para espalhar o evangelho em todo o mundo. Leia novas histórias diariamente em www.escolaSABATINA.net/historias.

Acreditamos que Deus aumentou o conhecimento de nosso mundo moderno e que Ele deseja que o usemos para Sua glória e proclamar Seu breve retorno! Precisamos da sua ajuda para continuar a disponibilizar a Lição da Escola Sabatina neste aplicativo. Temos os seguintes custos Firebase, hospedagem e outras despesas. Faça uma doação no nosso site www.EscolaSabatina.net

Duas testemunhas

Quais são as cinco características das duas testemunhas? Apocalipse 11:3-6

No livro de Zacarias 4, o profeta Zacarias viu duas árvores de azeite, uma de cada lado de um candelabro de ouro – a mesma cena que vemos em Apocalipse 11. Foi explicado a Zacarias que essas árvores de azeite simbolizam "os dois escolhidos que servem o Senhor do mundo inteiro" (Zacarias 4:14). Essas árvores entregam óleo ao candelabro para que ele possa brilhar. Como diz um salmo, “Tua palavra é a luz que ilumina o meu caminho” (Salmos 119:105). O óleo é como o Espírito Santo (Zacarias 4:2, 6). No livro de Apocalipse 11, a Palavra de Deus é dita como algo forte e brilhante pelo Espírito Santo.

Essas duas testemunhas têm o poder de falar profecias e de fazer coisas incríveis, como não deixar chover ou mudar água em sangue e mandar pragas, quando Deus quer. Eles são fortes como Elias, que orou e fez chover de novo depois de uma grande seca, e Moisés, que por meio da palavra de Deus enviou doenças sobre os inimigos e separou o mar vermelho para salvar seu povo.

Quem tentar machucar a Palavra de Deus será derrotado, como está escrito que um fogo sai da boca das duas testemunhas para proteger a verdade de Deus (Jeremias 5:14). A Palavra de Deus decide o que vai acontecer com aqueles que não a aceitam.

Jesus, em João 5:39, disse que as Escrituras do Antigo Testamento falam sobre Ele e mostram que Ele veio trazer a verdade. Ele disse isso também em Mateus 24:14. O Antigo e o Novo Testamento juntos formam o testemunho completo. O termo “testemunho” usado aqui tem a mesma origem da palavra “mártires” usada em Apocalipse 11:3.

Então, pensando nessas coisas, podemos entender que as duas testemunhas mencionadas em Apocalipse 11 devem ser as Escrituras do Antigo e do Novo Testamento, que juntas trazem a luz e a verdade de Deus para todos nós.

Alguns minimizam o Antigo Testamento como irrelevante. Qual é o erro dessa atitude?

Períodos de tempo proféticos

Compare Apocalipse 11:3; 12:5, 6, 14, 15 com Daniel 7:25. Que semelhanças há nesses períodos proféticos?

As duas testemunhas vão falar profecias por 1.260 dias, vestidas com roupas simples, como quem está de luto (Apocalipse 11:3). Este mesmo tempo de 1.260 dias também é mencionado como quarenta e dois meses, que é o tempo que inimigos vão atacar a cidade sagrada (Apocalipse 11:2). Os adversários de Deus vão pisar tudo por este tempo, que é simbolizado por 1.260 dias, pois um dia representa um ano nas profecias.

As duas testemunhas vão continuar a falar as verdades de Deus neste tempo. Já em Daniel 7:25, fala-se de um "chifre pequeno" que vai tentar mudar as leis divinas e perseguir os fiéis por um tempo, tempos e a metade de um tempo, que na verdade é o mesmo período de 1.260 dias.

Outra passagem, Apocalipse 12:6, fala de uma mulher que fica no deserto por 1.260 dias, que é protegida por Deus. E Apocalipse 12:14 fala de tempos, tempos e meio tempo, que se iguala aos 1.260 dias. Então, temos esses períodos de tempo que aparecem de formas diferentes, mas todos falam do mesmo intervalo de 1.260 dias.

Quando as pessoas não escutam mais o que a Bíblia diz, às vezes líderes humanos começam a perseguir quem ainda segue a Bíblia. Isso aconteceu muito na história, como quando a igreja no passado teve muito poder e mudou o foco da simplicidade da mensagem da Bíblia. As tradições humanas começaram a ser mais importantes que as regras de Deus, e a igreja começou a dominar sobre a Europa.

Neste tempo de 1.260 anos, as verdades de Deus, como se fossem as duas testemunhas, estavam escondidas, como se estivessem vestidas de luto. Mas ainda assim, havia pessoas que valorizavam a Bíblia e a seguiam, mesmo que fossem poucas. Pessoas como Martinho Lutero, Ulrico Zuínglio, João Calvino, João Huss, Jerônimo, e muitos outros mantiveram-se firmes com a palavra de Deus conforme entendiam.

Que ensinos defendidos pelos cristãos são baseados na tradição e não na Bíblia?

As duas testemunhas são mortas

As duas testemunhas são mortas

O que aconteceria com as duas testemunhas (Antigo Testamento e Novo Testamento)? Apocalipse 11:7-9

No ano 538 depois de Cristo, Roma estava bem agitada. O governante Justiniano deu todo o poder civil, político e religioso ao Papa Vigílio. Isso começou um período na igreja medieval que foi até 1798 depois de Cristo. Naquele ano, o líder francês Berthier invadiu Roma em fevereiro e fez o Papa Pio VI prisioneiro, levando-o para a França, o que significou um golpe duro na autoridade papal.

Daniel, mais de 500 anos antes de Cristo, já tinha falado sobre eventos que aconteceriam muito depois, mais de 2.300 anos depois, e a gente pode acreditar nessas previsões da Bíblia.

A verdade da Bíblia se manteve viva por meio das pessoas que a seguiram, mas foram tempos muito difíceis. A besta que subiu do poço sem fundo (Satanás) começou uma guerra contra a Bíblia, atacando sua autoridade durante a Revolução Francesa no ano de 1789, que queria acabar com a religião.

O governo francês declarou oficialmente uma religião que não acreditava em Deus, chamada de religião ateísta, e tentou substituir o cristianismo por ela. Em novembro de 1793, eles até fizeram uma festa para isso e transformaram as igrejas em lugares para adorar a razão humana, colocando uma mulher para representar isso. Bíblias foram queimadas e Deus foi dito como algo que não existe, e que morrer é apenas dormir para sempre. Satanás usou esse tempo para tentar calar a Bíblia e aqueles que seguiam Deus.

Os restos das pessoas fiéis à Bíblia foram desrespeitados na grande cidade que, de forma simbólica, é chamada de Sodoma e Egito, onde também Jesus foi crucificado (Apocalipse 11:8).

Naquela época, muitas pessoas não queriam mais seguir Deus de verdade (Êxodos 5:2). Durante a Revolução Francesa, as duas testemunhas de Deus, que são as verdades da Bíblia, pareciam mortas porque as pessoas não acreditavam mais nelas. Isso foi porque havia muita maldade e menos regras durante a revolução.

As duas testemunhas não receberam um enterro digno durante três anos e meio, que é um tempo literal. Isso foi quando o ateísmo estava forte na Revolução Francesa. Esses três anos e meio terminaram em junho de 1793, quando um decreto em Paris acabou com a religião, até junho de 1797, quando o governo francês mudou de ideia e não impediu mais as pessoas de seguirem suas crenças.

As duas testemunhas ressuscitam

Leia Apocalipse 11:11. Que previsão foi feita sobre a Palavra de Deus?

Depois do final da Revolução Francesa, a Palavra de Deus, como se estivesse acordando de novo, começou a se espalhar mais e mais. Um grande respeito surgiu em volta dela, e as pessoas começaram a ver a Bíblia com outros olhos, dando mais valor a ela.

No fim do século 18, Deus fez surgir homens e mulheres determinados a levar o evangelho para todos os lugares do mundo. A mensagem da Bíblia se espalhou rápido, com gente como William Carey, que foi para a Índia e traduziu a Bíblia em muitos idiomas locais. Inspirados pelo impacto da Bíblia, missionários foram para todos os cantos do mundo.

Esses esforços para levar a Bíblia pelo mundo não aconteceram por acaso, logo depois da Revolução Francesa. A Palavra de Deus é viva, e mesmo que parecesse esquecida, sempre continuou ativa no coração das pessoas que acreditam nela. Voltaire, um cara que não acreditava em Deus, uma vez falou algo bem arrogante: “Estou cansado de ouvir dizer que 12 homens estabeleceram a religião cristã.

Eu provarei que basta um homem para destruí-la. ” Mas ele estava errado, e desde que ele morreu, a Bíblia só se tornou mais popular. Milhões de pessoas lutaram por ela, e agora a Bíblia está mais espalhada do que nunca. Ellen G. White (O Grande Conflito CPB, 2021, p 243) escreveu que “A Bíblia é uma bigorna que tem gasto muitos martelos. ”

O que o salmista disse sobre a Bíblia? Salmos 119:89; 111:7, 8.

A Bíblia já foi muito atacada e muitos tentaram acabar com ela. Alguns até tentaram mudar sua importância, mas a Palavra de Deus é mais forte do que isso. Como diz o salmista, a verdade da Bíblia vai durar para sempre, porque é perfeita e justa.

A Bíblia continua forte e viva, mesmo depois de muitos tentarem silenciá-la. Ela ainda é a fonte de esperança e orientação para todos que querem ouvir e seguir seus ensinamentos.

Que profecia falam a você, pessoalmente, e por quê?

Verdade triunfante

Mesmo com todos os problemas, o trabalho de Deus no mundo vai ter um final incrível. A mensagem de Deus será contada para todas as nações, tribos e línguas (Apocalipse 14:6). A grande luta entre Cristo e Satanás vai terminar com Cristo ganhando e acabando com o poder do mal. O mal será tirado do Universo para sempre. Apocalipse 11 começa com Satanás tentando acabar com a crença em Deus durante a Revolução Francesa, mas termina com Deus vencendo e mostrando Seu poder.

Leia Apocalipse 11:15-18. Que eventos ocorrem no final dos tempos, ao soar a sétima trombeta?

Os governos do mundo se tornarão parte do reino de Jesus, que ganhou. O mal é vencido. Deus ganha, e a justiça vence. Temos que prestar atenção no que isso significa: "Tudo que é construído sobre as regras de Deus vai durar, mas o que é feito só pelas ideias dos homens vai acabar. A Palavra de Deus vai durar para sempre" (Ellen G. White, O Grande Conflito [CPB, 2021], p. 243).

O que João viu aberto no Céu? O que mais ele viu nesse espaço celestial? Apocalipse 11:19

João viu no Céu que o lugar mais sagrado estava aberto. Dentro do espaço mais santo do AT, que era uma imagem do Céu, tinha a arca da aliança de Deus. Dentro dela estava a lei de Deus. Ainda que a gente seja salvo pela fé e graça, obedecer a lei de Deus é um reflexo da nossa fé verdadeira e do padrão de Deus para julgar. Isso é muito importante para os tempos finais (Apocalipse 12:17; 14:12).

Como a dificuldade vivida durante a Revolução Francesa compara-se com o final glorioso mostrado em Apocalipse 11 para nós hoje?

Estudo Adicional:

Quando a Bíblia foi banida pelas autoridades religiosas e do governo, a verdade dela foi muito atacada. Homens maus e até forças do mal tentaram desviar as pessoas do caminho de Deus. Aqueles que queriam compartilhar a verdade da Bíblia sofreram muito – foram perseguidos, machucados, presos em lugares horríveis, tratados muito mal por acreditarem na fé ou até tiveram que fugir para lugares isolados como montanhas ou cavernas.

Mesmo assim, eles não desistiram e continuaram a falar sobre Deus e a Bíblia, principalmente durante os 1.260 anos difíceis. Mesmo nos tempos mais escuros, havia pessoas que amavam a Bíblia e lutavam por ela (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 227, 228).

Quando a França virou as costas para Deus e começou a seguir outras ideias, a situação piorou. As pessoas que antes ajudavam a controlar o mal agora ajudavam na maldade. Mas Deus permitiu que isso acontecesse para que aqueles que só queriam ver o sofrimento humano fizessem o que quisessem (O Grande Conflito, p. 241).

A igreja deve estar sempre aberta a novas verdades e seguir a luz de Deus. Se a igreja se fecha e só faz as coisas por costume, sem o verdadeiro sentido, ela perde a sua conexão verdadeira com Deus (O Grande Conflito, p. 269).

Questões para discussão:

 Como os princípios do grande conflito são revelados na Revolução Francesa?

 Ao defender o ateísmo, alguém escreveu: “Somos livres para estabelecer nossos objetivos e nos aventurar em qualquer fronteira intelectual sem nos preocupar com placas de ‘entrada proibida’.” Essas ideias explicam o que ocorreu na Revolução Francesa?

 O que há de significativo na visão do santuário em relação aos eventos finais?